O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, efetuou esta sexta-feira uma visita ao Largo da Sé e Largo de S. Pedro, cujas intervenções de requalificação ficaram recentemente concluídas, e ainda aos trabalhos em curso na encosta verde do castelo, um conjunto de investimentos integrados na estratégia de preservação e valorização do castelo, o mais importante monumento do nosso concelho.
Com este ciclo de visitas, Gonçalo Lopes pretende avaliar o desenrolar dos trabalhos, junto das equipas que se encontram no terreno.
“Estamos a dar continuidade a um conjunto de investimentos de enorme importância para a valorização do Castelo e da sua envolvente”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, realçando as grandes melhorias da acessibilidade ao castelo resultantes dos trabalhos no Largo de S. Pedro e da construção dos acessos mecânicos.
A visita teve início no Largo da Sé onde foi efetuada uma empreitada de 157 mil euros, com o objetivo de requalificar o espaço e melhorar as condições de mobilidade.
O Largo de S. Pedro, segundo ponto do percurso, recebeu um investimento de 790 mil euros, financiado por fundos comunitários, numa empreitada que teve como objetivos facilitar o acesso ao Largo e ao Castelo e criar melhores condições para a permanência no espaço.
A uniformização dos pavimentos, com valorização das zonas mais nobres, a instalação de mobiliário urbano e de nova iluminação, bem como a redefinição do acesso ao edifício onde se encontra a Polícia de Segurança Pública e a colocação de mais arborização foram os trabalhos contemplados.
A visita terminou no Parque Verde da encosta do Castelo, num investimento de 1,265 milhões de euros, uma obra em curso que contempla requalificação paisagística, incluindo o espaço verde, a Fonte do Pocinho e as edificações municipais adjacentes ao antigo Horto Municipal.