15.2 C
Caldas da Rainha
Quarta-feira, Maio 22, 2024

PRR: Municípios da AMLisboa apresentaram 300 ME em candidaturas de habitação

Os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) apresentaram 85 candidaturas, no valor de 300 milhões de euros, a programas de habitação apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo um balanço divulgado hoje pela AML.

O balanço resultou de uma reunião realizada na quarta-feira pelo Grupo de Trabalho Metropolitano da Habitação.

Numa nota, a AML realçou que até segunda-feira os municípios tinham submetido 85 candidaturas, das quais 62 para habitação, cinco para alojamento urgente e temporário e oito para alojamento estudantil.

Destas, 40 já foram aprovadas, 33 para habitação, quatro para alojamento urgente e temporário e três para alojamento estudantil.

As candidaturas apresentadas representam 3.012 fogos para habitação, 182 alojamentos urgentes e temporários e 361 camas para alojamento estudantil, num investimento global de cerca de 300 milhões de euros, salientou a AML.

Até 08 de setembro os municípios da AML tinham apresentado quase 60 projetos para apoio do PRR, dos quais metade tinha sido aprovada, segundo um balanço provisório anterior.

A AML salientou ainda que o Centro de investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa está a desenvolver uma plataforma de informação metropolitana sobre habitação que terá como principais objetivos a obtenção de dados em tempo real da execução física e financeira das candidaturas, a caracterização das soluções, a identificação de tendências, a realização de análises comparativas e a identificação de potenciais obstáculos à celeridade de execução dos projetos.

A plataforma deve estar ativa em março de 2023 e irá produzir, periodicamente, sínteses globais de informação e também relatórios com informação mais detalhada, tanto à escala municipal, como à escala metropolitana.

Fazem parte da AML os concelhos de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

O plano de ação “Habitação PRR – AML 2021-2026” incide em programas de apoio ao acesso à habitação, à habitação acessível, ao alojamento estudantil e na criação de uma bolsa nacional de alojamento “urgente e temporário”.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
31InscritosInscrever

Últimas Notícias