Joana Schenker, a primeira mulher portuguesa a ganhar o título de campeã do Mundo de bodyboard, esteve hoje, 12 de Janeiro, presente no Auditório Municipal Casa da Música, Óbidos, com a sessão Oceans Leaders, onde estiveram presentes várias turmas do Agrupamento de Escolas D. Josefa de Óbidos.
O início da sessão deu-se pela vereadora da Educação, Cultura, Desporto, Saúde e Bem Estar e Juventude, Margarida Reis, agradecendo a presença de todos nesta sessão direcionada à juventude inserida nas comemorações do Feriado Municipal, reforçando que este será “um momento de aprendizagem e de convívio”, mas também um momento onde poderão desfrutar de uma experiência nova e muito rica. Agradeceu à equipa do Desporto a organização do evento e a presença da Joana Schenker.
“Preservar a costa, o mar, é um investimento direto no nosso futuro, no vosso futuro” é o mote de Joana Schenker para dar início à partilha do seu percurso no mundo do bodyboard. Ao longo da sessão, a atleta deu ênfase à disciplina e ao empenho, tanto nos estudos como no desporto, afirmando que “o que faz um bom atleta, faz um bom aluno”, motivando os presentes à prática de um desporto relacionado com o mar, sem que seja um impedimento ao percurso académico bem sucedido.
Reconheceu o ponto de viragem no seu percurso quando ganhou o primeiro título de Campeonato Europeu. “As derrotas fazem parte, mas se não tivermos uma boa atitude, estas derrotas não nos ensinam nada”, disse.
A paixão pelo mar começou ainda era criança, com apenas 7 anos iniciou o seu percurso no desporto do Bodyboard. Foi também o que pautou o seu envolvimento e investimento no mar. Joana Schenker refere que “mais de 50 por cento do oxigénio que respiramos vem do mar” e motiva à reflexão sobre a exaustão dos recursos marinhos, do lixo nas praias e na forma como cada um é responsável pelo que consome e utiliza e com o impacto que isso tem na sociedade.