16.1 C
Caldas da Rainha
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Ascensor da Nazaré parado três meses devido a obras de estabilização da arriba

O ascensor da Nazaré, que liga a praia ao Sítio, vai parar durante três meses, devido às obras de estabilização da arriba sobranceira ao túnel deste meio de transporte, informou hoje a Câmara.

“O ascensor suspenderá o funcionamento a partir do próximo dia 15, por um período de 90 dias”, pode ler-se num comunicado da autarquia, justificando a paragem com a realização das obras de estabilização da arriba, junto ao túnel do elevador.

A paragem do elevador que liga a praia ao Sítio já estava prevista no âmbito da intervenção a cargo da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, tendo como objetivo a redução do risco de queda de inertes para a linha do ascensor.

“O município tudo tem feito, e fará, com vista à célere execução desta obra, uma vez que existem constrangimentos para os Serviços Municipalizados da Nazaré, para os passageiros que utilizam este ascensor como meio de transporte, assim como para a dinâmica económica da praia da Nazaré e, em especial do Sítio”, explicou o vereador e vogal nos Serviços Municipalizados, Orlando Rodrigues (PS), citado no comunicado.

A proposta para que a área da arriba por cima da plataforma superior do ascensor fosse intervencionada partiu da autarquia, cujo presidente, Walter Chicharro, solicitou que a paragem ocorresse “durante um ou dois meses e sempre fora da época alta”, para reduzir ao mínimo os impactos, defendeu, aquando da consignação da empreitada, em janeiro.

O ascensor centenário, considerado um postal de promoção internacional desta vila do distrito de Leiria, circula numa linha com 318 metros de extensão e uma inclinação de 42%, servindo anualmente cerca de um milhão de passageiros.

Os Serviços Municipalizados da Nazaré, que gerem o ascensor, informaram que irão disponibilizar transporte rodoviário alternativo de ligação da Praia da Nazaré ao Sítio, por autocarro, de 20 em 20 minutos, com paragens no Mercado e Praça Manuel Arriaga (Nazaré) e Largo Nossa Senhora da Nazaré e Praça Vasco da Gama (Sítio da Nazaré).

A estabilização das arribas está orçada em 1.697.400 euros e vai decorrer no Sítio da Nazaré, entre o ascensor e o Largo de Nossa Senhora da Nazaré e na área superior ao túnel do ascensor, de acordo com o projeto apresentado pela APA.

A obra, com uma duração estimada de oito meses, inclui a remoção de muros existentes e a criação de uma nova barreira com perfis metálicos, a limpeza de vegetação, a criação de um sistema de caleiras de pavimento para recolha de águas pluviais e a criação de uma plataforma suspensa no Bico da Memória.

Na zona superior ao ascensor, além da limpeza a remoção de vegetação, serão feitos muros em alvenaria e será colocada uma rede metálica de proteção reforçada. Será também criada uma barreira dinâmica flexível para proteção do canal do ascensor e uma vala de escorrência de águas pluviais.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
31InscritosInscrever

Últimas Notícias