Um homem com 38 anos foi detido por se fazer passar por polícia de trânsito, extorquindo dinheiro a condutores nos concelhos de Sintra e Oeiras, sob o falso pretexto de que teriam cometido infrações, anunciou hoje a PSP.
“O suspeito, utilizando a sua viatura, dava ordem de paragem aos condutores, através de sinais sonoros e luzes de cor azul que colocava no vidro da frente, sendo que, após a imobilização destes, abordava-os munido de crachá com as palavras ‘Special Police’ e com uma arma em coldre à cintura, indicando-lhes que teriam cometido infrações rodoviárias e solicitando-lhes o pagamento imediato ou acompanhando-os a caixas multibanco”, explicou a PSP, em comunicado.
Segundo a PSP, o homem, detido em 31 de janeiro, não tem antecedentes por crimes semelhantes, mas terá interpelado pelo menos dez viaturas, entre 27 de novembro e 25 de janeiro, sob o falso pretexto de que os condutores teriam praticado infrações rodoviárias, sendo suspeito de pelo menos dez crimes de usurpação de funções, de tentativa de extorsão e de nove crimes de burla tentada e/ou consumada.
Após emissão de mandados de busca, o suspeito foi detido na via pública pela autoridade policial, que também apreenderam dois crachás com as palavras ‘Special Police’, uma arma de alarme (calibre 9mm) com carregador, 17 munições de salva (calibre 09 milímetros), um coldre, duas armas brancas (um punhal e uma catana), um telemóvel. um ‘strobe’ (estroboscópio) luminoso, um bloco de notas e uma viatura alegadamente utilizados nos crimes.