15.8 C
Caldas da Rainha
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Programa “Confiança Porto” reforça aposta na formação para gestores de alojamentos turísticos

As vagas para a 2.ª edição do programa municipal de formação “Confiança Porto”, destinado a gestores de alojamentos turísticos, foram preenchidas em menos de 24 horas. O programa da Câmara do Porto começa a 22 de fevereiro e terá enfoque numa vertente dinâmica e prática, centrada na operacionalidade do dia a dia do negócio daquele setor.

A formação será ministrada por entidades formadoras, individualmente especializadas e credenciadas em cada uma das áreas de atuação, e que visam responder aos requisitos para obter o selo de reconhecimento “Confiança Porto”.

De acordo com a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, “a elevada adesão ao programa de formação reflete o compromisso do setor em prestar um serviço de excelência a quem nos visita. É fundamental valorizar a qualificação da oferta turística e dar continuidade a esta iniciativa, para que mais unidades de alojamento possam beneficiar das vantagens e obterem o selo de reconhecimento, contribuindo para a promoção da excelência do destino”.

O Programa Municipal de Reconhecimento “Confiança Porto”- Alojamento Turístico, implementado desde abril de 2021, distingue alojamentos locais (AL) e empreendimentos turísticos em funcionamento no concelho do Porto, que evidenciam, no seu modelo de negócio, um conjunto de boas práticas e iniciativas ao nível da gestão, do acolhimento, do serviço de limpeza, dos equipamentos, das infraestruturas e da segurança, assim como a utilização de produtos locais. O cumprimento destes pressupostos deve representar a excelência e promoção para o desenvolvimento turístico e sustentável do Porto, particularmente nas vertentes social, ambiental e económica. Em alinhamento com a visão de futuro para a sustentabilidade do destino Porto foram, recentemente, introduzidos dois novos requisitos para atribuição de reconhecimento: a Gestão e Qualificação de Colaboradores e a Sustentabilidade/Circularidade Económica, que visam acompanhar as tendências emergentes do setor.

No programa está contemplada uma componente de formação totalmente gratuita, de carácter não obrigatório, assente na partilha de boas práticas e orientações no leque de temáticas identificadas, que auxiliam os gestores na prestação de um serviço de excelência.

Para obterem o selo de reconhecimento “Confiança Porto”, as entidades passam por uma visita técnica que analisa e verifica o cumprimento dos requisitos estabelecidos, pelo que o programa de formação constitui uma ferramenta de apoio neste processo.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
31InscritosInscrever

Últimas Notícias