Uma colisão rodoviária entre um veículo de mercadorias e um motociclo provocou, ao início da tarde de hoje, um ferido em Amoreira, no concelho de Óbidos, disse ao NOTÍCIAS EM DIRETO fonte da Proteção Civil.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o motociclista apresentou ferimentos considerados leves.
As operações de socorro envolveram 9 elementos dos Bombeiros Voluntários de Óbidos e da GNR, apoiados por 3 viaturas, apontou a este jornal.
Esta sexta-feira, 16 de dezembro, tiveram início as diversas sessões do programa dos Encontros PNAID 2022, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.
A sessão de abertura dos Encontros PNAID 2022 contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, do Presidente Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Anabela Freitas, da Presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, em representação do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.
Na sessão de boas-vindas, o Presidente da Câmara saudou todos os presentes e endereçou-lhes as boas-vindas ao Concelho de Ourém e à cidade de Fátima.
A Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e o Ministro da Economia e Mar, António Costa Silva, foram os oradores da sessão “Estratégias de política da economia e agricultura no quadro 2023”.
A tarde de trabalhos nos Encontros PNAID iniciou com intervenções do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, do Secretário de Estado da Justiça, Pedro Tavares, e do Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos.
Luís Miguel Albuquerque marcou presença na sessão “Geminação e cooperação”, e a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Isabel Costa, foi oradora de honra da sessão Concurso de Ideias “O digital ao serviço da ecologia e inclusão dos jovens”.
Ainda durante o dia realizaram-se várias sessões temáticas em paralelo, nomeadamente, “Agricultura e agroalimentar”, “Indústria 4.0 e produção avançada”, “Mar e Economia azul”, “Turismo e sustentabilidade”, “Ciência e Tecnologia”, “Talento Português”, “Ecossistema empreendedor”, “Importação e Exportação”, “Investidores da diáspora: Ideias e negócios”, e “Territórios.PT”.
Os alunos da Escola de Hotelaria de Fátima (EHF) tiveram a oportunidade de colaborar com a organização dos Encontros PNAID, numa oportunidade de excelência para conhecer e experimentar os bastidores de evento desta dimensão.
O segundo dia do evento findou com um jantar de gala, traduzindo-se numa noite de convívio, que contou com uma atuação musical, na Quinta do Dom Nuno, em Fátima.
O Presidente da Câmara, Luís Miguel Albuquerque, o Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Isabel Costa, e o Vereador Humberto Antunes, estiveram presentes nesta gala.
Os Encontros PNAID decorrem em Fátima até este sábado, 17 de dezembro, e são coorganizados pela Câmara Municipal de Ourém e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
O Município de Alenquer, no distrito de Lisboa, promoveu recentemente a cerimónia “Idade Maior”, primeira do género, que teve como objetivo homenagear os trabalhadores municipais que se aposentaram no ano transato.
Nos Paços do Concelho, a sala encheu-se para prestar homenagem, na presença do executivo municipal, bem como de familiares, antigos colegas e atuais trabalhadores.
O presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, usou da palavra para agradecer o contributo de todos, estendendo o louvor a todos aqueles que anteriormente não puderam usufruir desta homenagem.
“Cerimónias deste género são muito importantes, porque nós, trabalhadores, passamos grande parte da nossa vida no trabalho. A maior parte das horas é passada com os nossos colegas, muitas das vezes”, manifestou.
O autarca agradeceu a todos os colaboradores a disponibilidade, empenho e todo o trabalho que foi efetuado em prol dos munícipes.
“Este é um ato simbólico, que assinala a aposentação, mas outra coisa diferente é serem esquecidos, e isso nunca o serão. Parabéns e muito obrigado”, sublinhou o edil.
Para Pedro Folgado, começa agora “uma fase mais calma, mais junto da família e dos que mais gostam, mas sempre que nos quiserem visitar, serão bem-vindos”.
“Espero que possam usufruir desta fase em paz, com a melhor qualidade de vida possível”, apelou o presidente da câmara aos presentes
Segundo a autarquia, esta cerimónia voltará a repetir-se em anos vindouros.
Homenageados na cerimónia “Idade Maior”:
Alice Fernanda Correia Branquinho Raimundo Maria Natália Francisco Ferreira Laureano Isabel Maria Santos Guerreiro Almeida Araújo Maria Helena Gomes Pedro de Sousa Maria Inácia Jesus Santos Clemente Carlos Alberto Rosa Ferreira Grilo Maria Virgínia Silva Pimentel Fernandes Maria Manuela Pereira Valente Ramalho Póvoa Maria Elisa Conceição Costa Lopes António José Vaz Pereira Faustino Jorge Lopes de Oliveira Carlos Manuel Almeida Candeias
O evento Óbidos Vila Natal vai praticamente a meio e promete ultrapassar todos os recordes. Durante 31 dias de festa, serão 248 horas de muitas iniciativas, proporcionadas por 50 animadores, em mais de 100 espetáculos de circo, magia, marionetas e concertos vários. Vão ser decoradas mais de 75 mil bolachas e, por dia, estão a ser feitos cerca de 1500 presentes reciclados. São números que refletem a magia que o Óbidos Vila Natal tem proporcionado a todos os que visitam o evento.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “mais do que os números que temos tido, estamos mais empenhados em ter os sorrisos de quem nos visita”. O Óbidos Vila Natal “é um evento de referência a nível nacional e internacional e, como tal, temos de manter a qualidade e, acima de tudo, temos de nos reinventar sempre e todos os dias, para que possamos continuar a surpreender quem nos visita”, assegura Filipe Daniel.
Uma ideia partilhada pelo administrador da empresa municipal Óbidos Criativa. Ricardo Duque afirma que “o Óbidos Vila Natal assume uma importância capital para o concelho e para a região e a prova disso é o constante reconhecimento na comunicação social e redes sociais como um evento de referência a não perder”. “Estamos muito entusiasmados para os próximos dias, principalmente porque as férias de Natal se avizinham e, como tal, prometem trazer muitos visitantes a Óbidos”, diz.
Recorde-se que o Óbidos Vila Natal abriu portas no passado dia 30 de Novembro e prolonga as suas atividades até dia 31 de Dezembro. Encerra dia 25 de Dezembro.
A nova unidade de produção industrial da PETAQUA, sustainable energy and feed, empresa 100 por cento portuguesa, foi inaugurada esta sexta-feira, 16 de dezembro, na Zona Industrial de Santarém.
Um investimento de cerca de 4,2 milhões de euros, numa unidade com uma área de 6 mil metros quadrados, que estima produzir 11 mil toneladas anuais e vai empregar 20 pessoas.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado da Internacionalização, João Teixeira Leite, Vice-presidente da CMS, Nuno Russo e Diogo Gomes, Vereadores da CMS, e os representantes dos Grupos Montalva, Valsabor e Maporal, proprietários da PETAQUA, para além de diversos colaboradores e convidados.
Ricardo Gonçalves enalteceu a escolha de Santarém para a instalação da PETQUA, agradecendo o importante investimento feito no Concelho. Uma empresa que pretende “aprofundar a cadeia de valor e a sustentabilidade através da transformação de sub-produtos de origem animal em energia e proteína, fomentando a economia circular”.
Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, o Presidente da CMS lembrou que entre as inúmeras utilizações, da matéria produzida pela PETAQUA, está o biocombustível para os aviões, que espera ver a operarem no futuro Aeroporto de Santarém.
De referi que, os produtos da PETAQUA podem ser utilizados no mercado da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel.
A sessão contou com uma visita às instalações da unidade e com o descerramento de uma placa comemorativa da inauguração da fábrica. No apelo à sustentabilidade.
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, participou esta quinta-feira na cerimónia de inauguração da nova ala de atendimento permanente, Hospital de Dia, Clínica Mulher, sinistralidade e consultas da especialidade do Hospital de S. Francisco.
Na cerimónia, em que participou também a vereadora da saúde, Ana Valentim, Gonçalo Lopes destacou importância do investimento privado no concelho numa área decisiva para a qualidade de vida, representando um aumento de respostas para a população na área da saúde.
O autarca realçou ainda o posicionamento deste grupo na área da responsabilidade social dando como exemplos o apoio prestado no combate à pandemia e no acolhimento aos refugiados ucranianos.
As freguesias de Almoster, União de Freguesias de Achete, Azóia de Baixo e Povoa de Santarém e a União de Freguesias de Azóia de Cima e Tremês, vão receber um apoio financeiro extraordinário, de forma a realizarem obras inadiáveis, anunciou o Município de Santarém.
De acordo com comunicado emitido pela autarquia, a decisão, “aprovada por unanimidade” na reunião do Executivo de dia 12 de dezembro, vai permitir a realização da pavimentação da Rua Cabeço de Almodelim e a realização de trabalhos de pavimentação na Rua D. Dinis, na freguesia de Almoster, “orçadas em 77.771,14 euros e 10.599,43 euros, respetivamente”.
Na União de Freguesias de Achete, Azóia de Baixo e Povoa de Santarém, o apoio permite implementar o projeto de iluminação pública do Largo, na Torre do Bispo, orçado em 861,00 euros.
Para a União de Freguesias de Azóia de Cima e Tremês, o apoio de 4.705,98 euros, tem como objetivo a implementação de um piso de borracha, no Espaço de Jogo e Recreio da EB/JI de Tremês.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém lembrou que “embora as freguesias disponham de atribuições e competências em domínios bastante diversificados na promoção e salvaguarda dos interesses das respetivas populações, para além de terem uma relação de proximidade especial com os cidadãos e, ao mesmo tempo, terem conhecimento das realidades e dinâmicas do seu quotidiano, torna-se imperioso reforçar os apoios, de forma a comparticipar as despesas de outros investimentos, fundamentais para a promoção da qualidade de vida das populações, em particular, as que residem no meio rural do Concelho”.
O Conselho Municipal de Cultura (CMC) reuniu terça-feira, dia 13 de dezembro, no Teatro Miguel Franco, com a presença de representantes de associações culturais e de outras entidades que participam no CMC.
Anabela Graça, que preside ao CMC, apresentou a brochura do Plano Estratégico Municipal de Cultura, criada a partir do volume II do Plano Estratégico Municipal da Cultura para o Concelho de Leiria, com o objetivo de tornar o documento mais legível, e para dar a conhecer os objetivos estratégicos e as respetivas ações a concretizar até 2030.
Nesta sessão, foi dado especial enfoque aos trabalhos que estão a ser desenvolvidos entre os vários parceiros, para dar continuidade ao projeto Rede Cultura 2027, sublinhando-se o trabalho colaborativo realizado nos últimos anos, e o grande impacto que o mesmo teve em cada um dos territórios.
O CMC foi ainda informado sobre o ponto de situação das principais obras nos espaços culturais do concelho, e sobre os principais eventos culturais a realizar em 2023, bem como os espaços com programação, dando especial destaque aos teatros e museus.
Neste âmbito, o diretor artístico e financeiro do Teatro José Lúcio da Silva, José Pires, e o diretor artístico da Leiria Cidade Criativa da Música, Daniel Bernardes, fizeram ainda um balanço sobre o trabalho desenvolvido no ano de 2022.
Uma das maiores novidades apresentada neste Conselho foi a criação e apresentação do Gabinete de Apoio à Cultura, um serviço de atendimento especializado, na área da cultura, que presta apoio gratuito de informação e formação, através do qual ajuda a esclarecer questões específicas relacionadas com as atividades do setor cultural.
Este serviço, instalado na Rua Machado Santos – instalações do Mercado de Sant’Ana, é criado com o objetivo de apoiar as organizações culturais do concelho de Leiria, melhorar a sua articulação com os serviços municipais, e dar a conhecer os instrumentos e procedimentos de apoio financeiro e não financeiro municipais, especificamente, no âmbito do Pro Leiria, e capacitar dirigentes e técnicos das organizações.
Os agentes culturais do concelho poderão ainda recorrer a este gabinete para solicitar apoio à elaboração, acompanhamento e avaliação de candidaturas ao Pro-Leiria, tratar da cedência ou do aluguer de espaços culturais municipais, solicitar apoio logístico do Município e agendar eventos culturais no espaço público.
Para Anabela Graça, o balanço global da atividade desenvolvida em 2022 foi muito positivo. O investimento no setor cultura criou um grande dinamismo nos conservatórios, do associativismo e dos agentes culturais, que contribuiu, decisivamente, para afirmar o estatuto de Leiria como cidade criativa e empreendedora na área da cultura.
O pavilhão do Complexo Escolar do Furadouro, na Amoreira, vai ser palco, no próximo sábado, do I Sarau de Natal da Associação Óbidos Dance.
A iniciativa, integrada no programa Óbidos + Ativo, do Município de Óbidos, inicia às 15h30 com entradas livres.
Em nota de imprensa, a câmara municipal informa que o espetáculo irá proporcionar “momentos de verdadeira magia através da música e da dança”, contando com a participação das “turmas da academia e de vários grupos convidados”.
O Sarau termina com uma “After Party” e animação do Dj Ricardo Santos.
O “Montebelo – Mosteiro de Alcobaça, Historic Hotel” recebeu recentemente uma visita de estudo dos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
A ação mobilizou os alunos das turmas do 1º e 3.º anos do Curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria e da turma de Gestão de Turismo, na companhia do Chefe Tiago Costa e da Prof.ª Maria de Lurdes Eloi.
Numa nota divulgada nas redes sociais, a instituição com polos nas Caldas da Rainha e em Óbidos, explica que esta visita teve como propósito “sensibilizar os alunos para a transformação dos monumentos de forma sustentável para o setor do Turismo”.
“Foi assim possível aos alunos conhecer esta unidade única, pela sua especificidade, e enquanto centro de referência para o turismo da região e nacional”, sublinha o documento.
A visita de estudo dos alunos da EHTO ao “Montebelo – Mosteiro de Alcobaça, Historic Hotel” foi orientada pelo Diretor de Operações, Rafael Furão.