17.3 C
Caldas da Rainha
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Mogadouro celebra na terça-feira os 750 anos da atribuição da Carta de Foral

O município de Mogadouro celebra esta terça-feira os 750 anos da atribuição da Carta de Foral pelo rei de Portugal D. Afonso III, com um conjunto de atividades culturais que se prolongam durante 2023, disse hoje o presidente da câmara.

“Lançámos várias iniciativas para comemorar a atribuição da Carta de Foral em 1272 pelo então rei D. Afonso III. Já esta terça-feira vão realizar um fórum que reúne um painel de investigadores para realçar a importância da atribuição do Foral a Mogadouro. Estas iniciativas têm agora o seu início e vão-se prolongar até 2023″, disse António Pimentel.

Segundo o autarca do distrito de Bragança, perspetiva-se para o próximo ano um conjunto de iniciativas culturais e lúdicas, entre outras cerimónias oficiais, para assinalar a atribuição de um documento que trouxe ao concelho de Mogadouro responsabilidades no campo da defesa da linha de fronteira com o seu castelo ou vários privilégios económicos e territoriais que marcaram a diferença durante a Idade Média.

“Olhando para a história de Mogadouro, o que se pretende é já nas cerimónias marcadas para terça-feira, realçar a evolução que o concelho tem tido nos últimos anos. Mogadouro tem contado nas últimas décadas com um conjunto de autarcas que contribuem para o desenvolvimento e progresso do todo o concelho”, vincou.

Aproveitando a efemérides, António Pimentel destacou a centralidade de Mogadouro e o acesso privilegiado a vias de comunicação que posicionam o concelho como “uma zona que pode merecer a atenção dos empreendedores tanto nacionais como internacionais”.

“A proximidade geográfica e histórica à linha de fronteira, ao aeroporto Sá Carneiro e ao porto de Matosinhos, bem como aos grandes centros urbanos regionais como Mirandela, Bragança, Vila Real, Viseu, Guimarães ou Braga, pode funcionar como um fator importante na sustentabilidade do concelho”, frisou o autarca.

A cultura e a história do concelho de Mogadouro são também recursos que a autarquia pretende valorizar e potencializar para assinalar estes 750 anos sobre a atribuição da Carta de Foral.

Segundo o historiador local Antero Neto, o rei D. Afonso III atribuiu o primeiro foral a Mogadouro no dia 27 de dezembro de 1272, em Santarém.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
31InscritosInscrever

Últimas Notícias