19 C
Caldas da Rainha
Terça-feira, Abril 23, 2024

Óbidos entrega “Polvinhos do Afeto” a unidade hospitalar

O Município de Óbidos, em Fevereiro, comemora o Mês dos Afetos. Para assinalar a iniciativa, o grupo terapêutico “Polvinhos do Afeto” realiza várias atividades.

Neste âmbito, no passado dia 15 de Fevereiro, o grupo entregou 100 “polvinhos” à Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, que serão distribuídos a recém-nascidos (prematuros e/ou internados) da unidade. Os “polvinhos” têm como função tranquilizar os recém-nascidos, uma vez que ‘os seus tentáculos parecem ser o cordão umbilical e causam uma sensação de segurança parecida à do útero materno’.

O grupo “Polvinhos do Afeto” é um projeto que vai na 2ª edição, desenvolvido pela psicóloga do Município, Joana Duarte, surgindo em tempos de Covid, com o objetivo de combater o isolamento social e promover a saúde mental.

“As pessoas estavam a deparar-se com uma nova realidade, existindo muito medo e incerteza, o que proporcionou níveis elevados de stress [sendo prolongado é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças mentais, entre elas depressão e ansiedade]”, dizem os responsáveis do projeto.

Atualmente, o grupo já se encontra a planear a entrega de “polvinhos” em outras unidades hospitalares, nomeadamente o Hospital de São João, no Porto.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
30InscritosInscrever

Últimas Notícias