A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vão realizar ações de sensibilização nos carnavais de Torres Vedras e de Ovar para alertar os jovens para os efeitos nocivos do consumo de álcool.
Nos dois locais, a Cruz Vermelha Portuguesa disponibiliza 303 operacionais, entre equipas de coordenação, socorro de proximidade, posto de socorros e posto médico avançado.
Em Ovar, no distrito de Aveiro, cujas festas começaram já a 20 de janeiro e se prolongam até 13 de fevereiro, são 135 operacionais, enquanto em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, cujos festejos decorrem de 09 a 14 de fevereiro, são 168.
Segundo a Cruz Vermelha, as intoxicações, nomeadamente por consumo de bebidas alcoólicas, representaram perto de 70% das ocorrências atendidas pelas equipas de emergência em Ovar e Torres Vedras em 2023.
De acordo com dados da ANSR, em 2022, dois em cada cinco condutores mortos em acidentes de viação apresentavam uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 gramas/litro e três em cada quatro destes condutores tinham uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l.