21.3 C
Caldas da Rainha
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Maior comboio de alunos que usam bicicleta para a escola circula em Leiria

Vinte cinco por cento dos alunos do Centro Escolar de Parceiros vai de bicicleta uma vez por semana para a escola, o que faz de Leiria o maior comboio do projeto CicloExpresso.

O Centro Escolar de Parceiros tem 60 crianças inscritas no programa nacional CicloExpresso, ao qual aderiram cinco escolas de Leiria.

“A escola [Parceiros] tem 240 alunos, o que significa que 25% desta população está sensibilizada, o que é uma coisa extraordinária. Até ao nível do impacto social e de projeção da mudança é muito interessante pensar como é que um projeto destes pode servir de facto a comunidade”, afirmou à agência Lusa o coordenador em Leiria do CicloExpresso.

Habitualmente, aderem ao projeto 10% do total de alunos das escolas, adiantou Francisco Lontro, ao revelar que o Centro Escolar de Parceiros é “o maior comboio a nível nacional”.

Todas as quintas-feiras, o comboio parte da Urbanização de Santa Clara rumo ao Centro Escolar de Parceiros, numa viagem conduzida por um maquinista principal, que lidera o grupo, e os seus auxiliares, que garantem a segurança das crianças ao longo do percurso de quase quatro quilómetros.

Pelas 08:00 entram os primeiros passageiros, que vão parando em alguns apeadeiros, para a entrada de novos utentes. No dia em que a Lusa acompanhou os alunos, participaram 53 crianças, que chegaram à escola cheios de energia e animação, apesar do esforço da pedalada, sobretudo, em algumas subidas.

Francisco, 8 anos, correu para as aulas assim que chegou à escola. O pai, Vasco Roldão, que também participou na viagem, desta vez, com a filha mais nova, sentada na cadeirinha atrás da bicicleta, e a mulher, revelou que “das primeiras vezes que o Francisco ‘apanhava’ o CicloExpresso nem dormia bem à noite, tal era a ansiedade de vir”.

Para este pai, além das crianças adorarem, a iniciativa tem a vantagem de promover a prática desportiva e o espírito de grupo.

No concelho de Leiria aderiram a esta iniciativa as Escolas Básicas (EB) 1 Branca, Amarela, Caranguejeira, Centro Escolar de Parceiros e a EB 2,3 Dr. Correia Alexandre, que reúnem mais de 100 inscritos.

Desenvolvido pela cooperativa Bicicultura, o Município de Leiria associou-se ao CicloExpresso, um projeto que nasceu em Lisboa e que permite que as crianças possam ir para a escola de bicicleta, acompanhadas por adultos.

“É fixe”. É assim que Guilherme Matos, aluno do 1.º ano, classifica o ‘comboio’, mesmo admitindo que por vezes não é fácil quando tem de pedalar nas subidas. O entusiasmo em participar é tanto que Magda Matos sublinha que o filho ia faltar à escola, para uma consulta médica, “mas quis vir na mesma”.

“Não decidimos Parceiros porque sim. Houve uma análise do território e tentámos perceber qual é a dispersão e a densidade populacional. Os critérios mais técnicos aqui preenchiam-se todos, mas pensava-se que seria difícil implementar aqui o projeto. No entanto, há aqui uma particularidade: o caos em termos de trânsito. Se calhar, isso foi o gatilho, especialmente para as pessoas de Santa Clara”, explicou Francisco Lontro.

O vereador da Mobilidade na Câmara de Leiria, Luís Lopes, adiantou que o CicloExpresso faz sentido.

“A sustentabilidade está diretamente associada. O não consumo de combustíveis fósseis é absolutamente crucial, mas também temos de associar a dimensão da saúde, do bem-estar e do desporto. As pessoas reduzem o seu sedentarismo”, destacou.

Luís Lopes referiu que este projeto é a prova de que é possível ir para a escola de bicicleta em Leiria, mesmo não existindo ciclovias em todos os percursos.

“Temos condições para implementar este projeto em qualquer área do concelho, seja ela urbana ou rural”, como comprova a participação de centenas de crianças no CicloExpresso, “com zero número de acidentes”, o que mostra que a “circulação, mesmo quando são vias partilhadas, é perfeitamente possível” e que a bicicleta pode ser um “meio de transporte alternativo ou até principal”.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
32InscritosInscrever

Últimas Notícias