24 C
Caldas da Rainha
Domingo, Junho 28, 2026
Início Site Página 21

Mau tempo em Figueiró dos Vinhos leva a pedido urgente de mão-de-obra e geradores

0

As autoridades de Figueiró dos Vinhos solicitaram esta quinta-feira apoio urgente em mão-de-obra e geradores, depois das fortes chuvas que afetaram o concelho e provocaram danos em infra-estruturas, cortes de energia e dificuldades no abastecimento de serviços básicos.

Segundo as autoridades locais, o impacto do mau tempo resultou em estradas danificadas, quedas de árvores e falhas no fornecimento elétrico em várias freguesias, colocando em risco a segurança e o acesso a serviços essenciais para as populações afetadas.

O pedido de reforços inclui equipas especializadas para restabelecer a normalidade o mais rapidamente possível e geradores que possam assegurar eletricidade às zonas mais afetadas. A Proteção Civil tem acompanhado a situação e apelado à população para que evite deslocações desnecessárias enquanto as operações de resposta decorrem, com previsão de tempo instável ainda para os próximos dias.

Kristin: Ventura chama jornalistas e garante que Seguro “foi sozinho às zonas afetadas”

0
foto ilustrativa: Arlindo Homem

André Ventura, dirigiu-se esta quarta-feira aos jornalistas para reforçar que António José Seguro Seguro visitou as zonas afetadas por recentes acontecimentos sozinho, numa resposta às críticas políticas recentes sobre responsabilidade e presença nos locais de crise.

Durante uma intervenção, Ventura destacou que Seguro não se fez acompanhar por elementos partidários ou por estrategas políticos quando se deslocou às áreas mais impactadas, sublinhando o compromisso pessoal demonstrado pelo ex-dirigente. O deputado argumentou que a presença direta de políticos nos locais afetados é um sinal de responsabilidade e preocupação pelos cidadãos, em contraste com acusações consideradas oportunistas por alguns setores.

A declaração surge no contexto de intensificação do debate político em torno da forma como os líderes partidários têm reagido às crises recentes e às críticas de que, por vezes, faltaria presença no terreno. Analistas políticos consideram que o episódio reflete uma tentativa de contrapor narrativas dentro do próprio espectro partidário, ao mesmo tempo que André Ventura procura reforçar a imagem de proximidade de Seguro com as comunidades locais.

Benfica assegura acordo histórico de 114,2 milhões de euros com a NOS

0

O Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD confirmou esta segunda-feira a assinatura de um contrato com a operadora NOS para os direitos de transmissão televisiva e multimédia dos jogos da equipa principal, válido para as temporadas 2026/27 e 2027/28. O valor total do acordo alcança 114,2 milhões de euros, o maior montante alguma vez pago por direitos de futebol em Portugal.

Este entendimento engloba a cessão dos direitos de transmissão dos encontros em casa da equipa A no Campeonato Nacional da I Liga, bem como os direitos de transmissão e distribuição do canal Benfica TV.

Do total do contrato, 104,6 milhões de euros referem-se diretamente aos direitos televisivos, enquanto um adicional de 2,4 milhões de euros provém de um contrato de exploração publicitária do canal. Para além disso, o clube garante a exploração da publicidade dinâmica no Estádio da Luz, avaliada em 7,2 milhões de euros ao longo dos dois anos do acordo.

“O Feriado Municipal é um Dia Maior. É memória. É identidade. É futuro”

0
foto: Município de Óbidos

Óbidos comemorou, no passado domingo, o Feriado Municipal com a realização da sessão solene, ponto central das celebrações que assinalam a integração da vila no território que viria a dar origem a Portugal, a 11 de janeiro de 1148.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, destacou o simbolismo da data, sublinhando a sua importância enquanto referência histórica e identitária do concelho. “O Feriado Municipal é um dia maior. É memória. É identidade. É, acima de tudo, futuro”, afirmou o autarca, acrescentando que o episódio de 1148 permanece como um exemplo de determinação, visão e coragem que continua a marcar Óbidos quase nove séculos depois.

Filipe Daniel fez um retrato de Óbidos enquanto território de história viva, valorizando o património material e imaterial, a paisagem, as aldeias e, sobretudo, as pessoas.

O presidente enquadrou ainda o início do novo ciclo autárquico 2025-2029, definindo-o como um mandato de continuidade com renovação, assente na proximidade, responsabilidade e ambição. “Recebemos este mandato com humildade e vamos exercê-lo com responsabilidade”, afirmou, enaltecendo a confiança expressa pelos obidenses, nas últimas eleições.

Entre os principais eixos estratégicos da governação municipal, Filipe Daniel apontou a educação e a inovação social, a saúde e o bem-estar, a habitação e o desenvolvimento económico como dimensões nucleares de uma visão global de coesão territorial, sustentabilidade ambiental, cultura, património, desporto e qualidade de vida. O autarca salientou o Orçamento Municipal de cerca de 42,5 milhões de euros como expressão concreta desta estratégia.

“Destaco o reforço muito significativo das transferências para as Juntas de Freguesia, com um aumento médio superior a 75 por cento. É um sinal claro de confiança no poder local de proximidade e no trabalho que é feito no terreno, todos os dias”, referiu, apontando igualmente um vasto conjunto de investimentos estruturantes em fase de projeto ou execução, nas áreas da educação, segurança, desporto, habitação, mobilidade, património e desenvolvimento económico.

Na área da saúde, de salientar o reforço do Plano Óbidos + Saúde, com um investimento próximo dos 700 mil euros. “Requalificámos o Centro de Saúde, criámos condições para atrair profissionais, avançámos com a Unidade de Saúde Familiar de Modelo C, estamos a desenvolver um Plano Estratégico para a Saúde e Bem-Estar, e concretizaremos os primeiros Balneários Termais de Óbidos. E estamos a acompanhar com atenção o processo do Novo Hospital do Oeste, determinante para toda a região”.

Na área social, o presidente destacou os resultados das políticas de apoio às famílias, à natalidade e aos idosos (designadamente através do Programa Melhor Idade e do Plano Estratégico Melhor Idade 2.0, do apoio à construção de estruturas residenciais e ao desenvolvimento do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão), bem como o crescimento demográfico registado no concelho. “Óbidos registou o maior crescimento demográfico. Não por acaso, mas porque quando as políticas públicas são coerentes, humanas e consistentes, transformam a vida das pessoas”, afirmou.

Gerar economia, criar emprego, projetar o território

No capítulo do desenvolvimento económico, Filipe Daniel enalteceu o papel da empresa municipal Óbidos Criativa, “que transformou os eventos em instrumentos de política pública, capazes de gerar economia, criar emprego, combater a sazonabilidade e projetar o território”.

Da mesma forma, também o Parque Tecnológico de Óbidos é um “pilar central” da estratégia de desenvolvimento do município. “É um espaço onde as empresas inovam, criam valor e crescem”, e que, articulado com o Hub Agroindustrial e o Hub da Saúde, reforça “uma lógica de especialização inteligente e complementaridade territorial”.

“Em 2025, todos os lotes da primeira fase foram vendidos”, o que traduz “confiança, atratividade e reconhecimento”, sublinhou. A esta altura, estão previstos investimentos privados “de vários milhões de euros, que significam emprego qualificado, fixação de talento, aumento da base económica e prosperidade – não apenas para Óbidos, mas também para toda a região e para o País”.

Na sua intervenção, o autarca falou ainda da modernização administrativa em curso, da celebração dos 10 anos de Óbidos como Cidade Criativa da Literatura da UNESCO, e da aposta no desporto, na cultura e na valorização do património enquanto pilares de desenvolvimento sustentável.

Filipe Daniel encerrou o seu discurso com uma mensagem de mobilização e confiança no futuro: “Óbidos entra agora em velocidade de cruzeiro. Com ambição. Com responsabilidade. Com visão. Este Executivo trabalhará sempre por todos e para todos. Sem exceções”.

“Compromisso com o futuro”

Na ocasião, Fernando Jorge, presidente da Assembleia Municipal de Óbidos, referiu que o dia 11 de janeiro é um dia para celebrar, “mas também para projetar”.

O concelho de Óbidos “cresceu, modernizou-se, e afirmou-se como referência em cultura, turismo e qualidade de vida. Este progresso não é obra do acaso. É o resultado de um trabalho persistente, de uma visão clara, e de um compromisso diário com o futuro”.

Personalidades distinguidas

Durante a sessão solene, foram atribuídas três medalhas de mérito municipal, distinção que reconhece e homenageia personalidades que se destacaram pelo seu mérito, ação e ligação ao território.

Uma das medalhas foi atribuída, a título póstumo, a Abílio Januário da Silva. Figura marcante da vila e fundador do bar Ibn Errik Rex, deixou um legado humano e cultural que permanece vivo na memória do concelho.

Outra das medalhas foi atribuída a Maria Elisa Brás Fernando. Presença constante nas iniciativas culturais promovidas pelo Município, é uma das poetisas populares mais conhecidas de Óbidos.

Vítor Pereira Mata foi também agraciado nesta sessão. Artista multifacetado, revelou desde cedo uma forte ligação às artes plásticas, à música e à poesia. Presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Negros entre 2001 e 2013, e uma referência cultural, continua hoje a desenvolver o seu trabalho no atelier “Casa das Artes”.

Mostra “Sabores da Tapada Real” celebra gastronomia de caça, sustentabilidade e património natural em Mafra

0
Créditos da fotografia: restaurante Adega do Convento

Gastronomia, sustentabilidade e património natural. A mostra gastronómica “Sabores da Tapada Real” regressa ao Concelho de Mafra entre os dias 4 e 8 de fevereiro, juntando os melhores pratos de caça às paisagens deslumbrantes da Tapada Nacional de Mafra. Para celebrar os sabores e a identidade desta região de caça, o programa integra uma exposição temática, ementas exclusivas, um jantar vínico e percursos pedestres na referida Tapada.

A mostra afirma-se como uma celebração da identidade do concelho de Mafra e da tradição cinegética responsável, promovendo os produtos locais, a restauração do concelho e uma abordagem consciente à gestão dos recursos naturais.

O programa tem início no dia 4 de fevereiro, com a inauguração da exposição de rua “Cores e Texturas da Tapada Nacional de Mafra”, às 17h00, patente no Largo General Humberto Delgado, em Mafra, revelando detalhes, atmosferas e paisagens desta Floresta Encantada, captados pela lente de fotógrafos locais.

De 6 a 8 de fevereiro, são 14 os restaurantes de todo o concelho que disponibilizam ementas selecionadas e pratos confecionados com animais provenientes da ação de gestão cinegética da Tapada Nacional de Mafra, reserva onde não se verifica a existência de predadores naturais. Para acompanhar, poderão ser degustadas outras iguarias típicas, como os queijos saloios frescos ou curados, o afamado Pão de Mafra ou a doçaria tradicional.

A tradição gastronómica e o saber-fazer local estendem-se a um jantar vínico, no dia 6 de fevereiro, com o tema “À Mesa na Floresta Encantada”, que convida a uma experiência sensorial única no Vale do Celebredo, o coração da Tapada Nacional de Mafra, com talks temáticas e degustação comentada das melhores iguarias de caça e vinhos de produtores locais. O jantar tem um valor de 60€/pessoa. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira online da Tapada Nacional (brevemente disponíveis).

A sustentabilidade ambiental e a preservação do património natural é, também, o mote desta edição da mostra gastronómica. Através de um percurso pedestre interpretativo na Tapada Nacional de Mafra, no dia 7 de fevereiro, o público poderá descobrir as diferentes espécies da fauna e flora que habitam algumas zonas recônditas deste espaço singular.

Para Hugo Moreira Luís, Presidente da Câmara Municipal de Mafra:
“A realização desta mostra representa uma oportunidade estratégica para afirmar Mafra como destino de excelência no panorama gastronómico regional, unindo sabor, conhecimento e natureza. Ao envolver a comunidade local, produtores, restauração e agentes turísticos, afirma-se como um exemplo de cooperação, sustentabilidade e inovação, promovendo práticas responsáveis e de valorização dos produtos locais”.

Sobre a mostra:

A mostra gastronómica “Sabores da Tapada Real” é organizada pelo Município de Mafra, em parceria com a Tapada Nacional de Mafra, desde 2007, com o objetivo de celebrar a autenticidade, a riqueza gastronómica e o património natural e cultural do concelho. Os produtores e restaurantes aderentes propõem-se, a cada ano, a reinterpretar tradições e valorizar os produtos locais, com menus exclusivos que traduzem a identidade da região, transformando cada refeição num verdadeiro percurso de descoberta. Em matéria de sustentabilidade, inovação e cooperação, a mostra apresenta-se como uma marca de referência no panorama gastronómico regional, projetando Mafra e a Tapada Nacional no mapa dos destinos que unem sabor, conhecimento e natureza.

Torres Vedras passa a dispor de novo ecocentro para recolha seletiva de resíduos

0
foto: Município de Torres Vedras

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras informam que entrou em funcionamento um novo Ecocentro na cidade de Torres Vedras, uma infraestrutura que visa reforçar a eficiência da recolha seletiva e contribuir para a redução do abandono de resíduos no território.

O novo Centro de Recolha encontra-se localizado no Parque Regional de Exposições de Torres Vedras e está aberto à população para a deposição gratuita de resíduos devidamente separados. É possível efetuar a deposição das seguintes tipologias de resíduos: resíduos de construção e demolição (RCD) separados por tipologia, loiça sanitária, madeira, resíduos volumosos, resíduos verdes, óleo alimentar usado (OAU) e resíduos têxteis.

A infraestrutura funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 8h00 às 12h00.

Para a utilização do Ecocentro é obrigatória apresentação de identificação do utilizador, nomeadamente o número de identificação fiscal, a pesagem da viatura e a identificação dos resíduos a entregar. Devem ser respeitadas todas as indicações dadas pelo colaborador responsável pelo Ecocentro.

A utilização do Ecocentro está limitada a uma deposição diária por utilizador. No caso dos resíduos de construção e demolição, o limite de entrega é de 250 kg por dia, considerando-se apenas resíduos resultantes de pequenas obras de bricolage ou remodelação. Podem efetuar descargas em simultâneo até três utilizadores.

Todos os resíduos devem ser entregues devidamente separados, para colocação nas respetivas caixas de acordo com as regras em vigor e com as indicações da pessoa responsável no local que poderá, em caso de incumprimento, condicionar o acesso à descarga.

Com a entrada em funcionamento deste novo Ecocentro, os SMAS de Torres Vedras reforçam o seu compromisso com a gestão sustentável de resíduos no concelho, disponibilizando à população melhores condições para uma correta deposição dos seus resíduos e incentivando os munícipes para melhores práticas ambientais.

CROAS e União Desportiva de Santarém unem-se para promover a adoção responsável de animais

0
foto: Município de Santarém

No próximo sábado, o Estádio Chã das Padeiras será palco de um momento especial onde o desporto e a causa animal se encontram pela mesma missão: dar uma nova oportunidade de vida a cães que aguardam por uma família no Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém (CROAS).

Antes do apito inicial do jogo entre a União Desportiva de Santarém (UDS) e o Belenenses, os jogadores da casa entrarão em campo acompanhados por cães atualmente acolhidos no CROAS. Será um momento simbólico, emotivo e profundamente inspirador, que pretende sensibilizar todos os adeptos e a comunidade para a importância da adoção responsável — um gesto que transforma vidas, tanto dos animais como das famílias que os recebem.

Emanuel Campos, Vice-Presidente da autarquia referiu que “o desporto é um veículo de valores — equipa, respeito e compromisso — exatamente os mesmos que defendemos na adoção responsável. Com esta iniciativa queremos mostrar que ganhar também é dar uma família a quem espera por ela. Este é um modelo que queremos alargar, desafiando outros clubes e associações desportivas do concelho a integrarem ações de adoção nos seus eventos”.

Esta ação reforça a missão do Município de Santarém na proteção e bem-estar animal, continuando o trabalho já reconhecido do CROAS, onde diariamente equipas de profissionais e voluntários cuidam, protegem e acompanham cada animal até ao momento da adoção.

Mais do que promover adoções, este momento pretende alertar para a importância de um processo consciente: cada adoção deve ser refletida, preparada e responsável — uma prática já seguida no CROAS, onde os adotantes passam por uma fase de candidatura, conversa e avaliação prévia, garantindo o bem-estar e a segurança de todos.

A entrada nesta iniciativa que cruza com o jogo entre a União Desportiva de Santarém e o Belenenses é gratuita para sócios e simpatizantes da UDS, tornando esta iniciativa ainda mais acessível a quem quer apoiar a equipa e, ao mesmo tempo, conhecer os cães que procuram um lar.

Novos Tempos: Silêncio cúmplice ou voz incómoda?

0
Sérgio Carvalho (Professor e Jornalista)

Sempre que a Igreja Católica se pronuncia sobre temas sociais ou políticos em Portugal, repete-se o mesmo refrão: “A Igreja não deve meter-se na política.” A frase surge tanto de sectores laicistas como, curiosamente, de alguns católicos incomodados. Mas talvez a pergunta esteja mal colocada. A questão não é se a Igreja deve falar de política, mas se pode deixar de falar quando está em causa a dignidade da pessoa humana.

Em Portugal, a Igreja não disputa eleições, não redige programas partidários, nem indica em quem votar. Mas seria uma leitura redutora – e até ingénua – pensar que isso a dispensa de intervir no espaço público. A Doutrina Social da Igreja recorda que a fé cristã tem, inevitavelmente, consequências sociais. Onde há pobreza estrutural, injustiça laboral, exclusão habitacional, desprezo pelos idosos, instrumentalização dos migrantes ou fragilização da vida humana, o silêncio não é neutralidade: é cumplicidade.

O contexto português torna esta reflexão particularmente urgente. Vivemos num país cansado, com muitos jovens sem horizonte, famílias esmagadas pelo custo da habitação, trabalhadores empurrados para a precariedade e uma crescente indiferença perante os mais frágeis. Ao mesmo tempo, o debate público tende a radicalizar-se: ou tudo é ideológico, ou tudo é reduzido a números e slogans. Falta densidade ética, memória histórica e horizonte humano.

É precisamente aqui que a Igreja pode – e deve – ser uma voz incómoda. Não para impor soluções técnicas, mas para lembrar princípios: a centralidade da pessoa humana, o primado do bem comum, a solidariedade intergeracional, o cuidado com os mais pobres, a rejeição da cultura da morte e do supérfluo. Quando um bispo fala de salários indignos, quando a Cáritas denuncia novas formas de pobreza ou quando um pároco se indigna com a exclusão social na sua paróquia ou bairro, isso não é partidarismo: é o Evangelho aplicado à realidade.

O problema, muitas vezes, não é a Igreja falar demais, mas falar pouco ou mal. Ou porque se refugia num discurso vago e inofensivo, ou porque reage apenas quando se sente atacada. Uma Igreja que só intervém para se defender perde credibilidade; uma Igreja que fala em nome dos que não têm voz ganha autoridade moral, mesmo que incomode.

Portugal precisa de uma Igreja livre: livre dos partidos, mas não livre da consciência; distante do poder, mas próxima do sofrimento real. Num tempo em que muitos confundem neutralidade com indiferença, talvez seja tempo de recuperar a coragem de uma palavra clara, serena e profética.

Porque, no fim, não se trata de a Igreja fazer política. Trata-se de não deixar a política sem alma.

Táxis aéreos comerciais vão começar a voar em 2026 — Dubai confirma operação até final do ano

0

Táxis aéreos comerciais começam a operar até ao final de 2026, anunciou a Autoridade de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos, marcando um passo importante na mobilidade aérea urbana e regional.

A autoridade reguladora confirmou que várias empresas já estão a finalizar certificações e testes para iniciar voos comerciais de táxis aéreos — veículos elétricos de descolagem e aterragem vertical (eVTOL) — com base em Dubai. Estes táxis aéreos prometem oferecer uma alternativa rápida e sustentável ao trânsito rodoviário, aproximando cidades e áreas metropolitanas numa fração do tempo atual.

O modelo tem sido visto como uma inovação disruptiva no setor dos transportes, combinando tecnologia elétrica com capacidades de voo autónomo ou semi-autónomo. A administração de Dubai já anunciou planos para integrar estes veículos na rede de mobilidade da cidade, com hubs de descolagem em áreas estratégicas e ligações a pontos turísticos, centros empresariais e zonas residenciais.

Especialistas em aviação afirmam que a chegada dos táxis aéreos comerciais poderá redefinir o transporte urbano nos próximos anos, apesar de desafios regulatórios e de segurança que ainda precisam de ser superados. Ainda assim, a confirmação da operação até ao final de 2026 coloca Dubai na vanguarda desta nova era de voos urbanos.

GNR e Município do Cartaxo assinam protocolo para implementação de sistema de videovigilância

0

O edifício da Câmara Municipal do Cartaxo vai acolher a implementação de sistema de videovigilância, anunciou hoje a autarquia. A assinatura do protocolo de cooperação, que envolve a GNR e o Município aconteceu esta quarta-feira nos Paços de Concelho.

O documento foi assinado pelo Coronel Pedro Miguel Duarte da Graça, Comandante do Comando Territorial de Santarém, e pelo Presidente da Câmara Municipal, João Ferreira Heitor, em representação do Município.

Este acordo visa implementar um Sistema de Videovigilância em vários locais do Município, com o objetivo de “reforçar a segurança de pessoas e bens, bem como prevenir a prática de ilícitos criminais”.

“O sistema constitui um meio auxiliar adequado para assegurar a manutenção da segurança e ordem pública, contribuindo para a prevenção da prática de crimes e para o aumento significativo do sentimento de segurança das populações residentes e visitantes do concelho”, sublinha nota da autarquia divulgada nas redes sociais.

Optimized by Optimole