FC Porto vence o Stuttgart por 2-0 e segue para os quartos de final da Liga Europa.
Os azuis e brancos marcaram aos 21 minutos por William Gomes na sequência de um contra ataque.
O segundo golo foi apontado pelo jovem Victor Froholdt aos 72 minutos com um grande golo fora de área.
O Futebol Clube do Porto trazia da Alemanha a vantagem de 2-1.
O Stuttgart pressinou a defensiva portista, mas o plano de Farioli foi executado na perfeição e acabou por levar o FC Porto a fazer uma grande exibição.
A equipa que se segue na caminhada europeia é o Nttingham Forest.
FC Porto vence o Stuttgart por 2-0 e segue para os quartos de final da Liga Europa
Deputados da Direita desafiados pela Esquerda a furar disciplina de voto na lei de género
A Iniciativa Liberal (IL) posicionou se ao lado da Esquerda na oposição aos projetos apresentados pelo PSD, Chega e CDS, que visam limitar a autodeterminação de gênero. Essas propostas foram discutidas nesta quinta-feira na sessão plenária da Assembleia da República, e a votação está marcada para amanhã, no final da manhã.
Quando o PSD, Chega e CDS-PP decidiram unir forças para revogar a lei de gênero, o PS desafiou os deputados a quebrarem a disciplina de voto. O movimento foi apoiado pelo Livre, que pediu aos deputados do PSD que recusassem a chamada “lei da rolha”. Por sua vez, a IL também criticou esses três projetos da direita, reafirmando seu compromisso de não aceitar retrocessos nessa questão. O debate aqueceu após Hugo Soares, líder da bancada do PSD, anunciar que não haveria liberdade de voto no projeto que volta a exigir comprovação médica para alteração de sexo e nome no registro civil.
Essas iniciativas do PSD, Chega e CDS-PP pretendem aprovar uma legislação que anula os avanços conquistados pela Esquerda, trazendo o regime jurídico de volta ao padrão de 2011.
ONU teme que mundo se habitue às restrições impostas no Afeganistão
A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para o risco de a comunidade internacional se estar a “habituar” às restrições impostas no Afeganistão, sobretudo no que diz respeito aos direitos das mulheres e das raparigas.
Segundo responsáveis da ONU, a contínua limitação de liberdades fundamentais — incluindo o acesso à educação, ao trabalho e à vida pública — está a tornar-se uma realidade normalizada, o que levanta sérias preocupações a nível global. As autoridades internacionais alertam que aceitar estas medidas sem reação pode agravar ainda mais a situação dos direitos humanos no país.
Desde a tomada de poder pelos talibãs em 2021, o Afeganistão tem registado um recuo significativo nos direitos fundamentais, com mulheres e raparigas a serem sistematicamente excluídas de várias áreas da sociedade, incluindo educação e emprego.
A ONU sublinha que esta situação ocorre num contexto de crise humanitária grave, com milhões de pessoas a necessitarem de ajuda e com o país a enfrentar desafios económicos e sociais profundos.
Perante este cenário, a organização apela a uma resposta mais firme da comunidade internacional, defendendo que a normalização destas restrições poderá comprometer os direitos humanos a longo prazo e afetar toda uma geração no Afeganistão.
Mulher morre e mais de 100 pessoas são hospitalizadas após comerem pizza
Uma mulher morreu e mais de 113 pessoas foram hospitalizadas após um caso de intoxicação alimentar associado ao consumo de pizza, confirmaram as autoridades locais.
O incidente ocorreu após várias pessoas apresentarem sintomas como náuseas, vómitos e dores abdominais, pouco tempo depois de ingerirem o alimento. Os serviços de emergência foram acionados e dezenas de vítimas tiveram de receber assistência médica em hospitais da região.
As autoridades de saúde abriram uma investigação para apurar as causas da intoxicação, estando a analisar os ingredientes utilizados e as condições de confeção e armazenamento da pizza. Não está ainda confirmado qual o agente responsável pelo surto, mas suspeita-se de contaminação alimentar.
Em Sertão da Paraíba, no estado brasileiro da Paraíba, o estabelecimento envolvido foi alvo de inspeções e poderá enfrentar medidas legais caso sejam confirmadas irregularidades. As autoridades alertam para a importância do cumprimento rigoroso das normas de segurança alimentar para evitar situações semelhantes.
Governo garante que “não há razão” para aumento de partos em ambulâncias
O Governo assegurou que “não há razão” para que o número de partos realizados em ambulâncias continue a aumentar, apesar das preocupações recentes com o funcionamento das urgências de obstetrícia.
Segundo responsáveis da área da Saúde, a situação está a ser acompanhada e não existem, neste momento, fundamentos que justifiquem um crescimento significativo deste tipo de ocorrências. O executivo defende que a rede de cuidados maternos continua a responder às necessidades da população.
O tema tem gerado debate nos últimos meses, sobretudo devido ao encerramento temporário de serviços de urgência em algumas unidades hospitalares, o que obrigou grávidas a percorrer maiores distâncias para chegar a maternidades. Em alguns casos, isso resultou em partos fora do ambiente hospitalar, incluindo em ambulâncias.
Especialistas alertam que, embora estes casos possam acontecer, o parto em ambiente hospitalar continua a ser o mais seguro para mãe e bebé, defendendo uma melhor organização da rede de serviços e maior previsibilidade no funcionamento das urgências.
As autoridades reforçam que a prioridade passa por garantir segurança, proximidade e qualidade nos cuidados de saúde materna, evitando situações de risco e assegurando o acompanhamento adequado das grávidas.
Escuteiros adultos reúnem-se em Fátima: Conselho Nacional Plenário junta mais de 200 participantes
Mais de duas centenas de escuteiros adultos reuniram-se em Fátima, no passado dia 14 de março, para o Conselho Nacional Plenário da Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), um dos momentos mais importantes de decisão e reflexão da organização.
O encontro decorreu no auditório do Domus Pacis Hotel e contou com a presença de 228 associados provenientes de 68 núcleos, representando várias regiões do país. Durante a sessão, foi apresentado, discutido e votado o Relatório e Contas da Direção Nacional, aprovado por unanimidade pelos conselheiros.
Da parte da tarde, foram apresentados os principais detalhes do 11.º Acampamento Nacional da FNA, incluindo a mística, organização, programa e estrutura do evento, considerado um dos momentos mais relevantes da associação. Os responsáveis responderam ainda às dúvidas dos participantes, reforçando a expectativa de uma atividade de grande dimensão.
O encontro ficou também marcado pela entrega de certificados, distinções e louvores a várias entidades e núcleos pelo trabalho desenvolvido, nomeadamente no âmbito de iniciativas ambientais e atividades nacionais anteriores.
O Conselho Nacional Plenário é um dos órgãos máximos da FNA, reunindo regularmente para definir orientações estratégicas e reforçar o espírito de serviço, partilha e cidadania que caracteriza o movimento escutista adulto.
Município de Leiria aprova empréstimo de 25 milhões para financiar projetos após danos da tempestade
A Câmara Municipal de Leiria aprovou esta segunda-feira, em reunião do executivo, a abertura do procedimento para contratação de um empréstimo bancário até ao montante máximo de 25 milhões de euros para financiar projetos estruturantes no concelho, após os danos provocados pela tempestade Kristin.
A decisão surge no contexto dos danos provocados pela tempestade Kristin, ocorrida a 28 de janeiro de 2026, que provocou impactos muito significativos em infraestruturas e equipamentos municipais, com prejuízos de cerca de 193,4 milhões de euros no património do Município.
O financiamento permitirá concretizar intervenções prioritárias para o desenvolvimento do concelho, contribuindo para reforçar as infraestruturas e os serviços públicos, promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida em Leiria.
Na área da educação, estão previstas obras de requalificação na Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, na Maceira, e na Escola Básica 2,3 de Colmeias, contribuindo para a modernização dos equipamentos escolares e para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem.
No domínio do desenvolvimento económico, o plano inclui a segunda fase do Parque Empresarial de Monte Redondo e a criação de um espaço de cowork no antigo edifício da EDP, iniciativas que visam promover o empreendedorismo, apoiar a instalação de empresas e estimular a criação de emprego.
O investimento contempla ainda a construção de novos estaleiros municipais na antiga Exelis, infraestrutura que permitirá reforçar a organização e a capacidade operacional dos serviços municipais.
Na área da saúde, está prevista a reabilitação do Centro de Saúde Gorjão Henriques, contribuindo para melhorar as condições de prestação de cuidados de saúde e reforçar o acesso da população a serviços de proximidade.
Estão igualmente previstas várias intervenções de requalificação da rede viária municipal, nomeadamente na Rua Nossa Senhora do Amparo, na Rua D. José Alves Correia da Silva, na envolvente da EN 356-2, nas Cortes, na Rua de São Luís e no acesso à Escola Dr. Correia Mateus, bem como na Rua de Santa Clara. Estas obras visam melhorar a mobilidade, reforçar a segurança rodoviária e garantir melhores condições de circulação.
No total, os projetos representam um investimento global de 25 milhões de euros e encontram-se integrados nos instrumentos de planeamento municipal.
A proposta agora aprovada pelo executivo municipal será submetida à apreciação e votação da Assembleia Municipal.
Município de Leiria estima prejuízos de 243 milhões de euros em equipamentos públicos
O valor inclui infraestruturas e património municipais, semipúblicos e do Estado, sendo a rede viária a área com o investimento mais elevado, com uma estimativa de 85,6 milhões de euros, e o Castelo o espaço com o custo mais alto, na ordem dos 10 milhões de euros, apresentou o Município em conferência de imprensa na passada quinta-feira.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, “este montante [243 milhões], que é um dos principais desafios para os próximos anos, obriga a um esforço coletivo”, resultado de “uma catástrofe ao nível daquelas que já se registaram na Europa nos últimos anos”.
Na lista dos equipamentos municipais afetados, que totaliza os 193,4 milhões de euros, estima-se que será necessário gastar 75,2 milhões de euros na requalificação e construção de edifícios municipais, com destaque para cinco escolas (Escolas Básicas de 2.º e 3.º ciclo de Marrazes, Henrique Sommer, Colmeias, Caranguejeira e Santa Catarina da Serra), com um investimento previsto de 30 milhões de euros.
Além do Castelo, “é também prioridade o parque escolar, onde as principais escolas do 2.º e 3.º ciclo foram profundamente afetadas e cuja solução não é a simples reconstrução, é fazer edifícios resilientes para o futuro”, defendeu Gonçalo Lopes.
As infraestruturas municipais complementares e de lazer ocupam o terceiro lugar na tabela dos prejuízos calculados, com 8,1 milhões de euros, seguindo-se os trabalhos em taludes e muros de suporte (8 milhões), equipamentos diversos (7 milhões), saneamento básico (5,4 milhões), despesas correntes no período de calamidade (4,1 milhões) e maquinaria e viaturas municipais (25,3 mil euros).
A replantação será outro dos maiores desafios para o Município, pois, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal, “a paisagem de Leiria hoje é uma paisagem destruída, (…) expondo aquilo que é a nossa cidade e o nosso concelho a outro tipo de alterações climáticas e a uma transformação visual e também ambiental”.
Ao nível do tecido social e comunitário, a previsão chega aos 26,3 milhões de euros, aos quais acrescem 23,4 milhões de prejuízo estimado nas infraestruturas do Estado situadas no concelho de Leiria de que o Município tem conhecimento, como o edifício do Tribunal da Comarca ou do Instituto de Segurança Social.
Questionado sobre eletricidade e comunicações, “a reposição deve ser resiliente: não voltem a construir uma estrutura que a tempestade já destruiu, porque senão não aprendemos nada com o que aconteceu em Leiria”, alertou Gonçalo Lopes.
Sabores do Toiro Bravo em Coruche de 30 de abril a 3 de maio
Os Sabores do Toiro Bravo regressam a Coruche de 30 de abril a 3 de maio, como um dos momentos mais emblemáticos do calendário coruchense, afirmando a carne de toiro bravo como expressão maior da identidade gastronómica e cultural do Concelho.
Instalado na Praça de Toiros de Coruche, o certame reúne tasquinhas típicas, produtores locais e um programa que integra música, artesanato e manifestações tradicionais ligadas à cultura ribatejana.
Com forte projeção regional e presença consolidada nos roteiros gastronómicos nacionais, os Sabores do Toiro Bravo afirmam Coruche como destino de autenticidade, convívio e tradição, onde a mesa é lugar de celebração coletiva.
Valença Promove ATL “Páscoa em Movimento” para Crianças e Jovens
O Município de Valença volta a promover o ATL “Páscoa em Movimento”, entre 30 de março e 10 de abril, com um programa de atividades lúdicas e educativas pensado para crianças e jovens do concelho.
“Pascoa em Movimento” vai proporcionar um conjunto de iniciativas que combinam diversão, criatividade e aprendizagem, num ambiente seguro e estimulante. Oficina criativa, dança, patinagem, basquetebol, pinturas, insufláveis, visitas temáticas, atividades ao ar livre e workshops fazem parte de um programa pensado para manter os mais novos ativos durante a pausa escolar.
As atividades decorrem das 8h30 às 17h30, em vários espaços do concelho, oferecendo também uma resposta importante para muitas famílias que precisam de conciliar a vida profissional com as férias escolares dos filhos.
O ATL destina-se a crianças residentes no concelho de Valença com idades compreendidas entre os 3 e os 14 anos.
As inscrições decorrem até 17 de março, no Serviço de Educação do Município, no edifício dos Serviços de Desenvolvimento Social e Cultural, na Avenida da Juventude. O atendimento realiza-se das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h00, devendo os encarregados de educação entregar o formulário de inscrição (site do Município) e a documentação necessária.
Para José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal, “com esta iniciativa, o Município de Valença pretende apoiar as famílias e promover o desenvolvimento social, cultural e educativo das crianças, proporcionando férias escolares cheias de experiências positivas”.









