Município de Leiria presta homenagem a Rui Patrício

No topo Sul do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, uma baliza recebeu recentemente um nome que ficará para sempre na memória de Leiria: Rui Patrício. O Município prestou assim homenagem a um dos filhos da terra mais bem-sucedidos, cuja carreira no futebol nacional e internacional não encontra paralelo.

Natural de Matoeira, freguesia de Regueira de Pontes, começou a jogar nas equipas do Leiria e do Marrazes. Mais tarde, consolidou-se no Sporting, e seguiu carreira internacional no Wolverhampton, AS Roma, Atalanta e Al Ain. Com 37 anos, pendurou as luvas após 19 temporadas como profissional, acumulando 108 internacionalizações, tendo sido campeão europeu em 2016 e vencedor da Liga das Nações em 2019.

Na cidade, uma estátua já celebra a defesa decisiva que contribuiu de forma determinante para o título europeu de há uma década, eternizando o momento que uniu o país e colocou Leiria no mapa do futebol internacional.

Emocionado, admitiu o “grande motivo de orgulho”. “É incrível ser reconhecido pela minha carreira na minha cidade”, disse, acompanhado pelo presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes, que destacou a dimensão do gesto. “Os territórios vivem dos seus heróis, e ele é um verdadeiro herói de Leiria.”

Para Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, o legado vai muito além das defesas: “Mais do que as defesas, importa a forma como sempre defendeu a sua baliza: com elegância e valores que inspiram. Agora, como Embaixador da Liga Portugal, vai motivar novas gerações de guarda-redes, meninas e meninos que sonham com esta posição.”

O batismo da baliza simboliza mais do que o reconhecimento de uma carreira brilhante: é um tributo à perseverança, à ligação à cidade e à inspiração que representa. É um legado que continuará a guiar os jovens guarda-redes de Leiria por muitas décadas.

Artigos Relacionados

Redes Socias

723FãsCurtir
443SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Optimized by Optimole