O Orçamento Participativo (OP) 2024/2025 contou com a apresentação de um total de 43 propostas, mais 14 do que na edição do ano passado, sendo o valor mais alto desde 2016.
As propostas, cuja execução se dispersa um pouco por todo o concelho, com destaque para a União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, com 13 candidaturas, distribuem-se da seguinte forma pelas três áreas temáticas: 11 na Verde ou Imaterial, cinco na Jovem e 27 na Material.
Esta lista de ideias foi já analisada num primeiro momento, com vista à verificação de eventuais submissões repetidas, e será agora analisada pelos serviços municipais quanto ao cumprimento dos critérios até 27 de setembro, data até à qual será divulgada a lista provisória.
As propostas apresentadas podem ser consultadas no site do OP (op.cm-leiria.pt).
A edição deste ano disponibiliza 900 mil euros para a concretização das ideias mais votadas, tendo cada área temática uma dotação atribuída, com base no valor total disponível para este ano: Verde ou Imaterial – 50 por cento (450 mil euros), Jovem – 25 por cento (225 mil euros) e Material – 25 por cento (225 mil euros).
O Orçamento Participativo tem como objetivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população.
Pretende-se contribuir ainda para uma sociedade civil dinâmica e coesa e também aumentar a transparência da atividade autárquica.