A Fundação José Saramago realiza, no sábado, uma visita à Reserva Natural do Paul do Boquilobo, convidando a percorrer os trilhos e observar a fauna e flora, num lugar que “transporta à infância” do escritor.
Citando a referência feita por Saramago ao Paul do Boquilobo em “As Pequenas Memórias” – “[…] um lago, um pântano, uma alverca que o criador das paisagens se tinha esquecido de levar para o paraíso” -, a fundação recorda que esta foi a primeira área natural em Portugal a receber a classificação de Reserva da Biosfera.
A Reserva Natural do Paul do Boquilobo, situada nos concelhos de Torres Novas e da Golegã (Santarém), possui “uma grande diversidade de fauna e flora características de zonas húmidas, com identificação de 288 espécies de animais e 317 de plantas, com destaque para as aves, que por terem na área da reserva seus locais de invernada, nidificação ou acasalamento foram o principal motivo para a criação desta área protegida”, refere o texto Reservas da Biosfera, citado na nota.
De inscrição obrigatória, o passeio, gratuito, tem uma duração prevista de três horas, estando o encontro marcado para as 09:30 no Centro de Interpretação da Reserva Natural do Paul do Boquilobo.