15.2 C
Caldas da Rainha
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Município da Nazaré é signatário da Missão de Adaptação às Alterações Climáticas

Ao integrar a comunidade de práticas em matéria de adaptação às alterações climáticas, passa a trabalhar em rede e partilhar informação com outras regiões e comunidades na Europa.

O Município foi selecionado pela Comissão Europeia como um dos signatários da Missão de Adaptação às Alterações Climáticas cujo objetivo é apoiar, pelo menos, 150 regiões e comunidades europeias a tornarem-se resilientes ao clima até 2030.

O grande desafio deste programa é transformar os grandes problemas das cidades em soluções eficazes e inovadoras capazes de responder à urgência climática e à crise da biodiversidade.

“Adaptar-se às mudanças climáticas significa tomar medidas para se preparar, e ajustar-se aos efeitos atuais das mudanças climáticas, bem como aos seus impactos previstos para o futuro”, explica o Gabinete do Ambiente da Câmara da Nazaré.

A Estratégia de Adaptação da UE define como cada parceiro se poderá preparar para os inevitáveis impactos climáticos e eventos climáticos extremos, contribuindo para colocar a estratégia em prática e adaptá-la à realidade de cada região e/ou comunidade.

Ao assinar a carta, os signatários passam a ter acesso aos serviços da Plataforma de Execução da Missão, que estará operacional em abril deste ano, que incluirá o acesso a conhecimentos e métodos sobre avaliações dos riscos climáticos; a exemplos de boas práticas de outras regiões e informações sobre os resultados mais recentes da investigação; ligação facilitada destes exemplos e resultados de investigação a planos locais de adaptação, roteiros ou vias de adaptação; acesso a ferramentas, exemplos e boas práticas para interagir e dialogar com os cidadãos; aconselhamento sobre possíveis fontes de financiamento público e privado destinado à adaptação.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
31InscritosInscrever

Últimas Notícias