18.6 C
Caldas da Rainha
Sexta-feira, Outubro 31, 2025

Seis cidades e vilas do centro vão constituir rede de Cidades Criativas

Leiria, Óbidos e Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, e Castelo Branco, Covilhã e Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, vão constituir uma rede de Cidades Criativas da UNESCO no centro, anunciou a vice-presidente do município de Leiria.

“Amanhã [28 de novembro], na reunião de câmara, vamos assinar um consórcio com as Cidades Criativas da região centro”, avançou esta segunda-feira, durante uma reunião do conselho estratégico da Leiria Cidade Criativa da Música (LCCM), Anabela Graça, que tem o pelouro da Cultura no município de Leiria.

Segundo a autarca, a intenção da nova rede é apresentar “uma candidatura à ITI Redes Urbanas, no âmbito da candidatura ao Programa Centro 2030”.

“É um grande passo que vai ser dado com Óbidos, Caldas da Rainha, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Covilhã e Leiria”, salientou Anabela Graça, realçando a perspetiva de “uma programação intercidades criativas, tendo áreas de ação diferentes”.

O consórcio será apresentado “até final de dezembro”, estando já desenhado o modelo de funcionamento.

“Será um trabalho em rede, colaborativo, que vai privilegiar muito o projeto da Cidade Criativa da Música”, disse a vice-presidente, anunciando essa como uma das ações a apresentar no plano de recandidatura de Leiria a Cidade Criativa da Música para os próximos quatro anos.

Para Anabela Graça, “Leiria é um ecossistema musical extraordinário” que ambiciona “mais visibilidade e internacionalização”.

Mas, “é muito difícil ter mais visibilidade sozinhos” e, por isso, “temos de nos juntar aos outros”, de forma a “ganhar dimensão, escala e potenciar os talentos de cada território”, afirmou perante o conselho de agentes culturais de Leiria. “É muito mais fácil juntos conseguirmos essa internacionalização”, acrescentou.

Ainda de acordo com a autarca, a rede de Cidades Criativas do centro tem coordenação “do Turismo do Centro” e liderança da Covilhã.

Leiria e Idanha-a-Nova são Cidades Criativas UNESCO para a música, Óbidos é Cidade Criativa da Literatura, Covilhã é Cidade Criativa do Design, e Caldas da Rainha e Castelo Branco são cidades criativas do Artesanato e Artes Populares.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Optimized by Optimole