As obras da Casa do Benfica 2.0 em Santarém que devem estar concluídas na primeira quinzena de setembro, foram apresentadas numa cerimónia esta terça-feira, 13 de junho, pelas 18 horas no Jardim da Liberdade. Este projeto pioneiro resulta de uma parceria entre o Sport Lisboa e Benfica e o Município de Santarém, num investimento de 1,8 milhões de euros, que vai criar 30 posto de trabalho e promete dar uma nova vida ao equipamento Municipal do restaurante e cafetarias que se encontravam devoluto.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Domingos Almeida Lima, Vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica (SLB), Luís Santos, Presidente da Casa do Benfica de Santarém, João Teixeira Leite, Vice-presidente da CMS, Diogo Gomes, Nuno Russo e Pedro Frazão, Vereadores da CMS, bem como de muitos benfiquistas que se associaram a este grande momento, onde foram apresentadas as valências da futura Casa do Benfica 2.0, um modelo que vai ser replicado em Portugal e nas casas do Benfica em todo o mundo.
Ricardo Gonçalves afirmou estar muito satisfeito pela realização do “projeto que é importante para Santarém e é isso que nos move. Este projeto, desde a sua apresentação, foi visto como algo muito importante e que iria ser marcante para o nosso concelho. Foi determinante o empenho de todos tanto do lado do Município de Santarém como o Sport Lisboa e Benfica que também quis muito que este projeto acontecesse em Santarém”, referiu.
Ricardo Gonçalves deixou uma mensagem para “aqueles que podem ter alguma mágoa do projeto estar a ser feito. Têm que pensar que mais importante é Santarém”. Para concluir, lembrou a coincidência da cerimónia se realizar no dia de Santo António, o santo casamenteiro, para afirmar: “acho que vai ser um casamento para toda a vida, entre o Benfica e Santarém. Não tenho dúvidas que a marca Santarém vai ser valorizada, cada vez que se falar na Casa do Benfica 2.0, toda a gente, de norte a sul do País, saberá onde é”, reiterou.
Domingos Almeida Lima recordou que “o projeto foi iniciado já há cinco anos, tendo as obras sido iniciadas finalmente esta semana”. O dirigente benfiquista assegurou que “Santarém vai ser a primeira cidade do mundo a ter uma Casa do Benfica da nova geração”, fazendo votos para que a candidatura de Santarém para a construção do novo Aeroporto seja bem-sucedida. “Este novo modelo pretende dotar as Casas do Benfica 2.0 duma gestão profissional nas principais áreas de intervenção, de forma que, não só o Associativismo tenha a necessária sustentabilidade, como as atividades desportivas, sociais, culturais sejam realizadas de forma interrupta para garantir uma frequência regular num projeto que se quer de excelência e ao serviço da população local”, acrescentou.
A Casa do Benfica 2.0 vai garantir 400 m2 de área desportiva, académica e social, com especial foco nas crianças, com atividades diárias, e para maiores de 65. Vai contar com espaços de restauração, num conceito inovador do parceiro “Gourmet World Food”, Barbearia à Benfica e a Store Benfica, com todos os serviços e produtos do Sport Lisboa e Benfica, incluindo Jogos Santa Casa, tal como um espaço de trabalho da Casa do Benfica, onde os sócios vão podem adquirir os ingressos para os jogos do Clube e usufruírem de vantagens exclusivas. Depois da inauguração deste projeto-piloto em Santarém, o SLB vai avançar com o novo modelo de Casas do Benfica 2.0 em Vila Real, Portalegre, Loures e Beja. Também Covilhã e Torres Vedras seguirão modelos idênticos, ainda que numa versão mais compacta nos serviços a prestar
De referir que, o espaço Benfica Ativo é o projeto âncora das Casas do Benfica 2.0 que contempla várias áreas: Desportiva, Académica, Social e Cultural. “Pensado para pessoas de todas as idades, irá Santarém terá um calendário e um conjunto de ofertas capaz de dotar o centro da cidade de vida nos sete dias por semana em horários alargados. Formação, workshops, envelhecimento ativo, música, atividades de tempos libres, campos de férias, apoio escolar, e atividades desportivas como o basket 3X3, futebol 3X3, paddle, yoga, são algumas das propostas do espaço Benfica Ativo, que será gerido pela empresa Tempos Brilhantes.
O Sport Lisboa e Benfica é responsável pela gestão e funcionamento da Store Benfica numa parceria com a Casa Campião. Os parceiros do projeto: Gourmet World Food, Tempos Brilhantes e Barbearia Benfica vão ser responsáveis pelos postos de trabalho recrutados obrigatoriamente na localidade/região.
“Mística – a Cervejaria Benfiquista” propõe uma conceção inovadora, um espaço de restaurante, a gerir pela Gourmet World Food. “um conceito de família e convívio onde as crianças serão o foco de toda a atenção, com particular pendor em termos de saúde e equilíbrio qualidade nutricional”.