9.7 C
Caldas da Rainha
Sexta-feira, Março 29, 2024

Câmara das Caldas da Rainha investe 750 mil euros na modernização de serviços

A Câmara das Caldas da Rainha adjudicou hoje a construção do Balcão do Munícipe, o primeiro passo físico do processo de modernização administrativa de vários serviços, no qual a autarquia prevê investir 750 mil euros.

O Balcão do Munícipe “pretende aproximar o município do cidadão”, afirmou o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vitor Marques (independente), após a assinatura do auto de consignação da empreitada que vai transformar uma antiga galeria num espaço “único onde podem ser tratados assuntos de vários serviços da autarquia e dos serviços municipalizados”.

O balcão, localizado no piso térreo do edifício da câmara, contará com sete postos de atendimento relativos a serviços camarários, três relativos aos serviços municipalizados, tesouraria e uma sala de espera com 47 lugares sentados.

Para o mesmo espaço será ainda transferido o Gabinete de Apoio ao Munícipe e dois postos de atendimento do Espaço Cidadão, a funcionar, atualmente, junto ao átrio desta câmara do distrito de Leiria.

A obra adjudicada por 374.983,68 euros deverá estar concluída num prazo de 120 dias e “criará condições de um atendimento mais adequado”, já que, explicou Vitor Marques, será acompanhada de “um processo de desmaterialização e digitalização que permitirá tratar de vários processos ‘on-line’, bem como seguir todos os passos do mesmo processo”.

Para isso, a câmara está também a investir “cerca de 200 mil euros em ‘software’ e na criação de um novo ‘website’ e plataforma ‘on-line’”, bem como na formação dos funcionários.

No total, a autarquia prevê “gastar cerca de 750 mil euros com todo o processo de modernização administrativa”, disse o presidente.

O processo que visa “tornar o município mais apelativo para a atração e fixação de pessoas e empresas” passa ainda pela atualização do organograma da câmara, pela atualização de procedimentos e pela desmaterialização de documentos, já que, exemplificou Vitor Marques, “ao nível da submissão de projetos de obra eles ainda são entregues em papel”, procedimento que a autarquia pretende transformar em digital.

A autarquia está também a testar sistemas de transmissão ‘on-line’ das reuniões de câmara públicas e está a ser revisto o regulamento da Assembleia Municipal para permitir que as sessões sejam também transmitidas através das redes sociais do município e outras plataformas.

Deste processo de modernização administrativa faz ainda parte a reorganização de espaços do município, entre os quais os serviços de ação social, que foram já transferidos dos paços do concelho para um edifício junto ao mercado do peixe.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
30InscritosInscrever

Últimas Notícias