O II Festival do Azeite de Pernes foi inaugurado hoje, dia 3 de março, ao fim da tarde, por Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém e por Raúl Violante, Presidente da Junta de Freguesia de Pernes. Esta edição do Festival conta com 50 stands de vários ramos de atividade, de Pernes ou de terras vizinhas: desde produtores de azeite, a produtores de hortofrutícolas, fábricas de torneados e de artigos em madeira, de doçaria tradicional, tais como os famosos Pastéis de Santo António, um Hostel dedicado à memória de Pernes, ou uma fábrica de Enchidos e Charcutaria Tradicional do Ribatejo.
Esta iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Pernes e pelo Movimento Associativo da Freguesia, que se realiza, pela primeira vez, no Pavilhão Multiusos, contou com a apresentação do Projeto do Grupo Entogreen, a implementar na Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes, num investimento da maior relevância para o futuro da freguesia de Pernes e que vai permitir criar, logo à partida, 40 postos de trabalho. O Projeto, “dedicado completamente à economia circular” foi apresentado por Daniel Murta, Presidente da Comissão Executiva da EntoGreen.
Ricardo Gonçalves referiu que “são muitos os desafios que temos para lançar” e “estamos a antecipar futuro com a diferenciação que o nossos Concelho está a conseguir: o projeto de construção do novo aeroporto pode transformar esta região. Por outro lado, a instalação desta empresa inovadora é um orgulho para todos nós”.
Até domingo, o Festival do Azeite oferece uma verdadeira montra da gastronomia local, com serviço de almoços, jantares e petiscos, folclore, bailes, música tradicional, after hours party com djs, e showcooking.