16.1 C
Caldas da Rainha
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Óbidos: Tertúlia retrospetiva assinala 35 anos da Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Óbidos assinalou no passado sábado, dia 14 de Janeiro, os 35 anos de atividade.

Para celebrar a efeméride foi feita uma retrospetiva das últimas décadas em modo tertúlia na Casa José Saramago. A apresentação esteve a cargo dos técnicos do Município, João Tormenta e Pedro Luís.

As funções desempenhadas pela Biblioteca, os trabalhos realizados para promover a leitura e divulgar livros e a promoção do desenvolvimento comunitário ao longo dos 35 anos foram alguns dos tópicos abordados.

Foi feita, ainda, uma reflexão conjunta sobre o futuro das Bibliotecas no concelho de Óbidos, “tendo em conta a mudança dos paradigmas sobre o livro e a crescente importância do digital”.

Este ano com o enquadramento do Ano Europeu das Competências, proclamado a 12 de Outubro de 2022 pela Comissão Europeia, “pretendemos reforçar a importância das bibliotecas públicas enquanto serviços de proximidade, inclusão, inovação e participação cidadã”, conta a vereadora com o pelouro da Cultura, Margarida Reis.

Competências de literacia;
Competências multilingues;
Competências matemáticas e no domínio das ciências, da tecnologia e da engenharia;
Competências digitais;
Competências pessoais, sociais, e capacidade de «aprender a aprender»;
Competências de cidadania;
Competências de empreendedorismo;
Competências de sensibilidade expressão culturais.

“Assim, as efemérides que destacamos pretendem ser um incentivo ao desenvolvimento de projetos e atividades que reflitam o envolvimento da biblioteca pública nestas temáticas, evidenciando o importante papel destes equipamentos nos territórios”, diz Margarida Reis.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
31InscritosInscrever

Últimas Notícias