9.7 C
Caldas da Rainha
Sexta-feira, Março 29, 2024

Observatório do Politécnico de Leiria quer mitigar abandono escolar

O Observatório para o Sucesso Académico do Politécnico de Leiria, que é apresentado na terça-feira, quer dar ferramentas para mitigar o abandono escolar, disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição, Carlos Rabadão.

“O objetivo deste observatório é desenvolver um conjunto de mecanismos às nossas escolas, nomeadamente aos professores, aos coordenadores de curso, às direções, para, de uma forma mais imediata, mais em tempo útil, saberem o comportamento dos estudantes, se estão a ir às aulas, se não estão a ir, os resultados que estão a obter”, afirmou Carlos Rabadão, explicando que, com esta informação disponibilizada atempadamente, se pretende tomar medidas para combater o abandono escolar.

Segundo este responsável, o Politécnico de Leiria quer, “em tempo útil e não passado uma semana, duas ou três”, que haja informação, para as pessoas intervenientes adequadas “poderem atuar (…) e, pelo menos, mitigar, minimizar o abandono escolar e potenciar o sucesso académico”.

Numa plataforma informática, os docentes colocam informação, incluindo as avaliações dos alunos, sendo que, também, é recolhida informação relativa à presença dos estudantes nas salas de aula.

Considerando que o abandono escolar “não é uma coisa grave” no Politécnico de Leiria, o responsável salientou, contudo, que qualquer aluno desta instituição ou de outra que “abandone ou que reprove com muita frequência é mau”.

“O que nós sentimos é que os estudantes que nos chegam hoje e que, de alguma forma, apanharam a fase pandémica no secundário, são alunos que parecem com menos rotinas de estudo. E, por outro lado, os nossos alunos que apanharam no 1.º ano esta fase mais pandémica, também perderam aqueles hábitos e regularidade de ir às aulas”, exemplificou.

Carlos Rabadão esclareceu que se pretende perceber esta situação.

O presidente do Politécnico adiantou que o observatório, “além de ter esta tarefa de recolha de informação e de aplicação de algoritmos” que a tratem, existe um conjunto de ferramentas para fazer com que os alunos continuem a ir às aulas.

“Vamos conseguir ter ferramentas que vão conseguir reduzir o número de estudantes que desistem e, desta forma, vamos conseguir formar mais pessoas e utilizar melhor os recursos públicos que estamos a despender quando estamos a formar um estudante”, acrescentou.

O Politécnico de Leiria tem cerca de 14.300 estudantes e mais de 1.600 profissionais (professores, investigadores e técnicos) distribuídos por cinco escolas e 15 unidades de investigação.

Segundo uma nota de imprensa, o Observatório para o Sucesso Académico do Politécnico de Leiria visa “promover o sucesso escolar e reduzir o abandono entre os estudantes” desta instituição de ensino superior, “através de uma estratégia integrada, holística e inclusiva que envolva toda a comunidade escolar”.

A apresentação começa às 14:00, nos Serviços Centrais do Politécnico, em Leiria.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
30InscritosInscrever

Últimas Notícias