13.4 C
Caldas da Rainha
Segunda-feira, Maio 20, 2024

Empresa Águas do Centro Litoral investe 950 mil euros em ETAR no concelho de Leiria

A empresa Águas do Centro Litoral (AdCL) vai investir 950 mil euros na estação de tratamento de águas residuais (ETAR) do Coimbrão, no concelho de Leiria, para dar maior resiliência ao processo de tratamento nesta infraestrutura.

“A empreitada em apreço irá ocorrer na fase sólida da ETAR do Coimbrão e visa a criação/adaptação dos órgãos de tratamento e a instalação de equipamentos adicionais, para conferir maior resiliência ao processo de tratamento”, adiantou a AdCL à agência Lusa.

A empresa explicou que “o processo de tratamento numa ETAR é composto pela fase líquida”, que inclui o pré-tratamento e os tratamentos primário, secundário e terciário.

Já a fase sólida contempla o espessamento, digestão e desidratação de lamas que, “após processadas, são encaminhadas para um operador de gestão de resíduos”.

Quanto à fase gasosa, é aquela onde, “via processo de digestão de lamas, ocorre a produção de biogás, utilizado nas unidades de cogeração para produção de energia térmica e elétrica”.

A AdCL salientou que, “ao longo dos últimos anos, tem-se verificado um aumento da produção de lamas no processo de tratamento da ETAR, bem como um aumento do volume de efluentes de suinicultura entregues diretamente na ETAR, criando uma pressão adicional no espessamento gravítico e na digestão, com consequências negativas no processo de tratamento da linha líquida”.

“Com a empreitada pretende-se criar uma maior capacidade de equalização dos caudais de lamas (lamas ETAR e efluentes suinícolas) e aumentar o desempenho do espessamento, pela via mecânica, por forma a regularizar e otimizar os caudais afluentes à digestão anaeróbia”, referiu.

O anúncio da empreitada de conceção-construção da remodelação da fase sólida da ETAR do Coimbrão foi publicado na quarta-feira, em Diário da República, com preço base de 950 mil euros e prazo de execução de 280 dias.

A AdCL realçou que “tem vindo a fazer sistemáticos investimentos para aumentar a resiliência das operações na ETAR do Coimbrão”, notando que em 2022 “foram efetuadas diversas intervenções de melhoria das condições de funcionamento desta instalação”, nas fases líquida, sólida e gasosa.

“A título de exemplo salienta-se a obra em curso que consiste na remodelação da obra de entrada (pré-tratamento) e do parque de lamas (fase sólida), que ascende a um investimento no valor de dois milhões de euros”, adiantou.

Por outro lado, a empresa destacou “os investimentos verdes para a ETAR, que contemplam a produção de energia elétrica, nomeadamente solar e hídrica, a promoção da eficiência energética e, no futuro, a criação de uma unidade de compostagem para gestão de todas as lamas geradas no sistema do Lis”.

A Águas do Centro Litoral tem a concessão, por um período de 30 anos, até 2045, da exploração e da gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal.

Esta é uma sociedade constituída em 2015 e participada pela Águas de Portugal, SGPS, SA e por 29 municípios distribuídos pelos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Porto e Santarém.

Artigos Relacionados

Redes Socias

5,247FãsCurtir
2,571SeguidoresSeguir
31InscritosInscrever

Últimas Notícias