18.4 C
Caldas da Rainha
Sábado, Junho 27, 2026
Início Site Página 943

Juntas de Freguesia do concelho de Santarém passam a ter Balcão SNS24

0

A sessão do Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital dedicada ao tema “Saúde”, decorreu a 13 de dezembro, na Escola Superior de Saúde, em Santarém.

Em nota de imprensa, o Município de Santarém sublinha que este evento deu a conhecer os projetos emblemáticos de âmbito nacional e local com vista à promoção da capacitação digital em Portugal e que contam com o apoio do INCoDe.2030.

“Vivemos num mundo cada vez mais dependente das tecnologias digitais e como tal, as competências digitais são essenciais para o exercício pleno da cidadania, não só como facilitador da empregabilidade, mas também para o desenvolvimento de um pensamento crítico e multifacetado e para promover a inclusão e a autonomia”, lê-se no documento.

Nesta iniciativa, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) começou por dar os parabéns à organização por capacitar em termos digitais a nossa população e referiu que “os países que promovem as capacitações digitais são diferenciadores e é necessário investir para nos tornarmos um País com mais futuro”.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da CMS, foi ao encontro desta ideia, destacando que “existem metas claras, muito bem definidas, para as quais o InCoDe tem desenvolvido um trabalho muito assertivo para que Portugal possa superar outros países da União Europeia. Iniciativas como esta de descentralizar e ao encontro do nosso território, permitem partilhar conhecimentos, experiências e desta forma, estamos a capacitar as empresas e entidades aqui presentes, mas também os jovens que estão aqui”.

Segundo Margarida Tavares, Secretária de Estado da Promoção da Saúde, “o Ministério tem um conjunto de processos através dos quais nós podemos capacitar as pessoas para aumentarem um controlo sobre a sua própria saúde. Hoje em dia é consensual a importância estratégica da literacia em saúde como uma ferramenta central para a promoção e proteção da saúde e prevenção da doença”.

Neste sentido, 14 Juntas de Freguesia do Concelho de Santarém e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde assinaram um protocolo para a abertura de espaços Balcão SNS24, um serviço que permite aceder mais facilmente aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), entre os quais, renovar as receitas de medicação crónica, marcar consultas no SNS, consultar resultados de exames ou fazer uma teleconsulta.

“Um serviço muito importante para todos nós e que vai permitir estar mais próximo das nossas populações”, segundo Ricardo Gonçalves.

O Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital proporcionou ainda dois workshops presenciais: “Desafios & Boas Práticas de Cibersegurança” e “SNS24”.

O primeiro dirigido a empresas, organizações e a todos os profissionais que utilizem a internet, teve como propósito “contribuir para uma maior consciencialização e capacitação para os temas da cibersegurança e o segundo dirigido ao cidadão comum e aos profissionais de saúde”, teve como objetivo “ensinar a usar a App SNS24 e a área pessoal do portal, assim como aceder às principais funcionalidades dos serviços digitais de saúde”, acrescenta a câmara municipal.

Bombarral regista várias ocorrências face às últimas condições meteorológicas adversas

0

O Município do Bombarral, no distrito de Leiria, anunciou ontem várias ocorrências registadas no concelho. Em causa estão as chuvas e o vento que se fizeram sentir nas últimas horas.

Em comunicado, a autarquia refere que os sinistros foram prontamente sinalizados e resolvidos pela proteção civil municipal, Bombeiros, GNR, serviços operacionais do Município e juntas de freguesia.

Apesar de no domingo a chuva não ter ocorrido com intensidade, “contudo prevê-se um novo agravamento das condições meteorológicas” a partir desta segunda-feira, 12 de dezembro, aponta a câmara municipal no documento.

IPMA eleva para 14 os distritos sob aviso laranja devido à chuva forte

0
foto ilustrativa: João Polónia / Notícias Em Direto

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje de nove para 14 os distritos sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada.

Os distritos de Évora, Setúbal e Beja vão estar sob aviso laranja entre as 15:00 de hoje e as 03:00 de terça-feira, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Viseu e Beja até às 12:00 de hoje, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre entre as 00:00 e as 12:00 de terça-feira e Lisboa entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de terça-feira, passando depois a amarelo.

Sob aviso laranja estão também as Regiões montanhosas e a Costa sul da ilha da Madeira devido à previsão de chuva forte, que pode ser acompanhada de trovoada entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira, passando depois a amarelo até às 03:00 de quarta-feira.

Ainda no continente, o IPMA colocou também os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga com aviso amarelo até às 15:00 de hoje e Faro e Beja entre as 12:00 e as 15:00 de terça-feira por causa do vento forte.

Sob aviso amarelo estão ainda os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga até às 00:00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

GNR faz buscas em escola de Águeda

0
© João Polónia/Notícias Em Direto

A GNR está hoje a realizar uma operação policial na escola secundária Adolfo Portela em Águeda, no distrito de Aveiro, tendo em vista a deteção de armas e artigos pirotécnicos na posse dos alunos, informou fonte daquela força de segurança.

Em declarações à Lusa, a mesma fonte referiu que esta operação de fiscalização preventiva tem como objetivo “evitar que os alunos levem armas e artigos pirotécnicos para a escola”.

A operação conta com a participação de dezenas de elementos da Guarda e binómios cinotécnicos da Guarda.

Bombeiros denunciam ambulâncias retidas por falta de macas em Santarém e Caldas da Rainha

0
foto ilustrativa: João Polónia / Notícias Em Direto

Os Bombeiros de Rio Maior denunciaram hoje que várias ambulâncias estão retidas nos hospitais de Santarém e Caldas da Rainha devido à falta de macas nestas unidades, situação que coloca em risco o socorro à população.

“Infelizmente está a acontecer a todos. São situações que dificultam a vida a doentes, profissionais de saúde e a nós também”, adiantou à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, Paulo Cardoso.

O comandante desta corporação do distrito de Santarém respondia à Lusa na sequência da publicação na página na rede social Facebook dos Bombeiros de Rio Maior, onde foi denunciada a falta de ambulâncias de socorro nas suas instalações “em virtude de estarem retidas em unidades de saúde por falta de macas ou por não conseguirem disponibilizar os equipamentos [da corporação]”.

Paulo Cardoso explicou que no hospital de Caldas da Rainha integrado no Centro Hospitalar do Oeste, encontravam-se às 19h30 três ambulâncias desta corporação sem previsão para os equipamentos serem libertados.

“Caldas [da Rainha] nem é o nosso hospital de referência, que é Santarém, mas como Santarém não tinha hoje serviços de ortopedia, todos os doentes com problemas ortopédicos tiveram que ir para Caldas da Rainha, o que nos dificulta mais, porque é outro distrito, embora a proximidade seja a mesma”, explicou.

Já no hospital de Santarém, encontrava-se pelas 19h30 uma ambulância retida, acrescentou.

Esta situação é causada pela “falta de macas para deixar os doentes, que efetivamente depois causa estes transtornos”, frisou.

“Ficamos com os meios parados, retidos quatro, cinco horas nas urgências dos vários hospitais”, lamentou ainda.

Contactado pela Lusa, fonte do Hospital de Santarém referiu, pelas 21h45, que aquela unidade não tinha macas retidas.

O comandante dos Bombeiros de Rio Maior alertou ainda que, com os equipamentos indisponíveis por estarem retidos em unidades hospitalares, outras corporações de bombeiros deslocaram-se a Rio Maior hoje à tarde para situações de “rotina do pré-hospitalar”, mas que, depois, também estas corporações vão ficando com ambulâncias retidas nos hospitais.

“Torna-se uma bola de neve em que o socorro fica completamente sob o risco de falhar”, concluiu.

A Lusa procurou contactar também o hospital de Caldas da Rainha, mas até ao momento não foi possível obter uma reação.

Despiste contra o separador central da A8 causa ferimentos a um homem de 46 anos

0
Foto © João Polónia

O condutor e único ocupante de um veículo ligeiro de passageiros despistou-se, hoje de manhã, quando seguia na Autoestrada do Atlântico A8, em Alfeizerão, no concelho de Alcobaça, revelaram ao NOTÍCIAS EM DIRETO fontes dos Bombeiros e da Proteção Civil.

Apesar do embate da viatura ter derrubado a estrutura da A8, “os ferimentos do homem de 46 anos foram considerados leves”, adiantou o Comandante dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto.

“A vítima foi estabilizada e transportada para o Hospital das Caldas da Rainha”, acrescentou João Bonifácio, em declarações a este jornal.

Segundo apurou o NOTÍCIAS EM DIRETO junto do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o alerta para o despiste foi registado às 10h30, no sentido Norte/Sul, ao KM 92.100 da A8.

As operações de socorro no local envolveram 17 elementos dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto e das Caldas da Rainha, GNR e Concessionária das Autoestradas do Atlântico, apoiados por 6 viaturas, disse o CDOS de Leiria.

A faixa mais à esquerda da A8 esteve cortada ao trânsito naquele troço para facilitar os trabalhos durante o resgate da vítima.

A magia e a alegria do Reino de Natal voltam a Santarém

0

A cidade de Santarém transforma-se no Reino de Natal, de 7 de dezembro a 8 de janeiro, com muita animação e espetáculos para todas as famílias. No centro histórico teremos uma Mini Roda Gigante, Casa do Pai Natal, Pista de Gelo, Carrossel Vintage, Street Food, Túnel Mágico, Mercadinho de Natal e o Comboio Infantil. Serão muitas as experiências natalícias para viver no Jardim da Liberdade.

O maior presépio do Ribatejo estará no centro histórico e o Largo do Seminário receberá o tradicional presépio. Vários espetáculos e animações itinerantes passarão pelas ruas do Centro Histórico, nomeadamente, a parada de Natal.

A magia das luzes de Natal irá estar em todas as freguesias do Concelho.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém, afirma que “o evento Reino de Natal tornou-se numa referência, tendo impacto positivo na economia local”, o vice-presidente reforça o aumento do investimento neste evento com o objetivo de criar novas dinâmicas e “atrair novos públicos ao Centro Histórico de Santarém” refere.

“Óbidos será o local mais mágico do País”

0

“Óbidos será, sem dúvida, o local mais mágico do País.” É desta forma que Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, fala do Óbidos Vila Natal, que decorre de 30 de Novembro a 31 de Dezembro. Este ano o tema do evento “anda à volta do brilho”, revela o autarca, referindo-se “ao brilho das luzes de Natal, mas também ao brilho da chama dos sentimentos e valores que são atribuídos a esta época – como a Esperança, a Paz, o Amor e a Solidariedade – que queremos que se perpetuem durante todo o ano”.

Uma das novidades da edição de 2022 do Óbidos Vila Natal é a disposição dos divertimentos ao longo da vila e na Cerca do Castelo. Quem tiver bilhete para o evento, não terá de pagar à parte qualquer divertimento que esteja na Cerca do Castelo. Carrossel, que estará na Porta da Vila, e Pista de Gelo, que estará na Praça de Santa Maria, funcionarão de forma independente do Óbidos Vila Natal. Ricardo Duque, administrador executivo da empresa municipal Óbidos Criativa, explica ainda que, “com o ingresso, os visitantes, na Cerca do Castelo, poderão usufruir de todos os divertimentos, uma vez que estão incluídos no preço do bilhete, como a rampa de gelo, o comboio de Natal, trampolins, entre muitas outras atividades.”

Em relação à edição de 2022, Ricardo Duque revela que “são várias as atrações para toda a família nesta época festiva”. “Teremos uma programação intensa e diversificada que, aliada à música e iluminação das ruas, procura a valorização do comércio local e a promoção do espaço público como um local de encontro e partilha”.

“Este ano, o Óbidos Vila Natal retoma a alegria de estar plenamente aberto ao público e regressa cheio de atividades e com uma programação que alia as tradições mais portuguesas ao imaginário desta quadra, com Espetáculos de Natal, o Apeadeiro das Guloseimas, oficinas e ateliês, jogos, pinturas faciais, a Quinta Mágica, a Aldeia do Presépio Português, o Chalé do Pai Natal, uma Rampa de Gelo, o Comboio de Natal, trampolins, entre muitas outras diversões e animação, a decorrer na Cerca do Castelo e acessíveis através do bilhete geral”, desvenda o administrador executivo da empresa municipal Óbidos Criativa.

Em relação às luzes de Natal, Óbidos, desde há uns anos que adquiriu a sua própria iluminação, em leds de baixa intensidade, feita de módulos adaptáveis, permitindo diversos desenhos de luz, consoante as necessidades. “Óbidos não se lembrou apenas da sustentabilidade agora”, explica o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, sublinhando que “as soluções de iluminação adquiridas já há alguns anos, com leds de baixa intensidade, assim como a sua aplicação, mostram essa preocupação constante desde sempre”.

O autarca afirma que “este será um Natal em que todos vamos ter de ser mais responsáveis”, garantindo que Óbidos irá “continuar a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, apesar de orientações para cortes vindas do Governo Central, para continuar com os bons momentos que se vivem no Natal”. “Em Óbidos, saberemos conjugar o brilho, a sustentabilidade e os valores desta quadra natalícia”, conclui Filipe Daniel.

Optimized by Optimole