“Uma das minhas missões, enquanto presidente da Câmara Municipal, é fazer de Óbidos um território onde impera a Felicidade.” Foi desta forma que Filipe Daniel falou de um dos seus grandes objetivos para o concelho, na abertura do I Simpósio do Município de Óbidos: ‘A Saúde Mental que futuro?’. Um encontro que se realizou no passado dia 4 de Março e que encheu por completo o Auditório Municipal da Casa da Música, em Óbidos.
O autarca, que fez parte da mesa de honra deste Simpósio, afirmou que a sociedade “tem que se reinventar e tem que se reunir para lidar com este problema” da Saúde Mental, mas, para tal, tem que “o conhecer e que o diagnosticar”. No que diz respeito a Óbidos, Filipe Daniel destacou o trabalho que está a ser feito do ponto de vista político, nomeadamente com o programa Óbidos +Ativo, “com todas as atividades a ele associadas, envolvendo grande parte da população”.
Também Margarida Reis, vereadora com os pelouros da Saúde e Bem-Estar, destacou o programa Óbidos +Ativo como um instrumento que ajuda a população obidense a ter uma melhor saúde mental. “Temos psicólogos nas escolas, temos uma psicóloga que dá consultas gratuitas para os munícipes e para as famílias, inaugurámos há dias mais uma valência do Espaço F(elicidade), com a sala Incluir pela Arte, e temos trabalhado os afetos com a nossa população”, disse a autarca. “Não há saúde sem haver saúde mental”, rematou.
Sérgio Viana, da Ordem dos Psicólogos, elogiou a organização deste Simpósio. “Óbidos tem particularidades que admiro e, ao mesmo tempo, tem políticas de prevenção de saúde e de saúde mental”, disse, acrescentando que, “em Portugal, pensamos muito pouco na prevenção”. O psicólogo destacou a importância dos cuidados de saúde primários, uma vez que “é nessa área que podemos perceber, através da referenciação, situações mais graves”.
Por seu lado, João Gomes, administrador do ACES Oeste Norte, garantiu que, neste momento, “a Saúde Mental é um tema quente” devido, por exemplo, à covid-19, às crises financeiras e à guerra. “Quando olhamos para os números da doença mental, só podemos pensar em trabalhar em conjunto”, disse o responsável, garantindo que há “novos desenhares societários que temos de trabalhar”.
Organizado pelo serviço de Psicologia do Município de Óbidos, este evento procurou proporcionar a oportunidade de assistir a palestras e workshops dinamizados por oradores, no âmbito de áreas como a psicologia clínica e da saúde, psiquiatria, pediatria do desenvolvimento, entre outros.
Destinou-se ao público em geral, estudantes e profissionais da área da psicologia e do ensino, assim como de outras áreas sociais, humanas e da saúde, em geral. Para professores, esta foi uma ação acreditada pelo CFAE Oeste.