16.1 C
Caldas da Rainha
Sexta-feira, Junho 14, 2024

PETAQUA investe 4,2 milhões de euros em unidade de produção sustentável na Zona Industrial de Santarém

A nova unidade de produção industrial da PETAQUA, sustainable energy and feed, empresa 100 por cento portuguesa, foi inaugurada esta sexta-feira, 16 de dezembro, na Zona Industrial de Santarém.

Um investimento de cerca de 4,2 milhões de euros, numa unidade com uma área de 6 mil metros quadrados, que estima produzir 11 mil toneladas anuais e vai empregar 20 pessoas.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado da Internacionalização, João Teixeira Leite, Vice-presidente da CMS, Nuno Russo e Diogo Gomes, Vereadores da CMS, e os representantes dos Grupos Montalva, Valsabor e Maporal, proprietários da PETAQUA, para além de diversos colaboradores e convidados.

Ricardo Gonçalves enalteceu a escolha de Santarém para a instalação da PETQUA, agradecendo o importante investimento feito no Concelho. Uma empresa que pretende “aprofundar a cadeia de valor e a sustentabilidade através da transformação de sub-produtos de origem animal em energia e proteína, fomentando a economia circular”.

Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, o Presidente da CMS lembrou que entre as inúmeras utilizações, da matéria produzida pela PETAQUA, está o biocombustível para os aviões, que espera ver a operarem no futuro Aeroporto de Santarém.

De referi que, os produtos da PETAQUA podem ser utilizados no mercado da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel.

A sessão contou com uma visita às instalações da unidade e com o descerramento de uma placa comemorativa da inauguração da fábrica. No apelo à sustentabilidade.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
31InscritosInscrever

Últimas Notícias