17.3 C
Caldas da Rainha
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Proprietários de terrenos denunciam alegada descarga suinícola em Leiria

Vários proprietários denunciaram hoje uma alegada descarga suinícola em Figueiras, nos Milagres, concelho de Leiria, disseram à Lusa o porta-voz Comissão Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres e a GNR.

O porta-voz da Comissão Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, Rui Crespo, adiantou à Lusa que foi alertado por vários habitantes das Figueiras, por estarem a “ocorrer várias descargas de suiniculturas para os terrenos daquela localidade”.

Afirmando que se encontra no local com os proprietários dos terrenos a aguardar a chegada da GNR, Rui Crespo acrescentou que há “vários efluentes a céu aberto” e verifica-se em algumas zonas da ribeira “alteração de cor”.

Fonte da GNR de Leiria confirmou à Lusa que foi efetuada uma denúncia e que os militares irão ao local para averiguar a ocorrência e a sua origem.

Rui Crespo lamentou que as descargas continuem, sobretudo, sempre que chove.

A ribeira dos Milagres é um afluente do rio Lis e este desagua na Praia da Vieira, concelho da Marinha Grande.

Em 2021, a GNR recebeu 41 denúncias de descargas de efluentes pecuários no distrito de Leiria e instruiu um processo-crime e 30 autos de contraordenação relativos a descargas ilegais, segundo informação do Comando Territorial enviada à Lusa.

A maioria das denúncias ocorreu nos concelhos do litoral, como Leiria, Alcobaça e Caldas da Rainha, e ainda Batalha e Porto de Mós.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
31InscritosInscrever

Últimas Notícias