13.4 C
Caldas da Rainha
Segunda-feira, Maio 20, 2024

Leiria renova floresta da encosta do castelo com cerca de 600 árvores e arbustos

A mancha verde do parque da encosta do Castelo de Leiria vai receber quase seis centenas de novas árvores e arbustos no âmbito da requalificação daquela zona da cidade, anunciou hoje o município.

Meia centena de freixos, 30 salgueiros, 200 pilriteiros e três centenas de aroeiras, marmeleiros e abrunheiros-bravos vão ser plantados em substituição de 25 árvores identificadas naquela zona natural, “sendo a grande maioria considerada espécie invasora, como é o caso das acácias e ailantos”, esclareceu a autarquia em comunicado.

A vegetação a retirar é constituída por exemplares que “danificam as ruínas e as construções arqueológicas da zona”, além de competiram com a flora autóctone, sendo “necessário retirar este arvoredo de rápida propagação.

A plantação das quase 600 árvores e arbustos terá início esta semana e visa “a proteção do ambiente natural junto ao castelo”, área considerada pelo município de Leiria “de elevada preponderância, dada a sua localização em cenário citadino e o seu valor patrimonial e histórico”.

Atualmente decorre, desde setembro, a obra de requalificação do parque da encosta do Castelo de Leiria, uma intervenção orçada em 1,3 milhões de euros, com prazo de execução de 300 dias.

Segundo informação da Câmara de Leiria, a empreitada prevê a criação de pequenos percursos e de zonas de estadia e de circulação, bem como a adequação da área natural a estadia, passeio e atividade física, de forma a “contribuir para uma maior consciencialização ambiental, através da instalação de pontos de informação por sinalética ou monitores”.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
31InscritosInscrever

Últimas Notícias