O Comando Metropolitano do Porto da PSP afirmou esta terça-feira que a viatura que está estacionada no parque da Esquadra do Bom Pastor “não é nenhuma” das unidades móveis de atendimento que se encontram ao serviço na baixa da cidade.
“A viatura que se encontra estacionada no parque da Esquadra do Bom Pastor não é nenhuma das referidas unidades móveis”, afirmou o Comando Metropolitano do Porto da PSP em resposta à Lusa.
Na segunda-feira, durante a sessão potestativa da Assembleia Municipal para discutir a segurança no Porto, o deputado social-democrata Rodrigo Teodoro Passos afirmou que a unidade móvel “que deveria circular pela cidade para fazer face à falta de agentes está parada há meses no Bom Pastor”.
À Lusa, o Comando Metropolitano do Porto da PSP indica que dispõe de duas unidades móveis de atendimento e que, quando alguma está indisponível, a outra encontra-se a serviço.
“O patrulhamento de proximidade e visibilidade neste COMETPOR [Comando Metropolitano do Porto], mormente na baixa da cidade do Porto tem contado com as referidas unidades móveis”, acrescenta.
A unidade móvel de atendimento da PSP foi inaugurada a 28 de julho de 2022, na praça da Batalha, com o objetivo de aproximar os agentes dos cidadãos e turistas.
Um dia depois, o Jornal de Notícias avançava que a esquadra móvel tinha avariado poucas horas depois da abertura e menos de 24 horas depois da primeira situação, o mesmo jornal diário avançava que a viatura que substituiu a unidade móvel que avariou “também ficou inoperacional”.
Em agosto de 2022, o comissário e porta-voz da PSP do Porto, José Moreira, afirmou à Lusa que a unidade móvel de atendimento tem permitido “aumentar a visibilidade” policial na zona da Movida do Porto.
“Nestas zonas temos ao dispor a nossa unidade móvel de atendimento, vulgo esquadra móvel, que está a percorrer as principais zonas de diversão noturna para que as pessoas vejam a polícia mais próxima desses locais”, referiu.
Na zona da Movida, a unidade móvel, à qual estão associados outros meios da PSP, como meios territoriais, funciona da 01:00 às 05:00 durante os fins de semana.
“O facto de termos a esquadra móvel na zona da Movida, a mesma está visível e as pessoas sabem que os polícias estão ali”, reforçou.
No concelho do Porto, a unidade móvel de atendimento opera em locais como a Praça da Batalha, a Praça Gomes Teixeira, a Estação da Trindade, a rua da Estação (próximo da Estação de Campanhã) e a rua do Molhe (na interceção da Avenida Montevideu junto à praia da Foz).




