O Município de Santarém está novamente presente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, com um conjunto de iniciativas que dão a conhecer as inúmeras vertentes turísticas do Concelho.
No primeiro dia, 1 de março, o stand recebeu a visita de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República que na companhia de várias entidades e individualidades, ficaram a conhecer o Projeto Magellan 500. Na apresentação, Carlos Brazão, promotor da construção do novo aeroporto de Santarém referiu as vantagens do projeto relativamente às outras propostas apresentadas, uma opção central em termos territoriais, sem custos públicos adicionais em infraestruturas e já preparado para aeronaves elétricas e a hidrogénio.
Na ocasião, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), referiu que “o turismo é cada vez mais uma atividade económica capaz de criar postos de trabalho e riqueza. A promoção turística é fundamental para que o local se torne conhecido e desejado, levando ao aumento da visitação, do tempo de permanência e do gasto médio do turista.”
A Bolsa de Turismo de Santarém foi também o local escolhido para o lançamento do novo material de promoção turística. Com esta iniciativa, a autarquia pretende desenvolver uma estratégica integrada de promoção, comunicação e valorização dos principais produtos turísticos do Concelho, de forma a implementar uma estratégia articulada de desenvolvimento turístico que posicione nacional e internacionalmente Santarém como um destino de eleição.
Com uma imagem mais moderna e apelativa, o novo material disponibiliza informação turística sobre o Concelho a todos quantos nos visitam, permitindo uma melhor preparação dos seus programas e roteiros pelos pontos de maior interesse.
João Teixeira Leite, Vice-Presidente da CMS com o pelouro do Turismo, apresentou os diversos instrumentos de promoção turística, “práticos, com informação clara e simples”. Numa componente inovadora, o primeiro instrumento apresentado foi um postal interativo que através de um código QRCode, dá acesso a um vídeo promocional do Concelho. Este é o primeiro de 6 postais e consequentemente de 6 vídeos que vão promover a capital do Ribatejo e mostrar aquilo que Santarém tem para oferecer.
O novo mapa, aqui apresentado, já se encontra disponível no Posto de Turismo e reúne num só documento, em Português, Inglês, Espanhol e Francês, todos os pontos de interesse do concelho de Santarém, disponibilizando vários QR Codes para acesso à informação, através do site do Turismo (https://www.visitesantarem.pt/).
Foram também apresentadas diversas rotas temáticas e respetivos folhetos: Rota das Igrejas; Rota do Azulejo; Rota dos Palácios; Arquitetura Urbana, Religiosa e Militar; Rota da Ribeira de Santarém; Top 10; Rota Literária; Rota das Freguesias; Do planalto de Santarém à Lezíria do Tejo; e Rota Gastronómica.
João Teixeira Leite referiu que “Santarém está a atrair cada vez mais investimentos privados, que vão ao encontro da estratégica definida pelo Município, como novas ofertas hoteleiras, para atrairmos cada vez mais turistas ao nosso Concelho” e, neste sentido, foram apresentados dois empreendimentos turísticos já aprovados pela Câmara Municipal de Santarém: Hotel Amália, com 141 quartos e 30 suites, bowling e sala multiusos; e o “Refúgio da Quinta Nere Maitia” composto por 10 bungalows e um centro multiuso, cada um com decoração temática referente às regiões portuguesa.
Até ao próximo dia 5 de março, conheça todas as potencialidades e oportunidades turísticas que Santarém tem para oferecer no stand do Município, no pavilhão 2 na BTL.