15.5 C
Caldas da Rainha
Terça-feira, Abril 23, 2024

Seminário “Políticas e Desafios Educacionais – A Escola em Transformação” lotou Teatro Sá da Bandeira

Santarém recebeu, ontem, dia 4 de março, o Seminário “Políticas e Desafios Educacionais – A Escola em Transformação”, no Teatro Sá da Bandeira. Esta iniciativa, organizada pela ASSP – Associação de Solidariedade Social dos Professores – Delegação de Santarém e que contou com o apoio do Município de Santarém, lotou o Teatro.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, com o Pelouro da Educação, participou na sessão de abertura e referiu que “a Educação é um pilar fundamental para a Câmara Municipal de Santarém. Temos como prioritária esta área de intervenção, uma vez que a Educação é de facto, uma aposta do Município e é através dela que construímos um Mundo cada vez melhor e mais desenvolvido. Apostamos de uma forma permanente no processo formativo dos nossos jovens e temos como aliados nesse processo, uma classe que profissional que é muito importante para nós”.

A sessão de abertura contou ainda com a participação de Ana Maria Morais, Presidente da Associação de Solidariedade Social dos Professores – ASSP, António Pina, Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Adélia Esteves, Diretora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Maria Helena Vieira, Diretora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques e Margarida da Franca, Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano.

A Conferência de Abertura sobre “Políticas Educacionais” foi proferida por Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação.

As “Políticas e Desafios Educacionais” constituem o ponto de partida para discutir e refletir sobre as políticas educativas atuais, necessidades e desafios que impactam na vida pessoal e profissional dos agentes educativos. “A Escola em Transformação” pretende ser um momento de partilha e de reflexão, exigido por uma sociedade em mudança, bem como as suas implicações para uma educação inovadora, inclusiva e de qualidade, que atenda e respeite a individualidade de todos e de cada um.

O Seminário prosseguiu com o Painel: “A Escola, Um Desafio Permanente”, por João Couvaneiro, do Instituto Superior Egas Moniz e por David Rodrigues, do Conselho Nacional de Educação Presidente do Conselho Nacional de Educação, moderado por José Luís Avelino, Diretor do Centro de Formação da Lezíria do Tejo.

Seguiu-se o Painel: “As lideranças e organização pedagógica da escola”, por Fernando Elias, do Conselho Nacional de Educação, do Agrupamento de Escolas das Colmeias e por Ana Cláudia Cohen, Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com moderação a cargo de Vânia Horta, Chefe de Divisão da Educação e Juventude, da Câmara Municipal de Santarém.

Após pausa para almoço, os trabalhos prosseguiram com o Painel: “A Escola com todos. Acomodar o currículo para o sucesso”, com Carina Lobato Faria, Neuropsicóloga e Psicoterapeuta Especialista em Neurociência e com Ariana Cosme, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. A moderação esteve a cargo de Sónia Seixas, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Santarém.

Os trabalhos continuaram com a Conferência: “A Escola que transforma”, por António Sampaio da Nóvoa, do Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa, com moderação de Ana Maria Morais, Presidente da Associação de Solidariedade Social dos Professores – ASSP

O encerramento dos trabalhos esteve a cargo de Dunia Palma, Presidente da Delegação da ASSP de Santarém e de Vânia Horta, Chefe de Divisão da Educação e Juventude, da Câmara Municipal de Santarém.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
30InscritosInscrever

Últimas Notícias