20.6 C
Caldas da Rainha
Domingo, Junho 28, 2026
Início Site Página 925

Preços dos alimentos atingem níveis recorde em 2022

0
© João Polónia / Notícias Em Direto

Os preços mundiais dos produtos alimentares atingiram no ano de 2022 os níveis mais altos de sempre, com a guerra na Ucrânia, afirmou hoje a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Mas, em dezembro, o índice de preços alimentares da FAO, que segue a variação de preços a nível internacional de um cabaz de produtos básicos, continuou em queda pelo nono mês consecutivo, recuando 1,9%, baixando para um nível inferior ao de há um ano.

Em março, os preços mundiais de produtos alimentares atingiram os “níveis mais altos de sempre”, segundo a FAO, com a invasão russa da Ucrânia a perturbar os mercados, elevando o risco de crise alimentar mundial.

“Os preços mundiais do trigo e do milho atingiram máximos recordes durante o ano”, disse a agência da ONU, sendo a Ucrânia um grande produtor de cereais, mas também de óleo de girassol.

Os preços no índice da FAO de óleos vegetais também aumentaram e os da carne e de produtos derivados do leite também atingiram “os níveis anuais mais altos desde 1990”.

Os preços dos produtos alimentares voltaram, no entanto, a descer em abril, o que se mantém há nove meses consecutivos.

“É bom que os preços dos alimentos estejam a acalmar após dois anos muito voláteis”, disse Máximo Torero, economista-chefe da FAO, em comunicado, acrescentando que é fundamental “continuar vigilante e atenuar a insegurança alimentar mundial”.

“Os preços globais dos alimentos permanecem em níveis altos, com muitos produtos ainda perto dos valores recorde, com os preços do arroz em alta e havendo ainda muitos riscos associados a futuros abastecimentos”, assinalou.

Plano Local de Cinema de Leiria incentiva literacia cinematográfica

0
© Município de Leiria

O Município de Leiria apresentou, esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, no mimo – museu da imagem em movimento, o seu Plano Local de Cinema (PLC), que tem como objetivos valorizar o cinema enquanto veículo de desenvolvimento pessoal, cultural e pedagógico, com um programa de literacia para o cinema e obras cinematográficas, que pretende, sobretudo, conquistar o público escolar e despertar nos mais jovens a sua valorização enquanto forma de expressão artística.

Inserido no Plano Nacional de Cinema, um projeto conjunto das áreas governativas da Cultura e da Educação, coordenado por uma equipa de trabalho que integra elementos da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (CP-MC), do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e da Direção-Geral da Educação (DGE) e, em parceria com a DGARTES, o Plano Local de Cinema, tem ainda o desígnio de despertar na comunidade o hábito de ver e apreciar cinema, estimulando-se a reflexão em torno da sociedade, da arte e da cultura, do ambiente e da política, dando ainda a conhecer os profissionais ligados ao audiovisual.

Neste encontro, Elsa Mendes, Coordenadora do Plano Nacional de Cinema (PNA), destacou a evolução deste plano que, segundo referiu, “cresceu de forma extraordinária nos últimos dois anos”, sendo que, entre setembro e dezembro de 2022, mais 2 mil espetadores das escolas do concelho de Leiria assistiram a filmes, no âmbito do programa local.

Na apresentação do PLC Leiria 2023 (programa anexo), estiveram presentes entre representantes das diversas entidades envolvidas, os professores coordenadores do Plano Local de Cinema para os Agrupamentos de Escolas do concelho.

A sessão foi dinamizada pelo adjunto da vereadora da Educação e Cultura, Pedro Cordeiro, que contou com o contributo da Coordenadora do Plano Nacional de Cinema, Elsa Mendes, das representantes da equipa municipal que coordena o PLC, Sofia Carreira e Catarina Carvalho, e Bruno Carnide, curador cinematográfico do m|i|mo – museu da imagem em movimento.

O encontro terminou com o visionamento de “O Voo das Mantas”, de Bruno Carnide, e “Chama-se Carla” de Cátia Biscaia.

Covid-19: Pandemia pressionou contas dos municípios mas sem induzir aumento da despesa

0
© João Polónia / Notícias Em Direto

As medidas de resposta à covid-19 pressionaram as contas dos municípios em 2020, mas, em termos globais, a pandemia “não parece ter induzido” um crescimento da despesa municipal, revela um relatório do Tribunal de Contas (TdC) hoje publicado.

No relatório onde analisa o impacto da pandemia nas contas de 2020 dos 278 municípios do continente, o TdC destacou que a crise sanitária afetou o desempenho orçamental e financeiro destas autarquias, que viram reduzir as suas receitas próprias e aumentar as despesas.

No entanto, sublinhou que estas autarquias também obtiveram nesse período mais transferências do Orçamento do Estado e da União Europeia e realizaram menos gastos, devido ao encerramento de serviços e de instalações municipais e à suspensão de atividades.

O TdC destacou que esta é uma perspetiva global, verificada na maioria dos municípios, mas com assimetrias.

Desde logo, nos municípios de grande dimensão, como os localizados na Área Metropolitana de Lisboa (Almada, Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras, Odivelas, Sintra ou Vila Franca de Xira), o impacto da pandemia nas receitas e nas despesas foi sentido “de forma mais intensa”, por serem mais populosos, “com maior potencial de perda de receita e pressão para a realização de despesa”.

Em termos gerais, segundo o TdC, a adoção de medidas locais e a retração da atividade económica pressionaram os orçamentos municipais que, na ótica de caixa, tiveram uma quebra de -1% na receita e um aumento de +3% da despesa, um “‘efeito tesoura’ que provocou uma erosão do saldo em comparação com os exercícios anteriores”.

A quebra das receitas próprias municipais notou-se, sobretudo, na cobrança de taxas associadas a bens e serviços prestados pelos municípios (-240,1 milhões de euros) e outras receitas correntes (-17,0 milhões de euros), mas também houve diminuição da arrecadação de impostos locais, como o Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT), que decresceu -35,8 milhões de euros.

Em conjunto, os municípios estimaram uma despesa global de cerca de 240 milhões de euros na resposta à pandemia, quando “mobilizaram bens, serviços ou recursos financeiros” para apoiar a população em geral, “maioritariamente classificadas em despesas de funcionamento como a aquisição de bens e serviços e transferências e subsídios concedidos”.

Segundo o relatório, é “evidente” explicar com o contexto de emergência a variação da receita e da despesa em 2020, mas esta “tem de ser colocada em perspetiva”, até porque os dados orçamentais e financeiros disponíveis demonstram que as contas dos municípios tiveram “um comportamento resiliente, não ficando tão expostas aos efeitos da crise como outras entidades ou subsetores da administração pública”.

Em termos globais, “a quebra significativa das receitas próprias foi, em grande medida, compensada com o aumento das transferências recebidas do Orçamento do Estado e da União Europeia, fator alheio à pandemia, que permitiu à maior parte dos municípios (193 ou 69%) enfrentar 2020 com mais receita do que a que detinha antes da emergência sanitária”.

Por outro lado, as restrições à circulação e aos contactos sociais levou ao encerramento de serviços e de instalações e equipamentos municipais e à suspensão de atividades, o que teve expressão orçamental “com a diminuição da aquisição de bens e serviços correntes (-132,3 milhões de euros), assim como nas outras despesas correntes (-50,6 milhões de euros), e ainda em outras componentes das despesas com pessoal (-18,3 milhões de euros)”.

“Isto é, apesar dos montantes despendidos com a aquisição de bens e serviços, designadamente equipamentos de proteção individual ou outras ações logísticas, a redução da atividade municipal acabou por ter um efeito de retração nessas rubricas”, é salientado.

O relatório indicou ainda que, apesar da pressão nos orçamentos causada pelas medidas de resposta à covid-19, “a suspensão de atividades correntes dos municípios diminuiu a necessidade de outros grandes dispêndios, razão pela qual, em 2020, em termos globais a pandemia não parece ter induzido um crescimento da despesa municipal”.

Segundo o TdC, este crescimento da despesa “encontrará maior justificação em fatores extra pandémicos, como o crescimento das remunerações certas e permanentes das despesas com pessoal (+90,3 milhões de euros) e, sobretudo, da aquisição de bens de capital (+185,8 milhões de euros)”.

No relatório é sublinhado ainda que, apesar da crise sanitária, em 2020 o número de municípios em desequilíbrio orçamental reduziu de 37 para 15 (oito deles já estavam em desequilíbrio e sete juntaram-se neste ano a essa lista) e a maioria dos municípios (211 ou 76%) aumentou o seu saldo corrente.

Também em relação à evolução do endividamento, o número de municípios com excesso de endividamento “diminuiu (de 20 para 16, que já estavam em dificuldades antes da pandemia) e uma larga maioria (216 ou 78%) aumentou as suas margens de endividamento”.

Esta análise ao efeito das medidas contra a covid-19 nas contas dos municípios em 2020 será seguida por outras relativamente a 2021 e 2022, segundo o TdC, que salientou ainda que o reporte de informação pelos municípios nos Relatórios de Gestão tinha, em muitos casos, “deficiências várias”, como a falta de critérios uniformes de quantificação e divulgação, “o que prejudicou a obtenção de conhecimento integral e comparável”.

Taxa de desemprego sobe para 6,4% em novembro, máximo desde julho de 2021

0
© João Polónia/Notícias Em Direto

A taxa de desemprego subiu para 6,4% em novembro de 2022, o valor mais elevado desde julho de 2021 e que compara com 6,0% em outubro e 6,2% em novembro de 2021, segundo dados provisórios divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com as Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego do INE, “em novembro de 2022 a taxa de desemprego aumentou para 6,4%, o valor mais elevado desde julho de 2021, quando foi de 6,6%”.

Em novembro de 2022, o INE estima que a população ativa (5.198,4 mil) tenha tido um decréscimo, em relação ao mês anterior, de 1,8 mil pessoas (a que corresponde uma variação relativa quase nula) e que tenha aumentado 0,5% em relação a novembro de 2021.

Município de Azambuja promove Concerto de Ano Novo em Virtudes

0

O Município de Azambuja vai promover um Concerto de Ano Novo, no próximo dia 15 de janeiro, na localidade das Virtudes, Freguesia de Aveiras de Baixo.

O concerto terá lugar na Igreja do Convento de Santa Maria das Virtudes, com início marcado às 16h00 e será a cargo da Banda de Música da ADR “O Paraíso” de Vale do Paraíso.

À semelhança das atividades promovidas pela Câmara Municipal de Azambuja, este evento será de entrada gratuita, mas limitado aos lugares existentes.

Bombeiros do Cadaval lamentam morte de José Carlos Caetano

0
© Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval (AHBVC)

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval (AHBVC) anunciou hoje o falecimento de José Carlos Caetano, comandante do quadro de honra da corporação.

Numa nota publicada na página de Facebook da AHBVC, o corpo de bombeiros manifestou “com profundo pesar” a sua morte, endereçando à família e amigos as mais sinceras condolências.

“O Comandante José Carlos Caetano, dedicou grande parte da sua vida aos Bombeiros do Cadaval e à Associação Humanitária, enquanto funcionário e comandante, cargo que exerceu entre os anos 2000 e 2010, sempre com grande empenho e dedicação”, sublinha documento.

Segundo a mesma fonte, o velório decorrerá esta sexta-feira, dia 6 de janeiro, a partir das 13h00, no Quartel dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, seguido de funeral no sábado, às 11h00, para o cemitério do Cadaval.

Federação Portuguesa de Surf lamenta morte do brasileiro Márcio Freire na Nazaré

0
© Município da Nazaré

A Federação Portuguesa de Surf (FPS) lamentou hoje a morte do brasileiro Márcio Freire, vitimado nas ondas gigantes da praia do Norte, na Nazaré.

“A Federação Portuguesa de Surf lamenta o trágico falecimento, na Nazaré, do surfista brasileiro Márcio Freire. À família enlutada e à comunidade do surf de ondas grandes, os nossos sentimentos”, expressou a FPS, em curta nota.

O surfista de 47 anos praticava surf rebocado quando caiu à água, ainda foi resgatado, por uma moto de água, para o areal, contudo o desportista já estava em paragem cardiorrespiratória, de acordo com informação da Polícia Marítima.

“Lamentavelmente, nenhuma das manobras de suporte de vida teve sucesso, acabando o óbito por ser declarado no local”, revelou Mário Lopes Figueiredo, comandante da Capitania de Nazaré à agência Lusa.

O corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.

Cidade Europeia do Desporto ajudou Leiria a recuperar número de praticantes perdidos na pandemia

0
Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022

O projeto Leiria Cidade Europeia do Desporto (CED) 2022 que chega ao fim na sexta-feira serviu para recuperar o número de praticantes federados e informais para níveis pré-pandemia, revelou o vereador do Desporto do município, Carlos Palheira.

Ao longo de 2022, cerca de 600 eventos foram realizados em Leiria, considerada pela ACES Europe – Associação de Cidades Europeias do Desporto a Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2022.

“O balanço é bastante positivo. Termos vindo de um ano de pandemia e sermos CED logo de seguida, foi uma oportunidade bem-sucedida. A taxa de recuperação de atletas, que estavam parados por via da pandemia, foi elevada”, disse o vereador à agência Lusa.

Segundo Carlos Palheira, na maioria das modalidades praticadas no concelho – quase meia centena -, o número de praticantes “está já nos níveis pré-pandémicos e em algumas até bastante acima”.

“Também temos mais sete clubes do que em 2020, aumentámos o ecletismo e mesmo no desporto feminino temos níveis elevados de adesão à prática”, salientou.

Em Leiria, a CED serviu para “ganhar embalagem e recuperar toda a importância que o desporto tem na construção das sociedades e nos vários benefícios para quem o pratica”.

A programação revelou-se “uma montra do que é o desporto e também do que é o desporto na cidade” de Leiria.

E isso permitiu “dar a conhecer a diversidade do desporto”.

“Quando as pessoas são expostas ao fenómeno desportivo é mais fácil fazerem uma adesão às práticas”, acrescentou.

Entre as realizações no âmbito da CED, em Leiria guarda-se particular memória do campeonato do mundo de andebol em cadeira de rodas.

“Foi um desafio e um projeto difícil, pelas questões de logística associadas, pela dimensão e complexidade. Mas também foi um processo muito apaixonante e elogiado por todos. Ainda por cima Portugal conseguiu a vitória, com o contributo de muitos atletas do concelho. Enche-nos de muito orgulho”.

No quadro da CED foi também desenvolvido um programa de melhoramento de infraestruturas desportivas. O município investiu um milhão de euros no apoio a 56 clubes, “para que as práticas ou as suas sedes fossem melhoradas”.

“Isso também contribuiu, de alguma maneira, para este sucesso”, considerou o vereador.

Depois da experiência em 2022, Carlos Palheira revelou acreditar que faria sentido avançar um dia com “um projeto intermunicipal” da mesma natureza, que permitisse “alargar a outras áreas e fazer uma partilha de experiências e saberes acumulados com mais pessoas, para desenvolver atividades de outra dimensão”.

Para 2023 e no pós-CED, Leiria fixou dois objetivos principais no desporto.

Primeiro, “fazer com que ainda mais pessoas adiram às práticas desportivas”, mesmo que o concelho “tenha quase o triplo de praticantes da média nacional, que anda à volta dos 20%, enquanto cá temos quase 60% de pessoas ativas”.

Por outro lado, Carlos Palheira considerou importante “continuar a trabalhar para melhorar a perceção social sobre o valor do desporto”.

“O desporto é um pilar absolutamente essencial na estrutura da nossa comunidade. Para os mais jovens, é uma escola de valores; para os menos jovens, é uma escola de saúde e de promoção e contacto social. Ainda há algum preconceito relativamente ao desporto e temos de continuar a trabalhar para minimizar ou até mesmo eliminá-lo de uma vez por todas”, concluiu.

Na sexta-feira à noite, Leiria despede-se da CED com uma gala de encerramento no Teatro José Lúcio da Silva, cerimónia em que será passado o testemunho a Viana do Castelo, que ostenta o título em 2023.

Governo: Secretária de Estado da Agricultura apresenta demissão

0
© Presidência da República

A secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou hoje a sua demissão por entender não dispor de “condições políticas e pessoais” para iniciar funções, um dia após a tomada de posse.

“A secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou esta tarde a sua demissão por entender não dispor de condições políticas e pessoais para iniciar funções no cargo”, avançou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

De acordo com a mesma nota, a demissão foi “prontamente aceite”.

O Correio da Manhã noticiou hoje que a nova secretária de Estado da Agricultura tem várias contas bancárias arrestadas, no âmbito de uma investigação que envolve o seu marido e antigo presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira.

Surfista morre na Praia da Norte, na Nazaré

0
foto ilustrativa: João Polónia / Notícias Em Direto

Um surfista de nacionalidade brasileira morreu hoje na Praia do Norte, na Nazaré, quando se encontrava a praticar surf, informou a Capitania do Porto da Nazaré.

A vítima mortal, de 47 anos, “era um surfista experiente, de nacionalidade brasileira, que terá caído durante a prática do surf”, disse à agência Lusa o comandante da Capitania da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo.

De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, no distrito de Leiria, o homem “foi rebocado para a praia por um colega numa mota de água, já em paragem cardio-respiratória”, tendo sido socorrido de imediato na praia pelos nadadores-salvadores que integram o dispositivo de apoio ao surf rebocado e, de seguida, pelos tripulantes de uma ambulância do INEM, acionada para o local.

“Lamentavelmente, nenhuma das manobras de suporte de vida teve sucesso, acabando o óbito por ser declarado no local”, disse ainda Mário Lopes Figueiredo, registando assim, “a primeira morte ligada ao surf nas ondas grandes da Praia do Norte”.

O corpo vai ser transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.

O alerta para o acidente foi dado às 16:16 e no local estiveram operacionais do INEM, dos Bombeiros das Nazaré e da Autoridade Marítima.

Optimized by Optimole