12.5 C
Caldas da Rainha
Sexta-feira, Outubro 17, 2025

Cristo Rei no Porto

O ano litúrgico católico termina hoje com a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.

Todos conhecem o monumento a Cristo Rei erigido em Almada cumprindo a promessa feita pelos bispos portugueses para agradecer o facto de Portugal ter sido poupado à Segunda Guerra Mundial.

No Grande Porto, contudo, existe um estátua de Cristo Rei na freguesia de Penamaior, em Paços de Ferreira, junto da capela de Nossa Senhora do Pilar e do radar da base da Força Aérea, no ponto mais alto da serra da Agrela e monte Córdova bem perto da nascente do rio Leça.

A imagem do Cristo Rei, da autoria do escultor Henrique Moreira foi erigida em 1940 com consagração do concelho de Paços de Ferreira a Jesus Sacramento. Abençoa todo o vale do Leça e região do Porto, pois está no ponto mais alta da região.

Na Invicta Cidade do Porto, existe, também, desde os anos 50 do século XX, uma igreja dedicada a Cristo Rei, próxima da avenida Marechal Gomes da Costa e de Serralves, anexa ao convento dos Padres Dominicanos. Em 1979 foi criada a paróquia experimental, que o atual bispo do Porto, Dom Manuel Linda elevou a paróquia definitiva.

Outrora, contaram-me os antigos, esta solenidade era grandiosa, nos tempos áureos da Ação Católica Portuguesa, quando os seus militantes faziam as suas promessas e renovação de votos. Eram os tempos da JAC, juventude agrária católica; JEC, juventude estudantil católica; JIC, juventude independente católica; JOC, juventude operária católica e a JUC, juventude universitária católica. Além dos Ramos juvenis havia a Liga dos adultos: LAC, LEC, LIC, LOC e LUC.

Sérgio Carvalho

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Optimized by Optimole