O Município de Santarém e a comunidade ucraniana de Santarém uniram-se para assinalar os 365 dias de guerra na Ucrânia esta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, com dezenas pessoas a marcarem presença na Praça do Município.
Ricardo Gonçalves referiu que “a vossa luta é a nossa luta, os vossos mortos são os nossos mortos, os vossos heróis tornaram-se os nossos heróis” e manifestou o seu desejo e apoio, “que a paz seja uma realidade em breve. A Liberdade e a Paz são direitos pelos quais devemos lutar e o povo ucraniano têm-no feito de forma exemplar. Podem contar com a ajuda do Município naquilo que for possível como temos feito até agora”.
Nesta cerimónia simbólica de homenagem ao povo ucraniano e aos militares que perderam a vida no confronto que dura há um ano com a invasão da Rússia, pelas 18h24 foi cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas.
A comunidade ucraniana aproveitou a oportunidade para agradecer aos portugueses pela ajuda prestada desde os primeiros dias de guerra, através do acolhimento de refugiados e envio de ajuda ao país, nomeadamente ao Município de Santarém.