15.2 C
Caldas da Rainha
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Nazaré: Grupos para a EHF Beach EURO 2023 já são conhecidos

As 16 equipas masculinas e 16 femininas que participarão na EHF Beach EURO 2023 em maio, na Nazaré, conheceram, ontem, de manhã, os adversários após a realização do sorteio, que decorreu na Biblioteca Municipal José Soares.

A Alemanha, que ganhou a competição feminina na EHF Beach EURO 2021, enfrentará as vice-campeãs do torneio, a Dinamarca, no grupo A, o mesmo em que ficaram a França e Itália.

A Espanha, medalhada de bronze em 2021, ficou no grupo D, juntamente com a Polónia, Croácia e Roménia.

A Dinamarca, atual campeã do EURO de praia masculino, também jogará contra a Alemanha na fase de grupos, tendo escapou ao grupo da Croácia, campeã do EURO. A Dinamarca está no grupo D, assim como a Roménia e Turquia, enquanto a Croácia jogará contra a Noruega, Polónia e Holanda no grupo A.

Portugal, enquanto anfitrião, teve direito a escolher os seus grupos. Escolheram o grupo B no torneio feminino, contra a Holanda, Ucrânia e Turquia; enquanto a equipa masculina jogará contra a Hungria, França e Itália, também no grupo B.

Grupos Femininos
Grupo A: Alemanha, Dinamarca, França, Itália
Grupo B: Holanda, Ucrânia, Portugal, Turquia
Grupo C: Hungria, Grécia, Noruega, Eslováquia
Grupo D: Espanha, Polónia, Croácia, Roménia

Grupos Masculinos
Grupo A: Croácia, Noruega, Polónia, Holanda
Grupo B: Hungria, França, Portugal, Itália
Grupo C: Espanha, Ucrânia, Suécia, Grécia
Grupo D: Dinamarca, Alemanha, Roménia, Turquia

O torneio irá decorrer na Nazaré de 24 a 28 de maio. É o 13º EURO de Andebol de Praia e é a primeira vez que Portugal acolhe o torneio sénior; tendo a Nazaré acolhido, anteriormente, o EURO 2016 de Andebol de Praia na categoria dos mais jovens.

No sorteio participaram Michael Wiederer, Presidente da EHF; o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro; e Miguel Laranjeiro, Presidente da FAP – Federação de Andebol de Portugal.

Michael Wiederer disse ser “uma honra estar na Nazaré, não só conhecida pela sua Onda, mas também pela promoção de desportos de praia e em particular o andebol de praia”.

Sobre o evento de maio “nível de topo”, o presidente da EFH disse ter uma “enorme expectativa, não só pelo próprio entusiasmo manifestado pela organização, como pelos resultados esperados, que irão apurar os campeões europeus e medalhados, mas também apurar quem segue para o evento seguinte, que decorrerá na Polónia”.

Por sua vez, Walter Chicharro, salientou que para além da preservação das tradições, a Nazare é também “uma capital internacional dos desportos de praia e um lugar onde o andebol de praia está em casa e onde as pessoas apoiam intensamente os jogadores e o desporto”.

“Estamos ansiosos por ver aqui equipas e adeptos para a melhor taça europeia de sempre. Uma grande recepção a todas as equipas”, disse o autarca.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
31InscritosInscrever

Últimas Notícias