O município de Sobral de Monte Agraço concluiu as obras requalificação da Escola Básica de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino, um investimento de 1,1 milhões de euros pronto a funcionar neste novo ano letivo.
O presidente da câmara, José Alberto Quintino, disse hoje à agência Lusa que a escola está pronta a receber professores e alunos neste ano letivo, que começa no dia 15 naquele concelho do distrito de Lisboa.
A empreitada visa melhorar as condições de conforto, segurança contra incêndios e acessibilidades, garantindo uma maior eficiência energética do espaço, composto por dois edifícios distintos, articulados através de uma cobertura exterior.
A intervenção contemplou a beneficiação e ampliação do refeitório, cozinha, corredores e outras zonas de circulação, a substituição da cobertura e das claraboias, arranjos exteriores nas paredes e vedações da escola e criação de um abrigo exterior para se esperar por transportes públicos, explicou o autarca.
José Alberto Quintino adiantou que grande parte do investimento foi feito no melhoramento das condições térmicas e acústicas do estabelecimento escolar.
“Havia infiltrações porque as claraboias não eram isoladas e foi aplicado isolamento em todo o edifício, assim como substituídas as portas e janelas”, detalhou.
A escola tem capacidade para 425 alunos, dos quais 100 do pré-escolar (quatro salas) e 325 do primeiro ciclo, distribuídos por 13 salas de aula.
A empreitada foi financiada por fundos comunitários e obrigou a autarquia a rever o preço da mesma e a lançar um segundo concurso público, depois de o primeiro ter ficado sem concorrentes.