10.7 C
Caldas da Rainha
Quinta-feira, Março 28, 2024

Santarém acolheu XI Olimpíadas Nacionais de Filosofia

Oitenta alunos do Ensino Secundário de 40 escolas de todo o País, acompanhados de 40 professores, participaram nas XI Olimpíadas Nacionais de Filosofia, que se realizaram nos dias 2 e 4 de março, em Santarém. A competição teve lugar no Instituto Politécnico de Santarém e foi organizada pela PROSOFOS – Associação para a Promoção da Filosofia.

A cerimónia de encerramento, em que foram conhecidos os premiados e os dois representantes de Portugal nas XXXI Olimpíadas Internacionais de Filosofia, que se realizam entre os dias 11 e 14 de maio, em Olímpia, na Grécia: Ana Rocha, do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, que ganhou a medalha de Ouro, e Guilherme Valente, da Escola Secundária Marquesa de Alorna – Almeirim, que ganhou a medalha de Prata, decorreu ontem, dia 4 de março, no Convento de S. Francisco e contou com a participação de João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, com o Pelouro da Educação.

Esta cerimónia contou com a participação do Coro da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, que interpretou o tema: D.A.M.A ft. BUBA ESPINHO – CASA.

Os alunos vencedores são acompanhados nas Olimpíadas Internacionais, por Vera Vicente, Presidente da PROSOFOS, e por Domingos Correia, também membro da organização.

João Teixeira Leite agradeceu à “professora Vera Vicente e cumprimento toda a mesa, e agradeço a escolha de Santarém. Nós ficamos muito honrados por terem escolhido, pela segunda vez, Santarém para a realização deste importante evento.”

O Vice-Presidente salientou “a importância de se verificar que o talento existe. Não só naquilo que é também o pensamento, mas também a partilha do pensamento”.

O autarca referiu que os alunos vão ser os “futuros líderes, os gestores, os professores, esta massa crítica tão importante da nossa sociedade”. Dirigindo-se aos jovens, afirmou: “Permitam-me que homenageie publicamente esta franja tão importante da nossa sociedade, pilar fundamental da nossa vida coletiva que são os nossos queridos professores. Por isso, jovens, eles merecem uma enorme salva de palmas. Obrigado professores pela vossa existência e por tudo o que fazem em prol da melhoria da qualidade de vida. A Educação é um pilar fundamental das nossas vidas e os professores são parte fundamental, também da nossa estratégia para a Educação e para o desenvolvimento e investimento no nosso Concelho”.

Os alunos realizaram um ensaio filosófico, durante três horas, sobre um tema escolhido entre os quatro propostos e conhecidos apenas no momento da sua realização.

Após um longo processo de apreciação e avaliação, por professores do ensino secundário e por uma comissão científica, composta por professores de universidades de Filosofia do País, foram conhecidos os três primeiros premiados, com medalhas de ouro, prata e bronze e sete menções honrosas.

Ao longo dos dois dias, os alunos realizaram Peddy-Papers “À Descoberta do Gótico”, atividades quebra gelo, e participaram numa conferência dinamizada pelo professore e investigador, Luís Veríssimo.

No sábado, dia 4 de março, foi lançada uma Antologia, com os melhores ensaios produzidos nas últimas dez Olimpíadas.

Nas onze edições das Olimpíadas Nacionais de Filosofia, em 5 medalhas de ouro e 5 de prata, pelo menos 3 medalhas de ouro são de alunos de escolas do ensino secundário de Santarém: 1º – José Nuno Forte, 2º – Sofia Avelino e 3º – Santiago Sanches Fernandes.

As Olimpíadas Nacionais de Filosofia são o maior evento de Filosofia para alunos do ensino secundário e visam desenvolver o gosto pela reflexão acerca de questões, problemas filosóficos e desafios que se colocam à humanidade, incentivando a troca de ideias e proporcionando oportunidades para o exercício do pensamento analítico, crítico, consequente e criativo.

Classificação final da XI Olimpíadas Nacionais de Filosofia:

Ana Isabel Duarte Almeida RochaAgrupamento de Escolas de Castro DaireOuro
Guilherme André Pereira ValenteEscola Secundária  Marquesa de AlornaPrata
Rita Maria da Piedade PalácioEscola Básica e Secundária Dr. Manuel FernandesBronze
Sebastião Miguel Teixeira de MendonçaColégio Pedro ArrupeMenção Honrosa
Matilde Vila LopesEscola Secundária José Gomes FerreiraMenção Honrosa
Ricardo Manuel dos Santos FerreiraColégio INEDMenção Honrosa
Duarte Diogo Santos Marto AugustoEscola Secundária Raul ProençaMenção Honrosa
Vitor Pacheco EnglerColégio Novo da MaiaMenção Honrosa
Leonor Garcia Inácio Neo FreireEscola Secundária José Gomes FerreiraMenção Honrosa
Laura Fagundes de OliveiraEscola Secundária Maria Amália Vaz de CarvalhoMenção Honrosa

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
30InscritosInscrever

Últimas Notícias