24 C
Caldas da Rainha
Domingo, Junho 28, 2026
Início Site Página 922

Martínez foi o único a receber proposta concreta para ser selecionador

0

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) garantiu hoje que o espanhol Roberto Martínez foi o único a quem o organismo “fez uma proposta concreta” para ser o novo selecionador, cargo que hoje assumiu.

“Depois de definido o perfil, falámos com muita gente, mas posso dizer que a única proposta concerta que fizemos para ser treinador foi ao Roberto Martínez”, disse Fernando Gomes, na apresentação do sucessor de Fernando Santos, como selecionador de futebol de Portugal.

Ao espanhol Roberto Martínez, que recentemente terminou um ciclo de seis anos à frente dos destinos da seleção da Bélgica, o líder federativo prometeu “desejo permanente de progredir e ganhar, confiança, estabilidade, organização, capacidade de trabalho e, estou certo, o apoio dos portugueses que são um povo apaixonado pela seleção nacional”.

“Desejo-te toda a sorte e recebo-te, em nome dos portugueses, seguro de que tudo farás para colocar a equipa de todos nós nas decisões das maiores provas internacionais”, disse Fernando Gomes, assumindo: “Estar na decisão significa, pelo menos, aceder às meias-finais. Em qualquer prova. É isso que ambicionamos, é esse o ADN da FPF”.

O líder federativo, cujo mandato termina no final do ano de 2024 admitiu ter sido colocado perante um grande desafio depois do Mundial2022, no Qatar, onde Portugal chegou aos quartos de final: manter o atual ciclo até ao Euro2024, ou iniciar novo caminho.

“Depois de um Mundial em que todos – a começar por mim! – sentimos que Portugal poderia ter ido mais longe, o desafio que enfrentei, como presidente da FPF, foi este: levar o ciclo que começou em 2014 até ao Europeu de 2024 ou iniciar já o ciclo que visa chegar ao Mundial 2026 como um dos mais fortes candidatos ao título?”, questionou, assumindo a decisão “muito ponderada” de começar um ciclo novo.

Fernando Gomes elencou de seguida o perfil definido – em conjunto com Humberto Coelho, João Pinto, e José Couceiro, elementos da direção federativa – para o novo selecionador: “ambicioso, conhecedor do futebol internacional, habituado a treinar jogadores ao mais alto nível, com experiência nos melhores campeonatos e idealmente também em seleções”.

“Na primeira conversa com Robert Martínez foi imediatamente claro que estava perante um treinador que se encaixava no perfil desenhado”, assegurou o presidente da FPF, garantindo que “nunca foi relevante o local de nascimento do novo selecionador de Portugal”.

Fernando Gomes considerou que o “percurso de Roberto Martínez fala por si próprio” lembrando há seis épocas, o espanhol “que como jogador se desenvolveu em Inglaterra” e “como treinador, tem construído uma carreira com base na permanente aquisição de competências e no trabalho” teve “oportunidade de começar a dirigir a Bélgica, seleção que colocou durante vários anos como número um do ranking mundial e que tornou uma equipa capaz de lutar com qualquer adversário, por todos os títulos.

O presidente da FPF começou a apresentação de Martínez, de 49 anos, com elogios a Fernando Santos, e seguro de que os portugueses não esquecerão o trabalho feito pelo anterior selecionador desde 2014.

“Juntos construímos o período mais feliz da seleção nacional, com a vitória no Euro 2016, a conquista da Liga das Nações, umas das melhores campanhas de sempre no Campeonato do Mundo do Qatar e o fortalecimento dos laços entre a equipa de todos nós e os 11 milhões de portugueses”, recordou o líder federativo.

Misericórdia de Alenquer lança concurso para construir creche de 2,8 ME

0
Direitos Reservados

A Santa Casa da Misericórdia de Alenquer lançou concurso de 2,8 milhões de euros (ME) para construir uma creche para colmatar o défice de oferta neste concelho do distrito de Lisboa, disse hoje o provedor.

“Na zona de Alenquer – Carregado, o número de vagas em creche é deficitário e, por outro lado, o crescimento urbano é uma evidência, o que torna não só necessário, como urgente, a instalação desta resposta social”, justificou Luís Rema à agência Lusa.

O concurso público foi lançado em Diário da República no dia 29 de dezembro, com o valor de 2,8 ME, estando a decorrer um prazo de 66 dias para a apresentação de propostas.

O investimento é financiado em 2,5 ME pelo Plano de Recuperação e Resiliência, adiantou o provedor.

Com um prazo de execução de 12 meses, a creche vai ser construída na zona de Paredes, em terreno cedido pela Câmara Municipal de Alenquer.

A creche vai dispor de quatro salas de berçário, com capacidade total para 40 bebés a partir dos quatro meses, oito salas para um e dois anos, com capacidade para 112 crianças, e outras oito salas dos 2 aos 3 anos, com capacidade para 144 crianças, perfazendo quase três centenas de crianças.

A Santa Casa da Misericórdia de Alenquer tenciona vir a efetuar acordos com a Segurança Social.

Roberto Martínez novo selecionador de Portugal de futebol até 2026

0

O treinador espanhol Roberto Martínez foi hoje oficializado como novo selecionador nacional de futebol, sucedendo a Fernando Santos, tendo assinado um contrato válido até 2026 com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

“Agradecemos o entusiasmo com que [Roberto Martínez] recebeu o convite da FPF. Desejo-te toda a sorte, seguro de que farás tudo para colocar a seleção de todos nós nas grandes competições internacionais”, disse o presidente da FPF, Fernando Gomes, na apresentação do sucessor de Fernando Santos à frente da equipa das ‘quinas’.

Fernando Gomes revelou que bastou uma conversa com Roberto Martínez para perceber que estava “perante um treinador com o perfil desejado” pela FPF e com capacidade para guiar a equipa às fases adiantadas das grandes competições.

“Roberto Martínez conduziu a Bélgica ao primeiro lugar do ranking mundial, com uma equipa capaz de se bater com qualquer adversário. Acreditamos que Portugal deve estar sempre nas decisões das grandes competições, ou seja estar pelo menos nas meias-finais de qualquer competição”, referiu.

O treinador espanhol, de 49 anos, deixou a seleção da Bélgica depois do Mundial2022, disputado no Qatar, onde foi eliminada ainda na fase de grupos, terminando um percurso de mais de seis anos, desde agosto de 2016.

Martínez – o terceiro estrangeiro na seleção lusa depois de Otto Glória e Luiz Felipe Scolari – vai ser apresentado ainda hoje, pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, a partir das 12:00, informou o organismo.

O espanhol levou a Bélgica ao pódio no Campeonato do Mundo de 2018, ao qual chegou como líder do ranking da FIFA – comandou esta hierarquia entre 25 de outubro de 2018 e 10 de fevereiro de 2022. No Mundial disputado na Rússia, os ‘diabos vermelhos’ foram eliminados nas meias-finais pela França, que viria a sagrar-se campeã, tendo batido a Inglaterra no jogo de atribuição do terceiro lugar.

No Euro2020, disputado em 2021 devido à pandemia de covid-19, a seleção belga foi afastada nos quartos de final pela Itália, depois de ter eliminado Portugal nos oitavos de final, num jogo decidido com um golo de Thorgan Hazard.

Antes de chegar à seleção belga, Martínez treinou Swansea, Wigan e Everton, em Inglaterra, e sucede na equipa das ‘quinas’ a Fernando Santos, que deixou o cargo depois da eliminação de Portugal nos quartos de final do Mundial2022, frente a Marrocos (1-0).

Ao serviço do Swansea conquistou a League One, terceira divisão do futebol inglês, em 2007/08, e venceu a Taça de Inglaterra pelo Wigan, em 2012/13.

Fernando Santos, que liderava a seleção portuguesa desde 2014, saiu em 15 de dezembro de 2022, depois de dar os dois primeiros troféus internacionais a nível sénior a Portugal, com a conquista do Euro2016 e da Liga das Nações de 2019.

Brasil: Secretário-geral da ONU condena ataques e pede respeito pelas instituições

0

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou hoje a invasão de apoiantes de Jair Bolsonaro às sedes do poder brasileiro, defendendo que o povo e as instituições democráticas do Brasil “devem ser respeitados”.

“Condeno o ataque de hoje às instituições democráticas do Brasil. A vontade do povo brasileiro e as instituições do país devem ser respeitados”, escreveu Guterres, na rede social Twitter.

O secretário-geral da ONU manifestou confiança de que a vontade do povo vai ser respeitada porque “o Brasil é um grande país democrático”.

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, decretou a intervenção federal em Brasília depois de centenas de apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro terem invadido e vandalizado o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), sedes dos poderes legislativo, executivo e judicial.

Os manifestantes, que furaram as barreiras de proteção da polícia, pedem uma intervenção militar para derrubar o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma semana após a sua tomada de posse.

A Polícia Militar conseguiu, entretanto, recuperar o controlo da sede do STF e o chefe de Estado brasileiro prometeu que todos os responsáveis pelas invasões serão punidos.

Brasil: Bispos católicos condenam ataques em Brasília, evangélicos em silêncio

0

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), instituição que reúne os bispos da Igreja Católica do Brasil, afirmou estar “perplexa com as graves e violentas ocorrências em Brasília”, enquanto igrejas evangélicas permanecem em silêncio.

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), perplexa com as graves e violentas ocorrências em Brasília, pede serenidade, paz e o imediato cessar dos ataques criminosos ao Estado Democrático de Direito”, disse a instituição numa mensagem divulgada nas redes sociais.

“Estes ataques devem ser imediatamente contidos e seus organizadores e participantes responsabilizados com os rigores da lei. Os cidadãos e a democracia precisam de ser protegidos”, acrescentou.

Instituições evangélicas com a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a Igreja da Lagoinha e a Assembleia de Deus, referidas como apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, não divulgaram nenhuma nota sobre os ataques perpetrados pelos apoiantes do antigo chefe de Estado a prédios públicos em Brasília.

Já líderes evangélicos do Congresso como o deputado Sóstenes Cavalcante, que lidera a bancada evangélica na Câmara dos Deputados, usou as redes sociais para atacar partidos de esquerda ao mesmo tempo em que disse condenar a invasão dos ‘bolsonaristas’ das sedes do poder executivo, legislativo e judiciário.

“Quem sempre fez manifestações com ‘quebra quebra’ foi a esquerda!! A imprensa [media] não chamava essas manifestações esquerdistas de atos anti democráticos. Reitero que sou contra a depredação de património público e privado, entretanto, não posso aceitar os dois pesos e duas medidas”, escreveu na rede social Twitter.

Outro evangélico e deputado federal que é apoiante de Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia, disse ao jornal Folha de S.Paulo que os atos em Brasília foram uma manifestação do povo e apontou dois pesos e duas medidas para o tratamento dado aos atos de ‘bolsonaristas’ em comparação com movimentos de esquerda.

“Cansei de ver o MST [Movimento dos Sem Terra] invadir prédio público e ficar acampado dois, três dias. A militância do PT [Partido dos Trabalhadores] fazer isso, e ninguém dizer que é ato antidemocrático. Que conversa é essa?” – questionou em declarações ao jornal brasileiro.

“Ou será que nós estamos em que planeta? Em que país nós estamos? Ou será que o povo, a imprensa [media], os políticos têm amnésia? Nunca vi ninguém dizer que era ato democrático”, acrescentou sem se referir a destruição do património público sem precedentes ocorrida em Brasília.

Malafaia ainda disse que os atos seriam uma “manifestação do povo. E aí? Usa dois pesos, duas medidas? Quando é a cambada de esquerda, é ato de livre manifestação. Quando são os outros, é ato antidemocrático? Isso é uma vergonha.”

Já o deputado e pastor evangélico Marcos Feliciano, também apoiante do ex-presidente brasileiro Bolsonaro, escreveu no Twitter que “a revolta popular que é quando um grupo de pessoas se organizam para protestar, é legítima. Os ânimos acirrados levaram as depredações que não são legítimas. Por causa delas, os manifestantes serão chamados de baderneiros e criminosos. O que vem a seguir será uma repressão sem limites”.

Lula da Silva decretou a intervenção federal em Brasília depois de centenas de apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro terem invadido e vandalizado o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), sedes dos poderes legislativo, executivo e judicial.

Os manifestantes, que furaram as barreiras de proteção da polícia, pedem uma intervenção militar para derrubar o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma semana após a sua tomada de posse.

A Polícia Militar conseguiu, entretanto, recuperar o controlo da sede do STF, do Congresso e do Palácio do Planalto, e o chefe de Estado brasileiro prometeu que todos os responsáveis pelas invasões serão punidos.

Mirandela vence Taça de Portugal de ténis de mesa feminino frente ao Sporting nas Caldas da Rainha

0

O CTM Mirandela conquistou hoje, pelo quarto ano consecutivo, a Taça de Portugal de ténis de mesa feminino, ao bater na final o Sporting, por 3-2, no Centro de Alto Rendimento de badminton, nas Caldas da Rainha.

A experiente Annamaria Erdelyi, de origem sérvia, e em Trás os Montes há 14 anos, foi a chave do êxito, ao vencer os dois desafios nos quais participou.

Primeiro, superou a internacional espanhola Galia Dvorák na abertura da final, por 3-2 (11-8, 6-11, 8-11, 11-7 e 11-8), e depois ganhou o quinto e decisivo encontro, sobre Patrícia Santos, por 3-0 (11-1, 11-6 e 11-4).

Pelo meio, a jovem galesa Anna Hursey empatou 1-1, ao impor-se por 3-0 a Matilde Pinto (11-5, 11-9 e 13-11), e foi decisiva na reviravolta, ao fazer equipa com Patrícia Santos, para se superiorizaram à dupla Inês Matos/Matilde Pinto, de 18 e 16 anos, respetivamente, por 3-1 (11-6, 11-5, 8-11 e 11-4).

Entretanto, o Mirandela tinha feito o 2-2 por Inês Matos, que se superiorizou a Galia Dvorák por 3-0 (11-5, 11-9 e 11-4).

“Temos sido muito felizes nesta prova. O Mirandela há muito que é o melhor em Portugal, pois, em 31 anos, ganhámos 26 vezes. E estamos com uma equipa em renovação”, congratulou-se o presidente do CTM Mirandela, Isidro Borges.

Marco Rodrigues, treinador do Sporting, assumiu o jogo “muito duro” e considerou que a chave do desafio foi a incapacidade da sua equipa em resolvê-lo quando liderava a partida por 2-1.

“Foi muito bom jogo, mas não o resultado que esperávamos. Temos de nos preparar melhor para o ‘play-off’ (do campeonato)”, completou.

Apoiantes radicais de Bolsonaro invadem as sedes dos três poderes na capital do Brasil

0

Manifestantes apoiantes de Bolsonaro invadiram hoje o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), sede do legislativo, executivo e do judiciário, num protesto violento na capital do Brasil.

A invasão começou depois de apoiantes radicais da extrema-direita brasileira apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas eleições em outubro passado, terem convocado um protesto para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Apesar de a polícia militar de Brasília ter colocado barreiras de proteção, os “bolsonaristas” avançaram e furaram o cerco policial. Há imagens dos invasores dentro do salão verde do Congresso, e dentro e fora no Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes da invasão, o ministro da Justiça do Brasil, Flávio Dino, afirmou ter conversado com governadores sobre as convocações dos protestos de “bolsonaristas” e disse esperar que a polícia não necessitasse de agir para conter atos violentos desses grupos.

Há imagens da barreira dos polícias na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a ser “furada” pelos manifestantes vestidos de verde e amarelo. Os “bolsonaristas” arrancaram grades para entrar na Praça dos Três Poderes enquanto os agentes tentavam contê-los com ‘spray’ de gás pimenta.

A invasão no Congresso brasileiro lembra um ato semelhante ocorrido nos Estados Unidos da América por extremistas que apoiavam então o ex-presidente Donald Trump, derrotado nas urnas, antes da posse do atual chefe de Estado norte-americano, Joe Biden, em 06 de janeiro de 2021.

Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver os “bolsonaristas” pedindo intervenção federal dentro do Congresso. Muitos dos manifestantes que agem com violência estavam acampados na frente do quartel-geral do Exército, na capital do país.

Há informações de que cerca de quatro mil “bolsonaristas” chegaram a Brasília para este ato, convocados nas redes sociais por grupos de extrema-direita.

O Ministro da Justiça usou as redes sociais para dizer que “essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça”.

Já há imagens também de elementos da cavalaria da Polícia Militar tentando dispersar parte da multidão que tenta invadir também o STF transmitidas pela rede de televisão brasileira GloboNews de um helicóptero nas quais é possível ver “bolsonaristas” invadindo a área externa do prédio do STF e reagindo à ação de polícias que tentam dispersá-los.

Há também imagens de manifestantes na área externa e dentro do Palácio do Planalto, sede do Governo brasileiro.

Ucrânia: Dois mortos e nove feridos nas últimas 24 horas apesar da trégua

0
Foto: D.R.

Pelo menos duas pessoas morreram e nove ficaram feridas nas últimas 24 horas na Ucrânia, apesar do cessar-fogo unilateral declarado pelo Presidente russo, Vladimir Putin, que terminou à meia-noite de sábado, disseram hoje as autoridades ucranianas.

Segundo o vice-chefe da administração presidencial ucraniana, Kyrylo Tymoshenko, um civil foi morto na região de Karkiv (nordeste) e outro na de Donetsk (leste), com nove pessoas a ficarem feridas em três outras áreas.

Sexta-feira e sábado, durante a trégua estabelecida unilateralmente pela Rússia por ocasião do Natal ortodoxo, as hostilidades continuaram, apesar de uma diminuição da intensidade em comparação com os dias anteriores.

Após o fim do cessar-fogo, o Estado-Maior ucraniano registou durante a madrugada de hoje mais de 50 ataques com mísseis e foguetes russos em várias regiões da Ucrânia.

A vice-ministra da Defesa ucraniana, Ganna Maliar, relatou uma situação “difícil” no leste, onde se concentra a maior parte dos combates, e reconheceu que as tropas russas estão “a avançar em algumas áreas”, salientando, porém, que as forças de Kiev também avançam “passo a passo” noutras.

Segundo Maliar, a situação é “muito difícil” em Soledar, cidade localizada perto de Bakhmut, o ponto mais quente da frente de combate, onde a agência noticiosa France-Presse (AFP) deu conta da existência de duelos de artilharia na sexta-feira após a entrada em vigor teórica do cessar-fogo.

A ofensiva militar lançada pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas – 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,9 milhões para países europeus –, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa – justificada por Putin com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com o envio de armamento para as autoridades ucranianas e com a imposição de sanções políticas e económicas a Moscovo.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.919 civis mortos e 11.075 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Presidente da Liga dos Bombeiros critica modelo sub-regional de proteção civil

0

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) criticou hoje a mudança do sistema de Proteção Civil para comandos sub-regionais, apontando a falta de preparação do processo e um aumento da despesa pública sem articulação com os bombeiros.

Em entrevista à TSF e ao JN, António Nunes considerou que “não faz sentido” a transição dos Comandos Distritais de Operações e Socorro (CDOS) para os novos 24 comandos sub-regionais sem que se tenha avançado primeiro com uma alteração da Lei de Bases da Proteção Civil ou a criação de um comando nacional de bombeiros, descrevendo como “uma barafunda autêntica” a situação que entrou em vigor esta quarta-feira.

“Não faz sentido ativar-se novos modelos sem que estejam todos preparados para isso. Há inclusivamente sub-regiões que não têm salas de operações. Nós, bombeiros, o que queríamos era: primeiro, altere-se a lei de bases da proteção civil, em segundo lugar, crie-se o comando nacional de bombeiros e, em terceiro, vamos adaptar a estrutura como o Estado entender”, defendeu o presidente da LBP.

Recuperando a reivindicação de um comando nacional de bombeiros, António Nunes afirmou que esse cenário permitiria minimizar algumas situações, admitindo até que a LBP “nem sabe hoje quem são os seus comandantes sub-regionais” e acusando a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) de absorver os bombeiros.

“Ao longo do tempo houve uma absorção, por parte da proteção civil, dos bombeiros. Até a própria força especial de bombeiros foi anexada, foi sugada pela proteção civil”, sublinhou o responsável, continuando: “O que queremos é a nossa independência operacional, porque uma operação de bombeiros não é uma operação de proteção civil. Os bombeiros têm de ter a sua independência”.

Por outro lado, António Nunes recusou que o modelo de voluntariado para os bombeiros esteja esgotado, mas reconheceu que “tem de ser alterado – e profundamente alterado”.

“Temos de ter a consciência do risco que temos hoje em relação ao voluntário. O movimento do voluntariado, do ponto de vista associativo e operacional, é fundamental para mantermos esta estrutura”, observou.

Questionado sobre o próximo congresso de março, o presidente da LBP referiu que será “o primeiro congresso ideológico” dos últimos 10 ou 15 anos, mas negou que o objetivo seja o ataque ao Governo.

“Nós não ‘malhamos’ nem no PS, nem em nenhum Governo. Porque os bombeiros são da sociedade e sendo da sociedade têm é de chamar a atenção dos sucessivos governos, quando necessário, para as dificuldades dos bombeiros”, concluiu.

Numa entrevista à Lusa, em 28 de dezembro, a secretária de Estado da Proteção Civil rejeitou que as corporações de bombeiros viessem a sentir qualquer alteração com o novo modelo de organização territorial da Proteção Civil, considerando esta mudança “uma mais-valia” para o sistema.

“Os bombeiros vão continuar a trabalhar ao seu nível, ao nível dos seus corpos de bombeiros, das suas áreas de atuação, o que vão ter é um reporte diferente a partir de agora. Em vez de reportarem ao comando distrital, reportam a um comando sub-regional. Isto não provoca nenhuma alteração nem obriga a nenhum tipo de integração numa outra estrutura”, disse Patrícia Gaspar.

O fim dos 18 CDOS e a criação de 24 comandos sub-regionais de emergência e proteção civil estavam previstos na lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que entrou em vigor em abril de 2019.

Mau tempo: Zonas norte e centro sob aviso laranja por causa de chuvas fortes

0
foto ilustrativa: João Polónia / Notícias Em Direto

As zonas norte e centro de Portugal Continental vão estar hoje sob aviso laranja devido a períodos de chuva forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As previsões de períodos com chuvas fortes justificam o aviso laranja para os distritos de Aveiro, Braga, Viseu, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, apesar de em diferentes períodos do dia.

No caso de Viseu e Aveiro, o aviso laranja é para entre as 09:00 e as 15:00, quando se preveem períodos de chuva, por vezes forte.

Já para os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga o aviso laranja é para o período entre as 06:00 e as 12:00, em que se esperam períodos de chuva, por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão também sob aviso laranja por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste, com cinco a seis metros, podendo atingir os 11 metros, no período entre as 03:00 e as 21:00.

O aviso laranja por causa da agitação marítima estende-se aos distritos de Lisboa, Leiria e Coimbra.

Optimized by Optimole