19 C
Caldas da Rainha
Terça-feira, Abril 23, 2024

Entidades públicas e privadas criam espaço de inclusão em toda a região Oeste Costeira

Foi celebrado, na passada sexta-feira, 6 de Janeiro, em Óbidos, o protocolo de parceria para a implementação e monitorização do instrumento de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Costeiro na Região Oeste, com a constituição do Grupo de Ação Local (GAL) Oeste Costeiro. Tratou-se de uma reunião dos parceiros que integram este grupo, cuja entidade gestora é a ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche. São parceiros instituições públicas, privadas, bem como organizações do terceiro setor, num total de 38 entidades.

De acordo com o texto do protocolo, as entidades signatárias “acordam colaborar na implementação do Grupo de Ação Local Costeiro do Oeste e da sua Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, comprometendo-se a implementar as ações que delas dependem diretamente e colaborar com empenho na implementação das ações que dependem da sua participação como parceiros”.

Joaquim Pequicho, presidente da ADEPE, afirmou que “este é um caminho de diálogo”, onde “a vontade conjunta dos parceiros é criar um espaço de inclusão em toda a região Oeste Costeira”, reforçando a importância do trabalho conjunto na criação da estratégia para a zona costeira, integrada na OesteCIM. “É com esta expectativa que apresentamos estas ideias para que sejamos um contributo líquido para o desenvolvimento destas terras, do empreendedorismo, criando uma literacia oceânica”, referiu o responsável. Joaquim Pequicho diz ainda que há outras dimensões que não estão só ligadas à pesca, “mas não as vamos secundarizar, pelo contrário, vamos equilibrar todas as dinâmicas”.

José Pereira, vereador em representação do presidente de Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, agradeceu a presença de todos os parceiros e afirmou que “é no trabalho conjunto pelo desenvolvimento local que se faz um real proveito dos fundos comunitários”.

O GAL Pescas Oeste, que está em fase de encerramento, com a conclusão de projetos financiados no âmbito do Programa Operacional Mar 2020, é responsável pela implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local no território que abrange a área litoral dos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, visando o desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das populações.

Recentemente, os municípios da Lourinhã e de Torres Vedras decidiram aderir, passando a integrar o futuro Grupo de Ação Costeira Oeste, que virá substituir o GAL Pesca Oeste.

Neste encontro, em Óbidos, foi igualmente aprovado por unanimidade o futuro Órgão de Gestão da Estratégia de Desenvolvimento Local, que será composto pela ADEPE (entidade gestora), pela Agência EcoCoast e pela Leader Oeste.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
30InscritosInscrever

Últimas Notícias