19.1 C
Caldas da Rainha
Sábado, Junho 27, 2026
Início Site Página 936

Mais de 4.100 incidentes registados na última época desportiva, a maioria no futebol

0

O Ponto Nacional de Informações sobre Desporto (PNID) registou 4.135 incidentes na época 2021/22, a maioria no futebol e devido a pirotecnia, danos, injúrias e incitamento à violência e racismo, segundo um relatório a que Lusa teve hoje acesso.

O relatório de análise da violência associada ao desportivo (RAViD), feito pelo Ponto Nacional de Informações sobre Desporto (PNID), sediado na Polícia de Segurança Pública (PSP), e pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) dá conta de 4.135 incidentes na época passada, 3.815 dos quais no futebol e 320 em outras modalidades, que resultaram em 843 suspeitos identificados e 135 detenções.

O documento, que reúne informação proveniente das forças de segurança e das autoridades judiciárias e administrativas, precisa que “é notório o aumento do número de incidentes registados comparativamente às épocas desportivas 2019/2020 e 2020/21”, que foram afetadas pelas limitações devido à pandemia de covid-19, regressando os números a uma realidade mais aproximada às épocas pré-pandémicas, nomeadamente na época desportiva 2018/19, quando se registaram 3.891 incidentes.

O RAViD, referente ao período entre 01 de julho de 2021 e 30 de junho de 2022, avança também que, dos 3.815 incidentes registados na última época desportiva no futebol, 38,7% reportam-se a espetáculos desportivos da I Liga (1.477 incidentes registados), seguindo-se a Liga 3, com 17,2% (652), e a II Liga, com 11,2% (427), enquanto o Campeonato de Portugal e as competições europeias tiveram 328 e 317 ocorrências, respetivamente.

O relatório, que faz uma análise aos 1.477 incidentes contabilizados na I Liga, salienta que mais de metade das ocorrências (57,5%) está relacionada com a posse ou uso de artefactos pirotécnicos (849), seguido de danos (171), incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância (78), arremesso de objetos (77), agressões (46), injúrias (43) e invasões de campo (17).

Na última época desportiva e nos jogos da I Liga, as polícias realizaram 26 detenções e identificaram 337 suspeitos, além de 64 infrações de “incumprimento de deveres do promotor”.

No total de todas as modalidades desportivas, o PNID contabilizou 1.251 infrações relativas a “incumprimento de deveres do promotor” do espetáculo desportivo, “refletindo a intensificação da atividade de fiscalização das forças de segurança relativamente ao não cumprimento de deveres” dos clubes.

Em relação à PSP, responsável pelo policiamento da maior parte dos jogos de futebol profissional e considerados de risco elevado, mobilizou 114.477 polícias em 22.132 eventos desportivos de todas as modalidades na época passada.

A PSP garantiu a segurança a mais de dois milhões de adeptos que frequentaram os estádios de 12 equipas da área da responsabilidade desta autoridade, destacando os 21 jogos internacionais.

Na última época, a PSP deteve 130 pessoas por incumprimento das regras aplicáveis aos eventos desportivos, assegurou a retirada de mais de 120 pessoas dos estádios e identificou mais de 800 suspeitos, sendo os engenhos pirotécnicos, incitamento à violência, racismo, xenofobia e invasão de recinto desportivo as principais ocorrências desta polícia.

Um ferido grave em acidente na Golegã que obriga a cortar EN365

0
© José Dias/Vigilantes da Estrada

Uma pessoa ficou gravemente ferida numa colisão que obrigou hoje de manhã a cortar o trânsito nos dois sentidos na Estrada Nacional (EN) 365, entre o Entroncamento e a Golegã, em Santarém, segundo a proteção civil.

De acordo com fonte do Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Santarém, o alerta para a colisão, entre um veículo pesado e um automóvel, foi dado pelas 07:20.

A informação disponível pelas 08:15 no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicava que estavam no local a participar nas operações de socorro 10 elementos, apoiados por quatro veículos.

Município do Bombarral ofereceu Cabazes de Natal às famílias carenciadas

0

O Município do Bombarral entregou cabazes alimentares para a ceia de Natal às famílias do concelho com maiores carências económicas, sinalizadas pelo Setor da Ação Social da Câmara Municipal.

Em comunicado enviado ao Notícias Em Direto, a autarquia explica que procura desta forma “atenuar as dificuldades que estes agregados familiares estão a atravessar, proporcionando-lhes uma noite de consoada mais feliz e reconfortante”.

Segundo a câmara municipal, juntamente com os cabazes, foram igualmente distribuídos vários brinquedos, os quais foram oferecidos pela Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó do ano letivo de 2021/2022.

Município da Nazaré é 3º no Ranking Nacional com maior presença na internet

0

O Ranking da presença online dos municípios portugueses foi apresentado, recentemente, na Universidade do Minho, numa iniciativa daquela Universidade, da AMA e UNU-EGOV em que se efetuou a atribuição de diplomas às câmaras municipais melhor classificadas.

A Nazaré lidera o critério 2 da “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Acesso”, um dos 4 que contribui para o índice global da presença online dos 308 Municípios Portugueses, onde a Nazaré surge em 3º lugar a nível nacional.

O evento, de ontem, contou com intervenções do presidente da AMA, João Dias, da equipa do projeto IPIC – Delfina Sá Soares, Luís Amaral, Mariana Lameiras e Luís Miguel Ferreira – e do diretor para a Transição Digital do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), João Nuno Oliveira.

O programa inclui a atribuição de diplomas às autarquias classificadas nas dez primeiras posições no índice global, bem como em quatro categorias: tipo e atualização de conteúdos; acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; serviços online; e participação.

A Nazaré posicionou-se nos primeiros dez lugares em dois dos quatro critérios, estando em 1º lugar no critério da acessibilidade, navegabilidade Facilidade de Acesso e em 9º no critério 4, relativo à participação. A nível nacional é a 3ª Câmara com maior presença na internet.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, o posicionamento da Nazaré como o 3º a nível nacional é fruto do “investimento que tem vindo a ser feito no sentido da facilitação do contacto com munícipes e utilizadores via site, numa lógica de proximidade, eficiência e modernização administrativa”.

“Conseguir um 3º lugar no Ranking Global, deixando para trás tantos municípios, com muitos mais meios e recursos, é um registo de sucesso que ainda assim vamos querer melhorar, garantindo assim ainda melhores serviços, mais próximos e mais fáceis para quem necessita de desenvolver os seus assuntos e processos com o Município da Nazaré”.

A 11ª edição do IPIC, criado em 1999 pelo Observatório da Sociedade da Informação, ligado à Escola de Engenharia da Universidade do Minho, tem como finalidade avaliar a presença online dos municípios nacionais de forma periódica e no seguimento da resolução do Conselho de Ministros 22/2001, que defende uma avaliação regular dos sites dos organismos da administração direta e indireta do Estado.

O presidente da AMA, João Dias, disse que “o Digital é incontornável” e que é, cada vez mais, uma ferramenta auxiliar dos Municípios para “gerirem melhor as suas cidades”, e que todos temos que dominar, pois “quem melhor conseguir melhor usar as ferramentas melhor serviços poderá prestar, atrair mais pessoas, e mais talento”.

O Reitor da Universidade do Minho encerrou os trabalhos manifestando o desejo deste trabalho ser “um estímulo à persecução dos objetivos” de cada Município.

Ranking Nacional
10º Mogadouro
10º Cantanhede
9º Montalegre
8º Figueira Foz
7º Guimarães
6º Águeda
5º Braga
4ª Oeiras
3ª Nazaré
2ª Murça
1ª Odemira

Mogadouro celebra na terça-feira os 750 anos da atribuição da Carta de Foral

0
© Município de Mogadouro

O município de Mogadouro celebra esta terça-feira os 750 anos da atribuição da Carta de Foral pelo rei de Portugal D. Afonso III, com um conjunto de atividades culturais que se prolongam durante 2023, disse hoje o presidente da câmara.

“Lançámos várias iniciativas para comemorar a atribuição da Carta de Foral em 1272 pelo então rei D. Afonso III. Já esta terça-feira vão realizar um fórum que reúne um painel de investigadores para realçar a importância da atribuição do Foral a Mogadouro. Estas iniciativas têm agora o seu início e vão-se prolongar até 2023″, disse António Pimentel.

Segundo o autarca do distrito de Bragança, perspetiva-se para o próximo ano um conjunto de iniciativas culturais e lúdicas, entre outras cerimónias oficiais, para assinalar a atribuição de um documento que trouxe ao concelho de Mogadouro responsabilidades no campo da defesa da linha de fronteira com o seu castelo ou vários privilégios económicos e territoriais que marcaram a diferença durante a Idade Média.

“Olhando para a história de Mogadouro, o que se pretende é já nas cerimónias marcadas para terça-feira, realçar a evolução que o concelho tem tido nos últimos anos. Mogadouro tem contado nas últimas décadas com um conjunto de autarcas que contribuem para o desenvolvimento e progresso do todo o concelho”, vincou.

Aproveitando a efemérides, António Pimentel destacou a centralidade de Mogadouro e o acesso privilegiado a vias de comunicação que posicionam o concelho como “uma zona que pode merecer a atenção dos empreendedores tanto nacionais como internacionais”.

“A proximidade geográfica e histórica à linha de fronteira, ao aeroporto Sá Carneiro e ao porto de Matosinhos, bem como aos grandes centros urbanos regionais como Mirandela, Bragança, Vila Real, Viseu, Guimarães ou Braga, pode funcionar como um fator importante na sustentabilidade do concelho”, frisou o autarca.

A cultura e a história do concelho de Mogadouro são também recursos que a autarquia pretende valorizar e potencializar para assinalar estes 750 anos sobre a atribuição da Carta de Foral.

Segundo o historiador local Antero Neto, o rei D. Afonso III atribuiu o primeiro foral a Mogadouro no dia 27 de dezembro de 1272, em Santarém.

Concertos para Bebés levam 34 concertos a cinco cidades portuguesas em 2023

0
foto © Rede Cultura 2027

O projeto Concertos para Bebés vai apresentar onze novos programas em 2023, ano em que assinala 25 anos de existência, chegando a cinco cidades nacionais com 34 espetáculos, anunciou a companhia Musicalmente.

Pensado e criado pela Musicalmente para bebés dos zero aos três anos, Concertos para Bebés é uma proposta para toda a família que em 2023 terá apresentações em Leiria – onde a companhia tem sede – e ainda na Marinha Grande, também no distrito de Leiria, em Coimbra, Sintra, no distrito de Lisboa, e Loulé, no distrito de Faro.

Os onze novos programas contam com instrumentistas, bailarinos e criadores de outras áreas como convidados e têm estreia no início de cada mês no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Depois, os espetáculos dos Concertos para Bebés seguem para o Convento São Francisco, em Coimbra, Teatro Stephens, na Marinha Grande, Centro Olga Cadaval, em Sintra, e Cine-Teatro Louletano, em Loulé.

Na nova temporada, os Concertos para Bebés festejam 25 anos de existência. Entre as comemorações, está previsto um espetáculo inclusivo para bebés com necessidades especiais, a realizar em dezembro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

A programação de 2023 tem início em janeiro, no dia 08, com “4 cordas, tantos colos”, em Leiria, com a violinista Ana Pereira como convidada. O programa é também apresentado em Coimbra no dia 15.

Em fevereiro os Concertos para Bebés estreiam “Tantas cordas, quanta história”, com harpa e teorba como instrumentos convidados, na interpretação de Ana Castanhito e Helena Raposo. Há quatro espetáculos agendados para Leiria (dia 05), Coimbra (12), Marinha Grande (18) e Sintra (19.

Surma volta a atuar nos Concertos para Bebés em março, com um toque de eletrónica em “História de hoje, futuros de sempre”, no dia 05 em Leiria e no dia 12 em Coimbra.

O fado e a guitarra portuguesa são apresentados em abril aos bebés e às famílias em “Fados futuros, guitarras dolentes”, com Vânia Conde e Ricardo Parreira, em Leiria (dia 02), Marinha Grande (15), Sintra (16) e Coimbra (23).

Um programa visual é a proposta para maio, com uma criação de Inesa Markava e Ana Luísa Cunha, “Duendes em risco, salpicar de bebé”. Há apresentações agendadas para Leiria (dia 07), Coimbra (14), Sintra (21) e Loulé (28).

O tubista Gil Gonçalves é o convidado confirmado para junho, em “Bebé maroto, brincalhão gigante”, em Leiria (dia 04), Coimbra (11) e Marinha Grande (17).

“Gigante loucura, solista endiabrado” junta cordas e dispositivos eletrónicos de Hugo Correia à equipa Musicalmente em julho, para concertos em Leiria (dia 02), Coimbra (09) e Sintra (16).

Após a pausa de agosto, os Concertos para Bebés regressam em setembro com “Novos solistas, lábios que dança”, com protagonismo para Gonçalo de Sousa, que toca harmónica de boca, no dia 03 em Leiria, dia 16 na Marinha Grande, dia 17 em Sintra e dia 24 em Loulé.

Luísa Sobral é já presença regular nos Concertos para Bebés e regressa em outubro com “Dançam palavras, nascem bebés”, em Leiria (dia 01), Sintra (15) e Marinha Grande (21).

Os solistas da Musicalmente saltam para o primeiro plano em novembro com “Bebés somos nós, 25 anos”, no dia 05 em Leiria e dia 19 em Loulé.

A fechar o ano, os Concertos para Bebés põem “25 anjos a cantar o Natal”, convidando o coro Schola no Coração para espetáculos em Leiria (dia 03), Marinha Grande (16) e Sintra (17).

Sobe para 50 o número de mortos devido à tempestade ‘Elliot’ nos EUA

0
© D.R.

O número de mortos devido à grande tempestade que começou no fim de semana nos Estados Unidos e que deverá manter-se durante a semana subiu para 50, dos quais 27 no Estado de Nova Iorque, divulgaram as autoridades norte-americanas.

O maior número de mortes ocorreu no Estado de Nova Iorque, onde pelo menos 27 pessoas morreram devido à onda de frio, que atingiu fortemente a cidade de Buffalo.

As organizações de socorro resgataram corpos, na zona de Buffalo, em carros, casas e ‘pilhas’ de neve. Outros morreram durante a remoção da neve ou depois das equipas de emergência não terem conseguido responder a tempo a pedidos de ajuda, noticiou a agência Associated Press (AP).

Em todo o país, a tempestade é responsável por pelo menos 50 mortes, com os esforços de resgate a continuarem a decorrer durante esta segunda-feira.

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, destacou que esta é a tempestade “mais devastadora” da história de Buffalo, onde caíram quase 100 centímetros de neve.

“Não posso exagerar o quão perigosas as condições continuam a ser”, alertou Hochul, apelando aos moradores para que evitem deslocações nos próximos dias.

Em Buffalo, o vento da tempestade ‘Elliot’ soprou a uma velocidade parecida com a de um furacão, o que impediu muitos dos esforços de ajuda de emergência de chegarem onde era preciso.

As temperaturas muito abaixo do normal para a época que atingiram todo o país vão manter-se durante toda a semana, obrigando ao cancelamento de voos e deixando as estradas extremamente perigosas para andar, além de terem levado a um corte de energia em quase 1,7 milhões de casas e empresas.

Causada por uma frente fria ártica, a tempestade ‘Eliot’ estende-se dos Grandes Lagos, perto do Canadá, até ao Rio Grande, ao longo da fronteira com o México, afetando cerca de 60% da população dos Estados Unidos.

Hoje, a temperatura continua muito fria em grande parte do leste dos Estados Unidos, mas “verifica-se uma tendência de moderação a partir de terça-feira”, avançou o Serviço Nacional de Meteorologia.

Segundo este serviço, ainda “é perigoso” viajar em algumas estradas, devido à neve, mas as condições deverão melhorar nos próximos dias.

O sistema de energia está a ser restaurado em todo o país, mas cerca de 100 mil consumidores ainda estão a viver no escuro, principalmente nos estados do Maine e de Nova Iorque.

Na cidade de Buffalo e na fronteira com o Canadá, as condições meteorológicas foram as piores da História destas regiões, mantendo-se as cidades completamente cobertas de neve e os aeroportos fechados.

Mas várias das mortes contabilizadas foram também registadas em zonas como o Kansas, o Missouri, Vermont, Colorado, Ohio e Wisconsin, como avançou a imprensa local.

Em várias cidades da costa leste e até no estado da Flórida, conhecido pela temperatura amena, os termómetros marcaram mínimas que não eram vistas desde há várias décadas.

A cidade de Nova Iorque alcançou uma temperatura mínima de -10,5° Celsius (C) no dia de Natal, o que não acontecia desde 1872, enquanto Washington, a capital dos EUA, esteve com -10°C naquele que foi o Natal mais frio desde 1983 e Tampa, na Flórida, chegou a marcar temperaturas abaixo de zero, o que não acontecia desde 1966.

Cinco blocos de parto encerrados entre 30 de dezembro e 02 de janeiro

0
foto ilustrativa: João Polónia / Notícias Em Direto

Os blocos de parto dos hospitais de Caldas da Rainha, Loures, Barreiro, Beja e Portimão vão estar encerrados entre as 08:00 de sexta-feira e as 08:00 de 02 de janeiro, divulgou hoje a tutela.

O encerramento destes blocos de parto consta do plano hoje divulgado pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o funcionamento das maternidades em Portugal continental durante a quadra festiva do Ano Novo.

Segundo o plano, designado como segunda fase de “Nascer em segurança no SNS”, os blocos de parto dos hospitais das Caldas da Rainha, de Loures, do Barreiro, de Beja e de Portimão estarão encerrados entre as 08:00 de 30 de dezembro e as 08:00 de 02 de janeiro.

A funcionarem sem interrupção estarão 33 maternidades – 13 no Norte, sete no Centro, 10 em Lisboa e Vale do Tejo, duas no Alentejo e uma no Algarve.

Nestas condições, na região Norte, serão as maternidades de Bragança, Vila Real, Viana Castelo, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Penafiel, Porto (hospitais São João e Santo António), Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira.

Na região Centro estarão abertas sem condicionamentos as maternidades de Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Covilhã.

Nos mesmos termos, em Lisboa e Vale do Tejo, constam as maternidades de Abrantes, Santarém, Vila Franca de Xira, Lisboa (hospitais de Santa Maria e São Francisco Xavier e Maternidade Alfredo da Costa), Amadora-Sintra, Cascais, Almada e Setúbal.

Sem constrangimentos estarão também as maternidades de Évora e Portalegre, na região do Alentejo, e de Faro, no Algarve.

Em comunicado, a direção executiva do SNS refere que na primeira fase da operação “Nascer em segurança no SNS”, que decorreu no período do Natal, entre as 08:00 de sexta-feira passada e as 08:00 de hoje, estiveram a funcionar ininterruptamente 29 blocos de parto, “tendo a rede do SNS assegurado uma resposta articulada a todas as utentes que recorreram aos serviços de saúde”.

Segundo a nota, não se verificaram irregularidades e nasceram neste período, no SNS, 366 bebés.

A direção executiva do SNS irá avaliar os resultados da organização da rede de obstetrícia feita para o Natal e Ano Novo para efeitos de “decisões seguintes”, nomeadamente “o funcionamento desta rede de referenciação no primeiro trimestre de 2023”.

Lisboa registou hoje 59 ocorrências após chuva forte e persistente

0
foto: © João Polónia/Notícias Em Direto

A chuva forte e persistente que caiu na manhã de hoje na cidade de Lisboa provocou 59 ocorrências, sobretudo inundações, inclusive no túnel da Avenida João XXI, que já se encontra reaberto ao trânsito, informou a Câmara Municipal.

“A chuva intensa e persistente que caiu esta manhã, 26 dezembro, em Lisboa, com período mais crítico às 11:00, originou 59 ocorrências na cidade, na sua maioria inundações em espaço público e privado, algumas quedas de árvores, estruturas e revestimentos”, indicou o município, numa publicação na rede social Twitter.

De acordo com a Câmara de Lisboa, pelas 12:15 registavam-se 76 ocorrências identificadas nas sete horas anteriores pela Polícia Municipal e pelo Regimento de Sapadores Bombeiros, encontrando-se àquela hora 22 ativas.

Entre as 76 ocorrências registadas estavam 25 inundações no espaço público e nove inundações no espaço privado, segundo a informação divulgada pela Câmara de Lisboa.

Os Sapadores Bombeiros de Lisboa registaram, em cerca de duas horas, mais de três dezenas de ocorrências devido à chuva forte que caiu na cidade, provocando várias inundações e o corte ao trânsito no túnel da Avenida João XXI.

Em declarações à agência Lusa ao final da manhã, fonte dos Sapadores disse que, entre as 10:00 e as 12:00, “houve um pico de ocorrências, 34” e que naquela altura a única “zona crítica” era o túnel da Avenida João XXI, que se encontrava fechado ao trânsito.

“Um pouco por toda a cidade foram registadas inundações, sobretudo na zona ribeirinha de Pedrouços, o Eixo Norte-Sul próximo da Avenida de Ceuta e a Estrada de Chelas”, adiantou o responsável.

Num balanço já esta tarde, a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, Margarida Castro Martins, disse à Lusa que o túnel da Avenida João XXI foi reaberto pelas 13:00 no sentido Campo Pequeno – Olaias e pelas 14:00 no sentido oposto, encontrando-se, por isso, a circulação rodoviária já normalizada nessa infraestrutura.

Além disso, a chuva forte e persistente também obrigou ao corte de uma das vias do túnel do Marquês de Pombal, na entrada da Avenida Fontes Pereira de Melo, devido à criação de um lençol de água, mas a situação foi prontamente resolvida, referiu Margarida Castro Martins, acrescentando que “a Estrada de Chelas também foi cortada, mas, entretanto, já foi reaberta”.

Ainda por reabrir está a Estrada da Pimenteira, no Parque Florestal de Monsanto, que se encontrava cortada ao trânsito, nos dois sentidos, desde as 14:00, adiantou a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa.

A Proteção Civil registou também “inundações pontuais” na freguesia de Alcântara, nomeadamente nas ruas Rodrigues Faria e 1.º de Maio, mas que foram resolvidas com a limpeza das sarjetas, permitindo que a água começasse a escoar, apontou.

Margarida Castro Martins revelou que a precipitação registada na manhã de hoje na Tapada da Ajuda, de 23 milímetro/hora (mm/h), corresponde a parâmetros para aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de três), revelando que as freguesias mais afetadas pela chuva forte e persistente foram Alcântara e Avenidas Novas.

O distrito de Lisboa esteve sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entre as 10:00 e as 11:00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte, ocasionalmente acompanhada de trovoadas.

O IPMA estendeu depois esse aviso até às 12:00.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Bares com horário alargado no período da passagem de ano na Nazaré

0
Foto © João Polónia/ Notícias Em Direto

O horário de funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais de bebidas (bares) do concelho da Nazaré vai ser alargado nas noites de 29, 30 e 31 de dezembro, deliberou a Câmara, no distrito de Leiria.

A medida é justificada com “a afluência esperada de público para a festa da passagem de ano, nomeadamente a faixa etária mais jovem”, refere a autarquia num comunicado em que dá conta de um despacho com caráter de urgência, assinado pelo presidente do executivo, Walter Chicharro, a autorizar o alargamento do horário até às 07:00 do dia seguinte.

Os estabelecimentos que pretendam alargar o horário deverão cumprir requisitos como utilizar apenas copos e garrafas de plástico no fornecimento de bebidas, não podendo distribuir recipientes de vidro; não colocar dispositivos de ampliação sonora no exterior dos estabelecimentos (nomeadamente nos espaços que resultam de ocupação da via pública licenciada); e cumprir a Lei do Ruído de forma a não se ultrapassarem os limites sonoros previstos nessa legislação.

O não cumprimento de qualquer uma das condições implicará a cessação da autorização.

Optimized by Optimole