21.3 C
Caldas da Rainha
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Estacionamento e transportes públicos vão ser mais digitais

O Município de Leiria prepara-se para adquirir um sistema de informação, que tem como objetivo facilitar a informação, o acesso e a utilização dos parques de estacionamento e dos transportes públicos da cidade.

Designado de Leiria Smart City e com um investimento de 744.025 euros, pretende facilitar e flexibilizar o acesso à rede de transportes e promover o uso quotidiano dos modos suaves de mobilidade, com vista à redução dos impactos ambientais da circulação rodoviária.

O sistema de informação inclui uma plataforma de gestão integrada, que irá reunir e centralizar os dados das várias redes de mobilidade existentes no concelho e disponibilizá-los a partir de um site e de uma aplicação móvel, bem como a instalação de painéis informativos sobre os transportes públicos e sobre a capacidade de disponibilidade dos parques de estacionamento.

Quanto aos transportes públicos, encontra-se prevista a instalação de painéis de informação em tempo real em paragens de autocarro, nos quais os utentes poderão consultar tempos estimados de chegada, alterações de tarifas, novos horários ou linhas, avisos de obras, entre outros.

Já em relação ao estacionamento, o objetivo é facilitar e reduzir a circulação rodoviária na malha urbana, dando a possibilidade aos condutores de, à entrada da cidade, poderem decidir o seu itinerário com base na informação prestada pelos 8 painéis a instalar em vários pontos, onde constará o nome dos parques de estacionamento e os lugares disponíveis em cada um.

Como experiência piloto, este sistema já se encontra a ser implementado na Avenida Nossa Senhora de Fátima e na Avenida General Humberto Delgado desde a semana passada, através do qual os condutores que acederem a estas duas ruas podem conhecer o número de lugares de estacionamento disponíveis em tempo real.

Para o Município, este sistema de informação e os equipamentos digitais, cuja abertura de concurso para aquisição foi aprovada esta terça-feira em reunião de Câmara, irão contribuir para mitigar alguns dos principais problemas de mobilidade na cidade de Leiria e para a redução das consequências ambientais da circulação excessiva de automóveis no meio urbano.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
32InscritosInscrever

Últimas Notícias