O Orçamento Participativo (OP) do município de Azambuja, no distrito de Lisboa, vai disponibilizar este ano uma verba de 120 mil euros, podendo ser concretizadas propostas até ao montante máximo de 15 mil euros, divulgou hoje a autarquia.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Azambuja, presidida pelo socialista Silvino Lúcio, explica que poderão ser apresentadas propostas nas áreas da educação e juventude, cultura e património, turismo e promoção económica, desporto, saúde e ação social, espaços públicos, infraestruturas viárias, acessibilidade e mobilidade, proteção ambiental, energia e sustentabilidade, reabilitação e requalificação urbana e segurança e proteção civil.
“Para esta edição de 2023 volta a estar contemplada uma verba global de 120 mil euros, destinada a financiar as propostas que vieram a ser mais votadas, num montante máximo de 15 mil euros a cada projeto”, pode ler-se na nota.
A autarquia refere que a primeira fase do OP irá decorrer entre os dias 03 de abril e 05 de maio, durante a qual todos os interessados poderão apresentar as suas propostas, através da plataforma op.com-azambuja.pt, na qual poderá também ser consultada toda a informação relativa aos objetivos e funcionamento deste programa.
Nas fases seguintes do processo terão lugar a análise técnica e a validação das propostas que “reúnam todos os requisitos”.
Posteriormente, de 03 de outubro a 06 de novembro, será feita a votação pública das propostas aprovadas.
A divulgação das vencedoras, a incorporar no orçamento municipal do próximo ano, decorrerá em 07 de novembro deste ano.