A Liga dos Amigos do Hospital de Santarém (LAHS), apresentou, esta terça-feira, 20 de dezembro, o projeto “Vida Sénior”, no Auditório da Unidade Dr. Albergaria Martins.
A sessão de apresentação contou com a presença, entre outros, de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Diogo Gomes, Vereador da CMS com o pelouro da Saúde, e Carlos Coutinho, Administrador da Viver Santarém EM SA.
Em comunicado, a autarquia explica que esta iniciativa tem como propósito “proporcionar um envelhecimento ativo e saudável à população scalabitana”. Na sua intervenção, Ricardo Gonçalves deu os parabéns à LAHS pela criação do projeto “Vida Sénior”, pela importância da melhoria da qualidade de vida da população com mais de 65 anos, através de hábitos saudáveis de alimentação e da prática desportiva.
O Presidente referiu que os Censos 2021 revelam que Santarém foi um dos concelhos que mais cresceu em termos demográficos, onde se inclui a população sénior, que continua a ser umas das grandes preocupações do Município de Santarém, com um universo de mais de 15 mil pessoas, dos cerca de 59 mil residentes. Ricardo Gonçalves lembrou que relativamente à rede solidária de apoio ao idoso no Município de Santarém, existem 16 instituições particulares de solidariedade social que desenvolvem várias respostas na área da anciania no território do Município.
A apresentação do Projeto contou o testemunho de palestrantes ligados à Saúde e ao Desporto que falaram do “Programa educativo: Bom Prato, Bons Músculos”; das “Atividades para a promoção de uma Vida Plena”; do tema “Mais Prevenção, mais Saúde” e do “Projeto Vida Sénior, para um Envelhecimento Ativo e Saudável”.
Segundo a mesma fonte, o projeto “Vida Sénior” nasceu da vontade de oferecer mais saúde e bem-estar aos seniores scalabitanos, através da prevenção e promoção de hábitos de vida saudáveis. De acordo com a LAHS. é preciso dar aos seniores, “condições para que se possam tornar um grupo da sociedade mais resistente às doenças, mais digno, mais autónomo, mais participativo e sobretudo mais Feliz”.
A iluminação do castelo de Leiria esteve desligada esta quarta-feira, entre as 18:00 e as 20:00, em solidariedade com o povo ucraniano, na sequência da adesão do Município de Leiria à campanha #LightUpUkraine.
“Esta campanha apela ao desligar das luzes, esta quarta-feira, em solidariedade para com a Ucrânia, país duramente atingido por apagões causados por ataques russos contra as suas infraestruturas de energia”, lê-se numa nota de imprensa da câmara municipal.
Catarina Louro, vereadora com o pelouro dos grandes eventos, afirma que este é “um gesto simbólico do Município que desde a primeira hora se associou ao povo ucraniano, que está a ser vítima de uma guerra totalmente injustificada”.
“Decidimos optar por desligar as luzes do Castelo porque este é o principal monumento da nossa cidade, que no início da invasão iluminámos com as cores da Ucrânia, e porque constitui um símbolo da nossa resiliência enquanto comunidade, pelo que este gesto se ajusta na perfeição a esta causa”, sublinha.
foto ilustrativa: João Polónia / Notícias Em Direto
O condutor de um motociclo ficou hoje à tarde ferido, sem gravidade, na sequência de uma colisão com um veículo ligeiro de passageiros no Itinerário Complementar (IP) 6, no concelho de Óbidos, revelaram fontes dos Bombeiros e da Proteção Civil.
O motociclista, “um homem de 50 anos, em estado considerado leve, foi estabilizado e transportado para a unidade das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO)”, afirmou o Comandante do Corpo de Bombeiros de Óbidos, Marco Martins, em declarações ao NOTÍCIAS EM DIRETO.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria confirmou ao mesmo jornal que o alerta para o acidente, que decorreu no IP6, ao KM 11.4, no sentido Este/Oeste – Caldas da Rainha/Peniche, freguesia de Olho Marinho, concelho de Óbidos, foi dado às 16h46.
Para o local foram mobilizados 10 elementos com 4 viaturas, dos Bombeiros de Óbidos, Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e GNR.
Ao NOTÍCIAS EM DIRETO, o CDOS de Leiria acrescentou que a circulação esteve condicionada durante o socorro prestado à vítima, “tendo sido retomada às 17h57”.
foto ilustrativa: João Polónia / Notícias Em Direto
Um jovem sofreu hoje ferimentos na sequência de uma colisão entre um motociclo, em que seguia, e um veículo ligeiro de passageiros, na Estrada Nacional (EN) 8 nas Caldas da Rainha, disseram fontes dos Bombeiros e da Proteção Civil.
A vítima, “um jovem de 22 anos foi transportado para as urgências do Hospital das Caldas da Rainha, em estado considerado leve”, revelou ao Notícias Em Direto o Comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, Nelson Cruz.
Ao mesmo jornal, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria apontou que o alerta para o acidente, no sentido Norte/Sul, chegou às autoridades às 16:48, tendo acorrido ao local 6 operacionais com três viaturas, dos Bombeiros, PSP e Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
A EN8 esteve condicionada à circulação durante as operações de socorro no local.
A Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, concelho de Óbidos, criou a “Rota do Presépio – 2022”, com presépios panorâmicos colocados em A-da-Gorda, no Sobral da Lagoa e no Santo Antão.
Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer um pouco mais da freguesia, valorizando a sua cultura paisagística, aliada, sempre que possível, à prática do exercício físico.
Assim, durante o mês de Dezembro, qualquer pessoa, residente ou não nesta freguesia é convidada a visitar as imagens dos presépios, percorrendo o percurso definido, a pé ou de bicicleta, e tirar uma foto a cada uma delas. Depois devem enviar as fotografias, com indicação de nome e morada, para o email: jsfmaria.pedro.sobral@sapo.pt
Todos os participantes recebem de oferta um saco com produtos da freguesia.
A Câmara Municipal da Marinha Grande atribuiu apoios financeiros às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, que totalizam 330.000,00 euros.
Os protocolos de cooperação relativos ao apoio às duas associações, foram assinados no dia 15 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e os representantes das respetivas direções, tendo estado também presentes o vereador António Fragoso e o técnico do Serviço Municipal de Proteção Civil, Hugo Areal.
Aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande foi concedida uma verba de 237.500,00 euros e a corporação de Vieira de Leiria recebeu o apoio financeiro de 92.500,00 euros, para o período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023.
O apoio financeiro concedido destina-se estritamente às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil do Corpo de Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria.
A colaboração do Município tem em consideração que as missões desenvolvidas pelos corpos de bombeiros das associações humanitárias de bombeiros voluntários se revestem de inequívoco interesse público, sendo essenciais e imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens.
Outra das justificações deve-se ao facto dos corpos de bombeiros serem agentes fundamentais no âmbito da proteção civil e que os objetivos legalmente atribuídos à proteção civil municipal carecem de uma intervenção permanente e ativa dos corpos de bombeiros.
O Município de Rio Maior, a Desmor e o Comité Olímpico de Portugal renovaram, no passado dia 14 de dezembro, o protocolo de cooperação que fomenta e promove a Preparação Olímpica e o Desporto de Alto Rendimento em Rio Maior.
Um protocolo que teve início em 2001, e que foi pioneiro, criando o primeiro Centro de Preparação Olímpica em Portugal, génese da atual rede de Centros de Alto Rendimento.
A continuidade desta parceria tem sido mantida, ao longo destes mais de 20 anos, através renovação periódica deste documento permitindo aos atletas beneficiar do uso diário de instalações e serviços de desporto, de medicina, de fisioterapia, de massagem, de psicologia, alojamento e restauração, entre outros.
Em Rio Maior esta parceria apoia cerca de 46 atletas, sendo muitos deles naturais de Rio Maior, estando também incluídos neste grupo os 17 nadadores residentes no CAR da Natação e que são provenientes de todo o país. Estes atletas, e os seus treinadores, estiveram ontem presentes na cerimónia de assinatura do protocolo, que se realizou no Auditório Albino Maria, no Centro de Estágios.
Também a Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Diana Gomes, esteve presente neste momento de grande importância e significado, no percurso dos atletas que treinam e se preparam para as grandes competições nacionais e internacionais.
O Protocolo foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, pelo Presidente do Conselho de Administração da Desmor, Miguel Pacheco e pelo Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, sendo renovável até aos Jogos Olímpicos Paris 2024.
A Câmara Municipal de Benavente assina hoje um Contrato-programa de Desenvolvimento Desportivo, com a Federação de Ginástica de Portugal e o Clube União Artística Benaventense.
O objetivo é a implantação de um Centro de Ginástica Aeróbica no Município, no Pavilhão Gimnodesportivo da Barrosa, que ficará disponível para os treinos das seleções nacionais e para a realização de algumas provas da modalidade, de nível nacional e internacional.
As condições que a Federação de Ginástica de Portugal irá disponibilizar naquele espaço, em termos de equipamentos, permitirão potenciar o projeto gímnico do CUAB, (Clube União Artístico Benaventense),como acontece no Pavilhão Gimnodesportivo de Santo Estêvão, que é já um centro de treinos nacionais de trampolins e com os resultados que todos conhecemos.
A implantação de um centro de ginástica aeróbica é uma mais-valia para o Município, tendo em conta a ocupação do Pavilhão Gimnodesportivo da Barrosa, como forma de dinamizar o espaço e a própria localidade.
A Junta de Freguesia da Barrosa foi envolvida no processo e manifestou a sua concordância com a celebração deste contrato-programa.
O Município de Leiria promoveu recentemente mais uma edição do Roteiro Leiria Economia.
Nesta ação, as empresas Engrenagens do Centro NFL, HGE, Resitec e Ferreiras e Marcelino-Torneados de Madeira do Lis receberam a visita do executivo municipal, representado pelo presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, e vereadora do Desenvolvimento Económico, Catarina Louro.
Em comunicado, a autarquia explica que a iniciativa visa “estabelecer pontes de diálogo e cooperação com o setor empresarial”, destacando “as boas práticas e os múltiplos exemplos de inovação existentes no concelho”.
“Com esta iniciativa, pretende-se também realçar a enorme importância que o tecido empresarial representa para o desenvolvimento da região, não apenas pelo impacto económico direto pela criação de riqueza, mas também pela dimensão social, nomeadamente pela oferta de emprego qualificado e envolvimento nos projetos e causas comunitárias”, sublinha documento.
A Luz da Paz de Belém chegou à Paróquia de São Martinho do Porto na missa das 19h15 do dia 17 de dezembro – missa do 4.º domingo do Advento -, pela mão do agrupamento escutista 869 de São Martinho do Porto. A partilha da luz com a comunidade aconteceu no final da missa, num gesto alusivo à difusão da Paz do Jesus menino, de cujo local de nascimento, a Gruta da Natividade, em Belém, a chama foi trazida.
Há pelo menos cinco anos que os escuteiros de São Martinho do Porto participam na atividade de cariz mundial, na qual uma criança austríaca se dirige à Gruta da Natividade, contida na Igreja homónima, em Belém, para recolher a luz que lá arde durante todo o ano, há mais de mil anos.
A luz viaja, depois, de avião, até Tel Aviv, Israel, e daí até Viena, Áustria, cidade em que se realiza uma grande cerimónia ecuménica com a presença de 30 países europeus, que este ano decorreu a 10 de dezembro. Porém, a chama viaja também para o continente americano, para os Estados Unidos da América, Canadá e México, comoinforma o site da Peace Light North America e da International Peace Light.
Uma delegação do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português marcou presença no evento e, no mesmo dia, trouxe a luz para Portugal para, no dia seguinte, 11 de dezembro, esta ser distribuída na cerimónia nacional da partilha da Luz da Paz de Belém, que decorreu no Santuário de Fátima, na Basílica da Santíssima Trindade, tendo a Eucaristia sido presidida pelo Bispo de Leiria/Fátima, D. José Ornelas, e em que participaram mais de milhar e meio de escuteiros. O evento esteve ainda enquadrado nas celebrações do centenário do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, tendo como lema “Missão: Leva essa Luz em Ti”.
Pedro Agostinho, chefe do agrupamento 869 de São Martinho do Porto, que este ano celebra 35 anos, contou que, em representação deste, foi um escuteiro de cada secção, entre os quais jovens. A luz recolhida esteve guardada nas suas casas até ao dia da partilha na paróquia.
Segundo o Padre Gaetano Catalano, pároco de São Martinho do Porto e Alfeizerão, “os sinais da luz são os sinais que marcam a História, o caminho do Cristianismo. E, de facto, é a Luz que vem ao mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo, que nascerá em Belém. A luz da quarta vela do Advento indica-nos que o caminho para o Natal está quase a chegar ao fim, esta espera do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que não é apenas uma questão sentimental ou romântica, mas é muito profunda: como um sinal simples como a luz, a Luz da Paz de Belém, que, por um percurso grande, chegou até nós, e tem o significado da luz que vem à nossa vida, a cada um de nós”.
Esta luz é também partilhada em hospitais, lares, escolas, prisões, entre outros locais de interesse social, político ou cultural, tendo já sido apresentada ao Papa S. João Paulo II, ao Papa Emérito Bento XVI e ao Papa Francisco, bem como a Mikhail Gorbatshev, ao antigo rei Hussein da Jordânia, ao Presidente do EU, Romano Prodi, entre outros membros do Parlamento Europeu, ao exército das Nações Unidas no Kosovo, continuando a ser levada ao monumento em homenagem às vítimas do atentado às Torres Gémeas, “Ground Zero”, em Nova Iorque.
Levar uma mensagem de Paz até à Ucrânia
A Luz da Paz de Belém foi entregue pelos escuteiros ucranianos ao presidente Volodymyr Zelensky, que afirmou que esta assumia um caráter mais “especial”naquele ano, conforme a mensagem publicada na sua página de Facebook. A luz, por sua vez, foi entregue pelos escuteiros eslovacos aos congéneres ucranianos, segundo o The New Voice of Ukraine, que reporta igualmente, à data de 12 de dezembro, que esta seria depois difundida pela Ucrânia, chegando até às unidades fronteiriças através de um capelão militar.
Origem da iniciativa
A iniciativa da Luz da Paz de Belém teve início em 1986, sendo organizada, à altura, pela ORF, a corporação austríaca de radiodifusão e de televisão (AustrianBroadcasting Company), como parte de uma grande campanha, “Luz na Escuridão”, de apoio a crianças necessitadas na Áustria e no estrangeiro. Desde 1986, e especialmente depois da queda do Comunismo na Europa de Leste, em 1989, tem havido uma colaboração crescente entre os escuteiros a nível internacional.