Duas pinturas de Francesco Zuccarelli e uma de Jean-Baptiste Pillement vão ficar em exposição no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), no distrito de Leiria, a partir de sexta-feira, no âmbito de um acordo com o Novo Banco, anunciou o município.
As três obras do século XVIII retratam “paisagens bucólicas, de grande qualidade estética”, realçou a Câmara da Batalha, em comunicado, relevando ainda “a mestria dos seus autores, bem patentes em elementos como a fauna e a flora”.
As obras da coleção do Novo Banco ficam em depósito no museu no âmbito de um acordo entre a instituição financeira e o município, integradas no projeto “novobanco Cultura”, que proporcionou até ao momento a cedência de 97 obras a 38 museus de todo o país.
O MCCB é o quarto museu do distrito de Leiria a receber cedências do “novobanco Cultura”, depois do Museu José Malhoa (MJM), em Caldas da Rainha, do Museu Municipal de Óbidos (MMO), do Museu de Leiria e do Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos (MCAFV).
Com a cedência agora anunciada dos quadros de Francesco Zuccarelli (1702-1788) e de Jean-Baptiste Pillement (1728-1808) à Batalha, sobe para sete o número de pinturas da coleção Novo Banco que integram os circuitos expositivos dos museus do distrito de Leiria.
“Cuidados de amor”, de José Malhoa, está no MCAFV, e “Festa na aldeia”, de David Teniers, o Jovem, encontra-se exposto no Museu de Leiria. “Natureza morta com cesto de folares, flores e pano bordado”, de Josefa d’Óbidos, pode ser apreciado no MMO, enquanto “Um coleccionador” (1888) e “Ao cair da tarde” (1881), de José Malhoa, estão no MJM.
O acordo de cedência do Novo Banco ao MCCB é assinado na sexta-feira, às 12:30, no museu, com presença da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.