O primeiro-ministro, António Costa, destacou esta quarta-feira em Leiria o ritmo de construção dos centros de saúde no concelho, no âmbito de uma visita efetuada a estes equipamentos cuja concretização está a ser financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A afirmação foi efetuada após uma visita às Unidades de Saúde em Amor e nos Parceiros, que se encontram em construção, na qual o governante destacou que o PRR vai financiar a construção de 100 novos centros de saúde e a requalificação de mais 326.
“Quero felicitar o Sr. Presidente da Câmara de Leiria pelo bom exemplo que está a dar de boa execução das verbas do PRR”, disse António Costa, que deixou ainda uma palavra de “alento a todos aqueles que trabalham no setor da construção”.
“Vivemos tempos particularmente desafiantes, com equipamentos, componentes e materiais de construção que estão a ser difíceis de chegar ao mercado ou com preços mais elevados, o que torna a execução do PRR mais exigente”, acrescentou.
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a importância deste investimento que marca uma nova geração de centros de saúde para apoio à população, realçando a construção de três unidades de saúde, que representam um investimento total de 3.995.222,31 euros, com um financiamento do PRR de 3.715.322,63 euros, estando a conclusão prevista no primeiro semestre deste ano.
“Este é um investimento que se enquadra na perfeição nas prioridades do PRR”, disse Gonçalo Lopes, destacando o bom ritmo de concretização das três obras, que vão servir 15.400 utentes nas freguesias de Bidoeira de Acima, Amor, Baroa e Parceiros e Azoia.
Além das obras visitadas está também em construção uma unidade em Bidoeira de Cima que não possível incluir no périplo por razões de agenda.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, destacou a importância dos cuidados de saúde primários, realçando o facto de combinarem qualidade com proximidade, realçando que está em curso um grande esforço de recrutamento de novos médicos de família.