14.7 C
Caldas da Rainha
Sábado, Abril 20, 2024

Projeto da UA para proteção de animais marinhos contou com mais de 1.800 alunos

Mais de 1.800 alunos participaram em atividades do projeto “SOS Animais Marinhos”, da Universidade de Aveiro, cujo financiamento pelo programa Crescimento Azul vai terminar em junho, revelou hoje fonte académica.

A equipa do projeto deu a conhecer os impactos das atividades humanas nos animais marinhos e o papel do Centro de Reabilitação (CRAM) da Universidade de Aveiro na resposta a essas ameaças, salienta uma nota de imprensa.

Segundo os dados hoje divulgados, foram realizadas ao todo 47 sessões, ‘online’ e presencialmente nas escolas, que abrangeram mais de 1.800 alunos, de todos os níveis de escolaridade, durante os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023.

Através do projeto, “os alunos puderam conhecer melhor os animais marinhos, entre aves, tartarugas e mamíferos marinhos, que ocorrem ao longo da costa portuguesa”.

Especial atenção foi dada ao boto, um mamífero marinho com o estatuto de conservação “Criticamente em Perigo” em Portugal, servindo as sessões também para “descobrir etapas e histórias de reabilitação de alguns animais marinhos” admitidos no Centro de Reabilitação da Universidade de Aveiro.

De acordo com a nota de imprensa daquela instituição, “dada a elevada recetividade e ‘feedback’ positivo que o projeto tem tido junto dos professores e alunos, a equipa prevê a possibilidade de continuar a realizar estas ações nas escolas nos próximos anos letivos, mesmo após o término do projeto”.

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) do Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro (ECOMARE) organiza e desenvolve, ao longo de três dias, seminários e atividades nas suas instalações, assinalando o final do projeto, associado às celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio).

Nas atividades finais vão estar envolvidos alunos dos agrupamentos de escolas parceiros, nomeadamente da Gafanha da Nazaré, da Gafanha da Encarnação e de Ílhavo, e escolas azuis de outras regiões, como o Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz.

O projeto de sensibilização para um oceano mais saudável “ECOMARE: SOS Animais Marinhos”, da Universidade de Aveiro (UA) sobre literacia do Oceano, teve como objetivo “despertar a consciência das crianças e jovens em idade escolar, alterar as suas atitudes e aumentar a sua participação em atividades que contribuam para um Oceano mais saudável”.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
30InscritosInscrever

Últimas Notícias